Abraham Palatnik

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Abraham Palatnik
Nascimento 19 de fevereiro de 1928 (86 anos)
Brasil Natal, RN
Nacionalidade brasileiro
Ocupação artista

Abraham Palatnik (Natal, 19 de fevereiro de 1928) é um artista plástico brasileiro, pioneiro em arte cinética no Brasil.[1] , pois suas obras contêm instalações elétricas que criam movimentos e jogos de luzes[2] .

Biografia[editar | editar código-fonte]

De família de origem judia e russa, estudou pintura, desenho, história e filosofia da arte na mesma época em que fazia um curso de motores a explosão na antiga Palestina, atual Israel.

De volta ao Brasil, em 1948, integrou o primeiro núcleo de artistas abstratos do Rio de Janeiro. No ano seguinte, iniciou suas pesquisas no campo da luz e do movimento, responsáveis por seu reconhecimento como um dos pioneiros da Arte cinética, após a menção especial do júri internacional, na I Bienal Internacional de São Paulo, em 1951.

Integrou o Grupo Frente, aproximando-se da poética visual dos concretos e neoconcretos. Desde então, vem desenvolvendo um trabalho que une pesquisa visual e rigor matemático. Suas obras integram coleções particulares e importantes museus europeus e norteamericanos.

Atualmente vive e trabalha no Rio de Janeiro.

Referências

  1. Kac, Eduardo. Um pioneiro da arte tecnológica. Trópico. Universo Online. Página visitada em 29 de março de 2013.
  2. Palatnik no MAM Tribuna

Ligações externas[editar | editar código-fonte]