Zona Vermelha da NFL

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
NFL RedZone From NFL Network
País English
Fundação Inglewood, California, U.S.
Proprietário National Football League
Formato de vídeo 1080i (HDTV)
(HD feed downgraded to letterboxed 480i for SDTV sets)
Canais irmãos NFL Network
Página oficial www.nfl.com/redzone
Disponibilidade aberta e gratuita
Sling TV, Fubo TV, Vidgo, YouTube TV

NFL RedZone (estilizado como NFL RedZone da NFL Network) é um canal de televisão esportivo americano de propriedade e operado pela NFL Network desde 2009. Como um evento "especial" exclusivo, ele é transmitido aos domingos durante a temporada regular da NFL, iniciando às 13h (horário do leste) e continuando até as 20h (horário do leste), ou até o término do último jogo da janela da tarde. A RedZone oferece cobertura simultânea de todos os jogos da tarde de domingo que estão sendo transmitidos pela CBS e pela Fox. Sua última transmissão em 2023 ocorreu em 7 de janeiro de 2024.

A RedZone é produzida nos estúdios da NFL Network e tem como apresentador Scott Hanson. O programa vai ao ar sem intervalos comerciais. O canal se destaca por exibir "cada touchdown de cada jogo" e tem uma forte conexão com o Fantasy Football, fornecendo informações sobre desempenho notável e acompanhando diversas realizações estatísticas ao longo da tarde. A RedZone monitora a cobertura dos jogos tradicionais de domingo às 13h e os jogos "atrasados" às 16h05/16h25, oferecendo uma visão abrangente e dinâmica das partidas.

RedZone é oferecido por vários provedores de cabo, Dish Network e smartphones Verizon Wireless e DIRECTV a partir da temporada de 2023. Essa alteração foi feita quando o YouTube comprou os direitos do NFL Sunday Ticket .

A RedZone também é transmitida ao vivo internacionalmente, sendo exibida no Reino Unido pelo canal de televisão Sky Sports Mix, no Canadá e na Itália pelo DAZN. Essas transmissões ocorrem todos os domingos à noite, totalizando sete horas de cobertura ininterrupta. A transmissão internacional é uma reprodução direta do feed americano, sem intervalos comerciais, apresentando cobertura ao vivo dos jogos iniciais e finais, com a apresentação de Scott Hanson. Os telespectadores internacionais têm a oportunidade de acompanhar a conclusão do último jogo tardio, se necessário, enquanto a versão nacional encerra devido ao programa Football Night in America na NBC.

Formatar[editar | editar código-fonte]

No dia do jogo, o canal RedZone inicia sua programação às 12h55, horário do Leste dos EUA. Um relógio de contagem regressiva é exibido, marcando os minutos e segundos até o início da cobertura do jogo. Em 6 de dezembro de 2020, o canal celebrou sua 200ª semana de transmissão desde sua estreia.[1][2]

Chicoteie a cobertura[editar | editar código-fonte]

Às 1:00 pm (horário do Leste), o programa RedZone começa e imediatamente mergulha em visualizações ao vivo em toda a liga. O apresentador Scott Hanson faz uma breve introdução do dia, destacando as principais histórias em desenvolvimento, enquanto as equipes estão se preparando para o pontapé inicial. Quando o primeiro pontapé inicial acontece, Hanson anuncia entusiasticamente: "Sete horas de futebol sem comerciais... comece agora!" A cobertura inicial se concentra nos pontapés iniciais e oferece uma análise breve dos primeiros esforços que estão sendo estabelecidos. Geralmente, a cobertura é exibida em tela inteira, com um jogo específico como foco principal no momento. A transmissão é uma reprodução direta do feed e dos comentários da transmissão da CBS ou Fox, com apenas comentários ocasionais e geralmente breves de Hanson, conforme necessário.

A cobertura às vezes muda para tela dividida, apresentando dois, três, quatro ("quad-box"), cinco ("Penta-box") ou até oito ("Octo-box")[3] feeds de jogos simultaneamente. Os produtores no estúdio monitoram todos os feeds de jogos em andamento e decidem qual jogo apresentar a qualquer momento. As regras de blackout da NFL não se aplicam ao RedZone, e as exibições ao vivo de jogos sujeitos a blackout ainda podem ser transmitidas em todos os mercados.

Sempre que um time alcança a zona vermelha, a cobertura muda para uma exibição ao vivo em tela inteira da transmissão televisiva daquele jogo. O objetivo é capturar um possível resultado de pontuação, seja um touchdown ou um field goal. No entanto, os outros jogos continuam sendo monitorados, caso surja a necessidade de mudar para outro feed rapidamente. As tentativas de field goal fora da zona vermelha são ocasionalmente mostradas, seja ao vivo ou em replay, especialmente se forem significativas para o resultado do respectivo jogo.

À medida que os jogos entram no intervalo, a cobertura se volta para aqueles que ainda estão concluindo o segundo quarto, mesmo que não haja equipes na zona vermelha. Alguns jogos menos competitivos, que de outra forma não receberiam tanta atenção, podem ser destacados por alguns minutos, com o intuito de preencher a transmissão com o máximo de cobertura de futebol ao vivo possível. Assim que os jogos mais emocionantes começam a retornar no terceiro quarto, o início do segundo tempo geralmente recebe prioridade.

Períodos fora do ar[editar | editar código-fonte]

Após o encerramento da transmissão diária, por volta das 9:00 pm, o RedZone fica fora do ar até o domingo seguinte. Durante a semana, assim como nos playoffs e na entressafra, é exibido um anúncio genérico de cartão de título, acompanhado da música da NFL Films. No entanto, os provedores de cabo podem sobrepor seu próprio cartão de título vinculado. É importante observar que os provedores não têm permissão para utilizar o espaço do canal para outros fins durante o período em que o RedZone está fora do ar.

Embora o canal RedZone seja normalmente utilizado apenas aos domingos, durante os jogos das 13h e das 16h (horário do Leste), há uma exceção. No único caso em que o Dia de Natal ocorre em um domingo e a programação completa dos jogos da tarde da semana 16 é alterada para sábado, o canal RedZone é ativado para a programação da tarde de sábado.

O RedZone não é transmitido durante as noites de quinta-feira, domingo à noite, segunda-feira à noite, nem durante quaisquer jogos independentes de sábado à noite. Além disso, não há cobertura para jogos da NFL International Series agendados para o horário da manhã de domingo. O canal também não abrange os jogos de Ação de Graças ou os jogos da pós-temporada.

Pré-temporada[editar | editar código-fonte]

Ao longo de 2013, em noites selecionadas da pré-temporada, uma cobertura especial "whip around" foi transmitida na rede principal da NFL. Essa transmissão seguiu o mesmo estilo do RedZone, utilizando a mesma equipe de produção e apresentador.

A partir de 2014, a cobertura "gigante" da pré-temporada foi transferida para o próprio canal RedZone. Em quatro noites selecionadas de agosto, o RedZone foi ao ar como parte de uma prévia gratuita do serviço para todos os provedores. A semana 1 (na sexta-feira) e as semanas 2 a 3 (no sábado) da pré-temporada apresentaram a conhecida cobertura "giro". A transmissão utilizou feeds de cobertura nacional e local, visto que a maioria dos jogos da pré-temporada é transmitida por redes esportivas regionais ou "redes estaduais/de seleções", compostas por estações de transmissão locais. A cobertura teve início às 7h, horário do leste dos EUA.

Disponibilidade[editar | editar código-fonte]

O RedZone Channel está disponível na maioria dos provedores de televisão por assinatura nos Estados Unidos que oferecem a NFL Network e é apresentado em definição padrão e alta definição.[4][5][6][7][8][9] A disponibilidade do canal pode variar de acordo com o nível de serviço do assinante. Alguns provedores podem incluir a NFL Network em seu pacote principal digital, enquanto o RedZone pode ser oferecido como um canal adicional em um pacote de esportes digitais, sujeito a um custo extra.

O acesso ao canal está disponível através do aplicativo móvel Watch NFL Network, usando as credenciais de "TV Everywhere" do assinante, se fornecido pelo provedor de serviços, ou por meio do aplicativo de visualização próprio do provedor. Antes da temporada de 2018, este aplicativo era uma das poucas exceções, onde algum tipo de acesso aos jogos da NFL era oferecido além dos assinantes da Verizon Wireless, devido à exclusividade dos direitos móveis desse provedor. Naquela temporada, o Yahoo Sports, de propriedade da Verizon, abriu suas transmissões ao vivo da NFL para usuários de outras operadoras de telefonia móvel.[10]

Considerando os 18 domingos da temporada regular da NFL e até cinco transmissões especiais durante a pré-temporada, a RedZone realiza um total de 18 a 22 transmissões por ano.

No Reino Unido, NFL RedZone é transmitido na íntegra pela Sky Sports Mix .[11]

Entre 2014 e 2019, NFL RedZone foi ao ar na Austrália pela ESPN Austrália .[12][13]

No Canadá, a partir de 2020, o NFL RedZone está incluído para assinantes do TSN por meio do TSN.ca e do aplicativo móvel TSN Go.[14] Uma versão em francês também está disponível em RDS .ca e RDS Direct.[15][16]

ESPN Latin America começou a transmitir NFL RedZone em 2016.[17] Possui dois pares de locutores em espanhol, um para os primeiros jogos e outro para os últimos jogos.

Na Espanha, a partir de 2021, NFL RedZone é transmitido na íntegra no Deportes por Movistar Plus+ .[18]

Crítica[editar | editar código-fonte]

A RedZone geralmente recebeu críticas favoráveis a positivas,[19][20] sendo seu produto considerado uma forma de nova mídia.[20] No entanto, algumas críticas surgiram em relação à percepção de desigualdade na cobertura de todos os jogos da liga, à limitação de ver excelentes desempenhos defensivos das equipes (além dos resultados defensivos) e à ênfase em jogadores individuais em detrimento das equipes como um todo. Jogos no intervalo "inicial" que se tornam desequilibrados às vezes são completamente ignorados, exceto por replays muito breves de touchdowns para cumprir a promessa de mostrar "cada touchdown de cada jogo" ou para preencher o tempo quando outros jogos estão em comercial. Um jogo sem gols ou com pontuação muito baixa pode não atrair muita atenção até o final, especialmente se estiver empatado.[20] Além disso, muitos torcedores ainda preferem assistir aos jogos completos. Outras críticas incluem o tratamento de jogos medianos sem implicações de playoff ou posicionamento no draft, que tendem a receber menos destaque nas últimas semanas da temporada, sendo apenas superficialmente cobertos com destaques, estatísticas de fantasia e pontuações.[21]

Uma fonte de críticas surge do potencial da RedZone em afastar os espectadores das transmissões tradicionais da CBS e da Fox, além de desvalorizar os valores comerciais para os anunciantes. Na temporada de 2021 da NFL,[22] quando a Fox detinha cobertura nacional para os dois últimos jogos durante a Semana 3, a rede modificou seu gráfico de placar nesses jogos, resultando no corte do relógio de jogo e do indicador de quarto pelo ticker da RedZone. Essa decisão foi vista como uma tentativa de incentivar os espectadores a assistir aos jogos em suas respectivas estações locais da Fox. Inicialmente, isso levou a RedZone a sobrepor sua própria caixa de pontuação e gráfico de tempo. Em 2022, a RedZone adotou uma abordagem diferente, optando por ocultar completamente seu ticker ao transmitir simultaneamente jogos da Fox com pontuações mais baixas. Essa mudança parece ser uma resposta à necessidade de acomodar ambas as audiências e minimizar qualquer impacto negativo sobre as transmissões tradicionais e seus anunciantes.[23][24]

Incidente de alarme de incêndio[editar | editar código-fonte]

Durante a cobertura da semana 12 em novembro de 2023, um alarme de incêndio foi acionado no estúdio Inglewood da NFL Network, interrompendo uma transmissão ao vivo da zona vermelha. Isso levou Hanson e a equipe de produção da RedZone a serem evacuados do estúdio por um breve período, resultando na correção da transmissão para o jogo entre Bills e Eagles daquela semana. Posteriormente, ficou confirmado que o alarme era um falso alarme, e Hanson retornou ao estúdio, com a transmissão sendo retomada normalmente. Vale ressaltar que o alarme não teve impacto no jogo entre Ravens e Chargers, que estava ocorrendo no estádio SoFi, localizado do outro lado da rua em relação ao estúdio.[25]

Canais semelhantes[editar | editar código-fonte]

Canal da Zona Vermelha da DirecTV[editar | editar código-fonte]

O canal NFL RedZone não deve ser confundido com o antigo quase idêntico Red Zone Channel, um serviço que foi incluído como parte do pacote esportivo fora do mercado da DirecTV NFL Sunday Ticket, e foi apresentado por Andrew Siciliano .[26]

Apesar de seus nomes e formatos semelhantes, os dois canais eram independentes um do outro, sendo o serviço DirecTV lançado antes do RedZone e administrado pela NFL Network. Em dezembro de 2022, com o anúncio de que os direitos do NFL Sunday Ticket seriam exclusivos para o YouTube, foi confirmado que o serviço não produziria seu próprio equivalente e, em vez disso, simplesmente distribuiria o RedZone.[27] A transmissão final ocorreu em 8 de janeiro de 2023.[28]

Linha de gol da ESPN[editar | editar código-fonte]

A ESPN Goal Line transmitiu transmissões ao vivo de jogos de futebol americano universitário em formato e estilo semelhantes ao NFL RedZone . Apresentado por Matt Schick. Fundado em 2010, o canal encerrou suas operações em 2020.

A viagem de domingo do SiriusXM[editar | editar código-fonte]

Além do canal RedZone, um serviço semelhante é transmitido simultaneamente na Sirius XM NFL Radio, apresentado por "Judge" Steve Torre e Bill Lekas, com Zach Gelb substituindo quando Torre não está disponível. O programa Sunday Drive monitora todos os jogos em andamento na liga durante os jogos da tarde de domingo. Sempre que uma equipe entra na zona vermelha, o programa entra na transmissão ao vivo da rádio local da equipe para cobrir possíveis ações de pontuação.[29] Até 2014, quando foi substituído pelo programa de estúdio NFL GameDay Live, esse áudio também era transmitido pela NFL Network durante os jogos da tarde de domingo. Nesse formato, era sobreposto com pontuações textuais e estatísticas para evitar qualquer forma de competição com os parceiros de transmissão da liga. No passado, o Sunday Drive apresentava um formato mais semelhante a um "carrossel", onde os repórteres de cada jogo forneciam informações por telefone sobre o placar básico, pontuações de jogadas e estatísticas, semelhante à abordagem de muitas redes e estações de rádio esportivas que não transmitem jogos ao vivo.

Blitz de futebol universitário de Learfield[editar | editar código-fonte]

Semelhante ao The Sunday Drive acima, a Learfield fornece um serviço de rádio para o futebol universitário que é transmitido no serviço de rádio ESPNU da Sirius XM e no aplicativo The Varsity Network da Learfield (anteriormente transmitido no TuneIn antes do lançamento da Varsity Network), para as escolas que utilizam a Learfield para produzir e distribuir suas transmissões.[30][31] A partir de 2015, o College Football Blitz vai ao ar aos sábados durante a temporada de futebol universitário, do meio-dia à meia-noite, horário do leste, e, assim como o The Sunday Drive, interrompe as transmissões dos times locais para possíveis ações de pontuação.[32] O programa é apresentado por Stephen Hartzell, com Phil Brame e Adam Witten às vezes assumindo o controle durante a noite.[33][34]

NBA CrunchTime[editar | editar código-fonte]

A NBA produz um programa chamado NBA CrunchTime, que está disponível através do aplicativo da NBA e apresenta visualizações ao vivo dos jogos da NBA. Desde a temporada 2015-16 da NBA, o programa é transmitido na NBA TV, e começou a ser exibido no aplicativo da NBA em 2022.[35][36] O NBA CrunchTime vai ao ar todas as segundas-feiras à noite, das 20h30 à 1h, horário do leste do dia seguinte. Edições especiais podem ocorrer em outras noites da semana, dependendo da programação da televisão nacional da NBA. O programa é apresentado por Jared Greenberg e Channing Frye.[37][38][39] Para proteger os direitos de transmissão das diversas redes esportivas regionais que transmitem jogos da NBA, cada jogo é limitado a cinco visualizações ao vivo. Além disso, o programa tem restrições à transmissão de destaques de jogos entre seis e dois minutos restantes do quarto período.[40]

Futebol[editar | editar código-fonte]

Programas do tipo "Whiparound" também foram produzidos para ligas de futebol profissional. Em 2016, a NBC Sports lançou o Goal Rush, oferecendo cobertura rápida da Premier League inglesa. Inicialmente transmitido no aplicativo NBC Sports e NBCSports.com, o programa mudou para o serviço Peacock quando este foi lançado em 2020. Em 2020, a CBS Sports iniciou a transmissão de The Golazo Show na CBS Sports Network e Paramount+, oferecendo cobertura dos jogos da UEFA Champions League e da Liga Europa.[41] No ano de 2023, com o lançamento do MLS Season Pass, a plataforma Apple TV+ lançou o MLS 360, apresentando cobertura ao vivo da Major League Soccer. A ESPN também introduziu uma versão "Whiparound" da Bundesliga no mercado dos EUA no outono de 2023.[42]

Referências

  1. Blezow, Dave (16 de dezembro de 2017). «Behind the scenes of channel that's changing how you watch NFL Sundays». New York Post. Consultado em 18 de fevereiro de 2022 
  2. Kaplan, Emily (30 de novembro de 2016). «An NFL Sunday with the Red Zone Channel». Sports Illustrated (em inglês). Consultado em 18 de fevereiro de 2022 
  3. Brown, Rembert (15 de novembro de 2012). «A Trip Inside the RedZone». Grantland. Consultado em 3 de setembro de 2014 
  4. Dish Joins Comcast In NFL RedZone – Both Distributors Will Kick Off Scoring Ser2009
  5. Updated: Verizon FiOS Fires Up NFL RedZone Deal – Telco Positions Service As Stand-Alone Network Available On A Full-Season Basis Multichannel News September 10, 2009
  6. AT&T Adds NFL RedZone To Lineup – Telco Will Position Scoring Service On Its HD Premium Tier Multichannel News September 11, 2009
  7. Blue Ridge Enters NFL RedZone – Operator Adds 'Scoring Channel To HD Plus Package Multichannel News September 10, 2009
  8. NFL RedZone on DISH Network – Brings You Every NFL Touchdown Arquivado em 2014-09-21 no Wayback Machine American DISH Blog July 30, 2010
  9. Cox Re-Ups With NFL Network, Adds RedZone Multichannel News August 24, 2010
  10. Jesdanun, Adam (5 de setembro de 2018). «Fans rejoice: Subscription-free streaming for NFL games». sports.yahoo.com (em inglês). Consultado em 24 de setembro de 2020 
  11. «Press Release Distribution» 
  12. Pierik, Jon (18 de setembro de 2014). «Channels kick for NFL touchdown on Australian TV». The Sydney Morning Herald. Consultado em 22 de setembro de 2014 
  13. «AUSTRALIAN NFL TV GUIDE & GAME PASS FAQ». US Sports Down Under. 31 de agosto de 2015. Consultado em 1º de setembro de 2015. Arquivado do original em 31 de agosto de 2015 
  14. «NFL RedZone now free to watch for TSN subscribers in Canada | Offside». dailyhive.com (em inglês) 
  15. «NFL RedZone presented in French for first time on RDS Direct». Cartt.ca (em inglês). 23 de setembro de 2020. Consultado em 4 de outubro de 2020 
  16. «NFL REDZONE présentée en français sur RDS DIRECT». Bell Media (em francês). Consultado em 4 de outubro de 2020 
  17. Nueva temporada de la NFL en ESPN – ESPN Media Zone Latinoamérica, 6 September 2016
  18. «Arranca una nueva temporada NFL en Movistar+». comunicacion.movistarplus.es (em espanhol) 
  19. «Red Meat for N.F.L. Fans: Football Channel Sees All». The New York Times. 20 de setembro de 2011. Consultado em 3 de setembro de 2014 
  20. a b c Best, Neil (12 de dezembro de 2014). «Touchdown frenzy enhanced by NFL RedZone channel». Newsday. Consultado em 3 de setembro de 2014 
  21. Chase, Chris (29 de dezembro de 2013). «9 reasons Redskins-Giants was the worst NFL game of 2013». USA Today. Consultado em 10 de abril de 2019 
  22. Van Riper, Tom (9 de setembro de 2013). «Is 'Red Zone' Hurting NFL's Network Ratings?». Forbes. Consultado em 3 de setembro de 2014 
  23. Buchholz, Andrew (26 de setembro de 2021). «Fox moved its scorebug down between early and late NFL games, prompting NFL RedZone to add its own scorebug». Awful Announcing. Consultado em 28 de setembro de 2021 
  24. Keeley, Sean (11 de setembro de 2022). «Fox's NFL scorebug placement still causing NFL RedZone problems». Awful Announcing (em inglês). Consultado em 24 de dezembro de 2022 
  25. «NFL RedZone Channel broadcast interrupted due to fire alarm». AP News (em inglês). 27 de novembro de 2023. Consultado em 1 de dezembro de 2023 
  26. Strauss, Chris (24 de outubro de 2013). «Follow the amazing: A behind-the-curtain look at the Red Zone Channel». USA Today. Consultado em 3 de setembro de 2014 
  27. McCarthy, Michael (23 de dezembro de 2022). «DirecTV's Red Zone Channel Going Away Next Season». Front Office Sports (em inglês). Consultado em 24 de dezembro de 2022 
  28. Dixon, Michael (8 de janeiro de 2023). «Andrew Siciliano, Scott Hanson have emotional Red Zone sign-offs in Week 18». Awful Announcing. Consultado em 9 de janeiro de 2023 
  29. Gelb, Zach (2 de novembro de 2019). «Tomorrow I will be on @SiriusXMNFL from 12 PM-8 PM Eastern coming off the bench for @JudgeTorre on The Sunday Drive. We will cover everything you need to know for week 9, live play by play and postgame interviews. @BillLekas and yours truly for 8 hours on your Sunday! Tune in!». Twitter (@ZachGelb) (em inglês). Consultado em 18 de novembro de 2019 
  30. «Learfield Launches The Varsity Network Streaming Platform - RadioInsight» (em inglês). 25 de agosto de 2021. Consultado em 15 de fevereiro de 2023 
  31. «Learfield IMG College Football Shows Kick Off This Weekend On TuneIn, SiriusXM ESPNU Radio». All Access (em inglês). 28 de agosto de 2019. Consultado em 26 de julho de 2020 
  32. «'IMG College Football Blitz' Launches Saturday». All Access (em inglês). 3 de setembro de 2015. Consultado em 26 de julho de 2020 
  33. «Tweet from College Sports Now». Twitter (em inglês). 23 de novembro de 2019. Consultado em 26 de julho de 2020 
  34. «Tweet from College Sports Now». Twitter (em inglês). 30 de novembro de 2019. Consultado em 26 de julho de 2020 
  35. «NBA TV to Feature 106 Game Schedule, Network Debut of Players Only, Expansive Studio Coverage & Original Series for 2017-18 Season». WarnerMedia Pressroom (em inglês). 11 de outubro de 2017. Consultado em 31 de dezembro de 2022 
  36. Bucholtz, Andrew (31 de janeiro de 2022). «"NBA CrunchTime" whiparound show heads to NBA app for an exclusive commercial-free night». Awful Announcing (em inglês). Consultado em 31 de dezembro de 2022 
  37. «CrunchTime shows the top NBA moments of the night as they happen». NBA.com (em inglês). Consultado em 31 de dezembro de 2022 
  38. «Everything you need to know about NBA CrunchTime, the NBA's version of NFL RedZone». For The Win (em inglês). 27 de outubro de 2022. Consultado em 31 de dezembro de 2022 
  39. «An inside look at CrunchTime, the NBA's frenetic answer to NFL RedZone». Washington Post (em inglês). ISSN 0190-8286. Consultado em 8 de abril de 2023 
  40. Bucholtz, Andrew (8 de novembro de 2022). «Bert Bondi talks 15-game RedZone-inspired NBA CrunchTime». Awful Announcing (em inglês). Consultado em 31 de dezembro de 2022 
  41. «CBS Sports launches 'The Golazo Show,' a whip-around UEFA Champions League program for every matchday». CBSSports.com (em inglês). 13 de outubro de 2020. Consultado em 23 de janeiro de 2023 
  42. Calcagno, Christine (25 de agosto de 2023). «Soccer on ESPN Platforms: Weekend Matches from LALIGA and Bundesliga Across ESPN+ and ESPN Deportes». ESPN Press Room U.S. (em inglês). Consultado em 28 de dezembro de 2023 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]