William Dampier

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Translation Latin Alphabet.svg
Este artigo ou seção está a ser traduzido. Ajude e colabore com a tradução.
Pirate Flag of Jack Rackham.svg William Dampier
Nascimento 5 Setembro 1651
Local East Coker, Somerset, Inglaterra
Morte Março de 1715 (64 anos)
Local Londres, Inglaterra
Tipo de pirata Corsário
Batalhas Batalhas de Schooneveld

William Dampier (batizado em 5 setembro de 1651; morreu em Março de 1715) era um explorador inglês e navegador, que se tornou o primeiro inglês para explorar partes do que é hoje Austrália e a primeira pessoa a circunavegar do mundo três vezes. Ele também tem sido descrito como o primeiro historiador natural da Austrália, bem como um dos mais importantes exploradores britânicos do período entre Sir Walter Raleigh e James Cook.

Depois de impressionar a Marinha com seu livro ' A nova Voyage Round the World ', Dampier foi dado o comando de um navio de Marinha e fez importantes descobertas na Austrália Ocidental, antes sendo à corte marcial por crueldade. Em uma viagem mais tarde ele resgatou Alexander Selkirk, uma antiga companheira que pode ter inspirado Daniel Defoe ' Robinson Crusoe '. Outros influenciados por Dampier incluem James Cook, Horatio Nelson, Charles Darwin e Alfred Russel Wallace.

Primeiros anos de vida[editar | editar código-fonte]

William Dampier nasceu em Hymerford House em East Coker, Somerset, em 1651. Ele foi batizado em 5 de setembro, mas sua data de nascimento não é gravada. Ele foi educado na escola do rei Bruton. Dampier navegou em duas viagens mercantes de Newfoundland e Java antes de ingressar na Marinha Real em 1673. Ele tomou parte nas duas Batalhas de Schooneveld em junho do mesmo ano.

Serviço de Dampier foi interrompido por causa de uma doença catastrófica, ele retornou a Inglaterra para vários meses de recuperação. Para os próximos anos ele tentou sua mão em diversos cursos, incluindo gestão de plantação na Jamaica e registro no México, antes de eventualmente juntou-se à vela outra expedição.

Frase de William Dampier sobre o Brasil[editar | editar código-fonte]

«O açúcar deste país é muito melhor do que o que transportamos para a Inglaterra vindo de nossas plantações, porque todo o açúcar aqui fabricado é refinado, o que o torna mais branco e mais fino do que o nosso Mascavado, nome que damos ao nosso açúcar não refinado.»

Referencias[editar | editar código-fonte]

Tradução da página em inglês do William Dampier em William Dampier