Vila Gomes Cardim

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Vila Gomes Cardim
Bairro de São Paulo Bandeira da cidade de São Paulo.svg
Tatuapé ¹.JPG
Edifício da Universidade São Marcos no centro da imagem.
Fundação 1879 (140 anos)
Estilo arquitetônico predominante High-tech
Imigração predominante  Itália
Distrito Tatuapé
Subprefeitura Mooca
Região Administrativa Leste

Vila Gomes Cardim é um bairro nobre paulistano pertencente ao distrito do Tatuapé, localizado na zona leste da cidade de São Paulo.[1]

História[editar | editar código-fonte]

Constitui uma área antes ocupada por fazendas de imigrantes italianos, onde se praticava a viticultura.

A urbanização e verticalização da área se deu durante as décadas de 1970 e 1980, quando a área foi ocupada por estabelecimentos comerciais e residências de classe média. Mas foi na década de 1990 em que houve a consolidação e especulação imobiliária, com a construção de empreendimentos de alto padrão, tanto para uso comercial quanto para uso residencial.

Atualidade[editar | editar código-fonte]

Atualmente, o bairro exerce a função de uma centralidade regional, tendo uma grande concentração de estabelecimentos de lazer, notadamente bares e restaurantes, além de um número razoável de agências bancárias e estabelecimentos comerciais de médio padrão - alguns, dedicados ao comércio de luxo. No final da década de 1990 foi instalado um hotel da cadeia Sol Meliá e também um campus da Universidade São Marcos, ocupando parte da área de um shopping. Constitui a região informalmente conhecida como Altos do Tatuapé, junto com os bairros Vila Santo Estêvão e Chácara Paraíso.

Localização[editar | editar código-fonte]

Pelos limites reconhecidos pela prefeitura, o bairro faz parte do distrito do Tatuapé, é administrado pela Subprefeitura da Mooca e ocupa a área interna formada pelas ruas: Rua Tuiuti, Rua Serra de Bragança, Rua Apucarana, Rua Emília Marengo, Rua Serra do Japi, Rua Itapeti e Rua Demétrio Ribeiro. Limita-se com a Vila Santo Estêvão, Jardim Anália Franco e Cidade Mãe do Céu.

Referências

  1. Portal.prefeitura.sp.gov.br https://web.archive.org/web/20100525124952/http://portal.prefeitura.sp.gov.br/subprefeituras/spmo/organizacao/0007. Arquivado do original em 25 de maio de 2010  Em falta ou vazio |título= (ajuda)
Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia de São Paulo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.