William Dampier

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
William Dampier
Nascimento 5 Setembro 1651
East Coker, Somerset, Inglaterra
Morte Março de 1715 (64 anos)
Londres, Inglaterra
Cidadania Reino da Grã-Bretanha
Alma mater
  • King's School
Ocupação explorador, pirata, botânico, navegador, corsário

William Dampier (batizado em 5 de setembro de 1651; morreu em março de 1715) foi um explorador inglês e navegador, que se tornou o primeiro inglês a explorar partes do que é hoje a Austrália e a primeira pessoa a circum-navegar o mundo três vezes. Dampier também tem sido descrito como o primeiro historiador natural da Austrália, bem como um dos mais importantes exploradores britânicos do período entre Walter Raleigh e James Cook.

Depois de impressionar a Marinha Real Britânica com seu livro ' The New Voyage Around the World ', foi-lhe dado o comando de um navio da Marinha e fez importantes descobertas na Austrália Ocidental. Em uma viagem mais tarde ele resgatou Alexander Selkirk, um antigo companheiro que pode ter inspirado Daniel Defoe ' Robinson Crusoe '. Outros influenciados por Dampier incluem James Cook, Horatio Nelson, Charles Darwin e Alfred Russel Wallace.

Primeiros anos de vida[editar | editar código-fonte]

William Dampier nasceu em Hymerford House em East Coker, Somerset, em 1651. Ele foi batizado em 5 de setembro, mas sua data de nascimento não é gravada. Ele foi educado na escola do rei Bruton. Dampier navegou em duas viagens mercantes de Newfoundland e Java antes de ingressar na Marinha Real em 1673. Ele tomou parte nas duas Batalhas de Schooneveld em junho do mesmo ano.

O serviço de Dampier foi interrompido por causa de uma doença catastrófica, ele retornou a Inglaterra para vários meses de recuperação. Para os próximos anos ele tentou sua mão em diversos cursos, incluindo gestão de plantação na Jamaica e registro no México, antes de eventualmente juntou-se à vela outra expedição.

William Dampier, sobre o Brasil, disse: «O açúcar deste país é muito melhor do que o que transportamos para a Inglaterra vindo de nossas plantações, porque todo o açúcar aqui fabricado é refinado, o que o torna mais branco e mais fino do que o nosso Mascavado, nome que damos ao nosso açúcar não refinado.»

Referências[editar | editar código-fonte]

Tradução da página em inglês do William Dampier em William Dampier