Ajuda:Tire suas dúvidas/Arquivo/2007/Janeiro-Fevereiro

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Hora da última modificação[editar | editar código-fonte]

As vezes eu edito uma página,mas a hora da última modificação não se altera,isso é normal? --JPE 22:17, 1 Janeiro 2007 (UTC)

As vezes o software Mediawiki demora para exibir a última modificação, mas só acontece umas poucas vezes. Tinha um artigo que demorou para exibir uma edição minha. --OS2Warp msg 16:04, 2 Janeiro 2007 (UTC)

Notificação de alteração de páginas vigiadas[editar | editar código-fonte]

Existe alguma maneira de configurar minha conta de modo que eu receba em meu email uma notificação a cada vez que uma de minhas páginas vigiadas for modificada?

Efectivamente não. A única funcionalidade de email habilitada é a que permite o contacto entre usuários.

Existem 2 funções não habilitadas (penso que por razões de economia dos recursos do servidor) que são:

  • envio de email quando a página de discussão do usuário é editada
  • envio de email quando qualquer página da wiki for editada.

Lijealso msg 12:36, 3 Janeiro 2007 (UTC)

Intromissão Fere as normas desta enciclopédia intereferir nos textos de outrem para inventar motivo de retirada dos artigos....cuidado.

Link para Wikicionário[editar | editar código-fonte]

Boa noite a todos !

A minha dúvida é a seguinte: como fazer um link de um termo (barrocal, barroca) que estou a utilizar num texto na Wikipedia, e que apenas o encontro no Wikicionário ? Vale a pena criar uma página só para a definição deste termo ?

Obrigado, Carlos Carlos 22:40, 3 Janeiro 2007 (UTC)

Olá Carlos. Não cria-se entradas de dicionário aqui, elas serão apagadas. Para ligar uma palavra a um termo no Wikidicionário, faz-se assim: [[wikt:pt:barrocal|barrocal]] que gera barrocal. Abração.-- John André 19:55, 4 Janeiro 2007 (UTC)

Página de Teste Usuário[editar | editar código-fonte]

Posso fazer testes numa página e entitulada como Usuário: Pessoa - Página de testes 1,2,3... Ficarei grato em receber a resposta rápido Pessoa 19:21, 4 Janeiro 2007 (UTC)

Olá Pessoa! Para testes use a Página de testes. Podes editar qualquer coisa ali, inclusive salvar para experimentar o histórico. Cuide-se.-- John André 19:41, 4 Janeiro 2007 (UTC)

86.144.144.98 19:47, 4 Janeiro 2007 (UTC)

Abrir um tópico com o mesmo nome de um existente.[editar | editar código-fonte]

Olá, gostaria de saber como faço para abrir um artigo que tenha o mesmo nome de um existente e criar uma desanbiguação.

O artigo que me interessa é o Earthbound, atualmente atribuído a um álbum musical, que também é um RPG eletrônico para Super Nintendo.

Obrigado!

Oi. Use a opção mover e ponha o novo título como Earthbound (álbum) por exemplo. O título antigo será transformado automaticamente num redirect. Edite este redirect, transformando-o na desambiguação.-- John André 20:21, 5 Janeiro 2007 (UTC)

Se eu revertesse uma página, como faria para acrescentar "revertidas as edições..." no sumário de edições? Der kenner 15:37, 5 Janeiro 2007 (UTC)

  • Olá! Essa mensagem aparece apenas quando a reversão é feita através do botão "VOLTAR", acessível apenas aos administradores. Quando reverter vandalismo num artigo, pode teclar o sumário "rv". Toda a gente sabe o que é. Muriel 16:04, 5 Janeiro 2007 (UTC)

Mensagens ao lado do nick[editar | editar código-fonte]

Olá! Gostaria de saber como faço para colocar uma mensagem sobreposta ao meu nome, como fazem muitos usuários. Vejo usuários com uma caixinha de mensagem sobre o nome e gostaria de fazer o mesmo. Daimore 22:20, 5 Janeiro 2007 (UTC)

Procure o nick que deseja copiar. Depois de acha-lo, procure o botão edição da página ou da secção e veja a fonte da assinatura. Copie a parte da assinatura que quer fazer igual. Depois vá em Minhas configurações no alto da página e cole lá, fazendo alguma adaptação, se necessário. Usa a página de testes para ver se ficou bom. --OS2Warp msg 22:41, 5 Janeiro 2007 (UTC)

Reverter um artigo com o nome de usuário com link[editar | editar código-fonte]

gostaria de saber como eu faço para colocar o nome do usuário em formato de link e do ip também em uma reversão de artigo. Crazy Louco 03:27, 6 Janeiro 2007 (UTC)

Modificando caixas[editar | editar código-fonte]

Como faço para poder modificar aquelas caixas que contêm a discografia de uma banda? Como exemplo: no final da página Blind Guardian há uma caixa com informações incorretas. No caso da Wiki em inglês, a caixa está mais bem organizada (aqui), e lá é possível editar a caixa por um link contido na mesma. Mas como faço para editar na wikipedia em português?

Poderá editar a caixa em questão aqui. Lijealso msg 17:16, 8 Janeiro 2007 (UTC)

Copiar estrutura/indice de um artigo[editar | editar código-fonte]

Boa noite,

Gostaria de saber se posso copiar o índice/estrutura do artigo sobre a cidade de Lisboa, para outra cidade, pois acho que a organização daquele artigo está bem elaborado.

Obrigado, Carlos Carlos 22:05, 6 Janeiro 2007 (UTC)

Mas é claro! Tudo aqui na pédia é livre. Pegue o modelo e faça os ajustes necessários. Muito se recria aqui, todos os dias. Haha -- John André 18:23, 8 Janeiro 2007 (UTC)

Fundir artigo[editar | editar código-fonte]

Ola! cometi um erro na hora de criar um artigo, procurei por Arco Voltaico(um personagem de HQ) mas achou apenas Arco Eletretico ou algo assim. Mas hoje descobri que ja existia um artigo sobre Arco Voltaico, não tem como fundir os dois, ja que o meu ta mais "completo"???

o que eu criei é este: http://pt.wikipedia.org/wiki/Arco_Voltaico

e o outro é este: http://pt.wikipedia.org/wiki/Arco_voltaico_%28comics%29 --Sarcophilus 22:28, 6 Janeiro 2007 (UTC)

É necessário fundir os dois artigos manualmente e fazer posteriormente o redireccionamento de uma para a outra. Mosca 18:38, 8 Janeiro 2007 (UTC)

procuro um bom antivirus[editar | editar código-fonte]

oi tudo bem? meu laptop esta muito lento e nao consigo fazer nada o que faco? o comentário precedente não foi assinado por Victor.jo (discussão • contrib.)

Consulte Lista de programas antivírus. —Mosca 19:02, 8 Janeiro 2007 (UTC)

Mudar cor de fundo[editar | editar código-fonte]

Gostaria que alguém me ajudasse a mudar a cor de fundo da seguinte predefinição: Predefinição:Info/Tintim. A cor ideal seria igual à versão inglesa: http://en.wikipedia.org/wiki/Tintin_in_the_Land_of_the_Soviets.--Tiberti 15:10, 8 Janeiro 2007 (UTC)

Basta adicionar um novo campo "cor" na predefinição do artigo. Veja por exemplo a edição que fiz neste artigo Mosca 18:30, 8 Janeiro 2007 (UTC)

Como faço para criar um artigo?[editar | editar código-fonte]

Eu sou novato e queria criar artigos para contribuir a Wikipédia da Língua Portuguesa a chegar a 1.000.000 de artigos. Como faço? o comentário precedente não foi assinado por Matheus Tavares Andrade (discussão • contrib.)

Consulte a página Ajuda:Guia de edição/Como começar uma páginaMosca 18:22, 8 Janeiro 2007 (UTC)

NãO sEi Se PoSsO[editar | editar código-fonte]

Meu nome é Isaac Thomas tenho 16 anos e moro em Arcaruz, ES. Há algum tempo eu fiz uma conta neste site, e gostei de todos os projetos de vocês, mas nesses dias eu estava pesquisando sobre o meu próprio município, mas o artigo que encontrei falando sobre o assunto era pouco, e não era muito específico. Então eu gostaria de acrescentar algumas coisas nesse artigo, mas não sei se posso fazer isto, não sei se estarei cometendo alguma infração nos direitos autorais. o comentário precedente não foi assinado por Isaac Thomas (discussão • contrib.)

Pode editar qualquer artigo. Basta apenas evitar de copiar o conteúdo de sites externos e colar aqui na Wikipédia. Ao editar, favor não apagar certas linhas de controle que geralmente se situam no final do artigo. Obrigado e boas edições.--OS2Warp msg 18:47, 8 Janeiro 2007 (UTC)
Se o texto que introduzir for da sua autoria, pode perfeitamente. Se copiar de alguma fonte (site, livros, etc.) não pode, estará a infringir os direitos de autor. Consulte Wikipedia:Direitos_de_autor#Direitos e obrigações dos contribuintesMosca 19:02, 8 Janeiro 2007 (UTC)

Olá! Não consegui criar uma subcategoria. Li o tópico de ajuda sobre categorização, mas não tinha referência a subcategorias. Seguinte: Criei o artigo Ilha Pepys, que é uma ilha fantasma. Queria, a exemplo da WP anglófona, criar uma subcategoria Ilhas fantasmas para a categoria Ilhas. Como proceder? Grato! --Pedro Spoladore 20:08, 8 Janeiro 2007 (UTC)

Fala, Spoladore! Crie a categoria Ilhas fantasmas e edite o artigo da própria categoria, inserindo a categoria ilhas, que ficará como sua categoria superior. Cuide-se.-- John André 20:17, 8 Janeiro 2007 (UTC)

Meu artigo foi marcado como violação de direitos[editar | editar código-fonte]

Ola, escrevi um artigo intitulado 'O que é variador de avanço' e agora ele está marcado como violação de direitos de autor e prometem tira-lo do ar dia 19 de janeiro!!.. ´so que fui eu quem escreveu... como proceder?

Não encontrei tal artigo. Por favor, escreve o nome exatamente como foi intitulado o artigo. Grato. Mschlindwein msg 21:56, 9 Janeiro 2007 (UTC)

Artigo Anônimo[editar | editar código-fonte]

Escrevi um artigo hoje e, depois de salvá-lo, vi que não apareceu meu nome de usuário no histórico, ficou apenas um registro anônimo. Alguém poderia me esclarecer porque isso aconteceu?Sofia81 17:44, 9 Janeiro 2007 (UTC)

Talvez porque você não estava logada quando salvou-o... Gylix 21:47, 9 Janeiro 2007 (UTC)

Se quiseres ver teu nome na lista de contribuições de algum artigo, deves antes de tudo te conectar, informando teu pseudônimo ao sistema, na página Especial:Userlogin. Mschlindwein msg 21:59, 9 Janeiro 2007 (UTC)

recentemente fiz uma edição no termo favelização e percebi que deixou de existir. Qualquer um pode eliminar as edições realizadas ou há um critério de aprovação da edições feitas.

agradeço o orientação. Carlos

O problema é que a sua edição no artigo limitou-se a sugerir ao leitor que lesse uma tese. O usuário (SallesNeto) que reverteu o artigo possivelmente considerou esta adição como "SPAM", mas pretendo criar uma seção "Ver também" com ligação para o documento. Peço que não deixe de continuar editando a Wikipédia: leia Wikipedia:Livro de estilo para entender melhor as recomendações de inserção de fontes nos artigos.--g a f msg 22:11, 9 Janeiro 2007 (UTC)

Reversão, Predefinição, Namespace, Feature, Artigo em destaque e Subpágina[editar | editar código-fonte]

  • Reversão: Pelo que já andei lendo neste Café, muitos novatos (como eu) têm várias dúvidas sobre Reversão. A página que procura esclarecer isso Reverter edições é um pouco confusa. Os iniciantes geralmente percebem reversão vendo...
"Revertidas edições por fulano, para última versão por sicrano"

... no sumário de história do artigo e não sabem que isso aparece apenas quando os Administradores revertem via botão "Voltar" (Eu pelo menos até uns minutos atrás não sabia!). Acredito ser necessário ressaltar isso na Ajuda. Mesmo essa sumarização, fica complicado o entendimento. Não seria melhor:

"Revertidas as edições feitas por fulano, para última versão feita por sicrano"

Predefinião: Qualquer um pode editar uma Predefinição ou é necessário propor algo na sua discussão? Pergunto isso, pois a Predefinição:Info/Aeroporto possui algumas secções como "Linhas Aéreas", "Capacidade" etc, que parecem que foram extintas: é explicada na discussão, mas não aparecem de facto na predefinição.

Namespace: Não tinha idéia (também até poucos minutos atrás) do que significava isso. Via por inúmeras vezes o termo ser citado na Ajuda, só que sem nenhum interwiki para explicação. Pesquisei por algum artigo que explica-se, mas não encontrei nenhum. Como sou programador e trabalho com a plataforma .NET orientada a objetos pude conseguir deduzir o que era. Não sei se foi muita ignorância minha não ter compreendido isso antes ou falta de facto um artigo para explicar o que é Namespace na Wikipédia, pois na versão em inglês tem. A explicação em Português esta muito escondida no glossário.

Feature: Vejo demasiadamente o uso desse anglicismo na Ajuda, sem necessidade, se existe o seu equivalente em bom Português (recurso) totalmente compreensível. Tal termo é relativamente comum entre os profissionais da área de Informática, mas para qualquer outra pessoa que possui conhecimento pequeno da língua inglesa, fica difícil a compreensão.

Artigo em destaque: Existe alguma forma de visualizar-se a relação dos artigos que foram aprovados para destaque, mas ainda estão na fila para entrar na página inicial? Também é possível ver a relação dos artigos que não foram aprovados para destaque?

Ufa!... E finalmente a última:

  • Subpágina: Como posso fazer a exclusão de uma subpágina criada na minha página de usuário?

BDantas msg 11:37, 10 Janeiro 2007 (UTC)

ou Regra 1 Pode colocar para ER segundo a regra 1.--OS2Warp msg 18:37, 10 Janeiro 2007 (UTC)

COMO FAÇO PARA COLOCAR IMAGENS NAS MINHAS PÁGINAS?[editar | editar código-fonte]

Como eu faço para colocar imagens nas minhas páginas? Já tentei mas nunca consegui.

Veja um tutorial neste link --OS2Warp msg 18:49, 10 Janeiro 2007 (UTC)

Eu sei que á tradutores de serviço, mas como é que faço para traduzir eu uma página? E como faço para criar uma página nova? Ja usei uma muleta de criar primeiro uma ligação interna para essa página, mas não há outro modo? (VGM 21:26, 11 Janeiro 2007 (UTC))

Olá VGM! Depois de usar a procura da wiki e confirmar que o artigo que queres criar não existe, escreva o título na mesma caixinha de procura e clique em Vai. Selecione a opção de criar artigo. Depois é só "postar" o artigo, simplesmente. Sendo tradução de texto duma wiki em outra língua, os textos são livres e podem serem copiados sem problemas. Haha-- John André 19:20, 11 Janeiro 2007 (UTC)

Erros Ortográficos[editar | editar código-fonte]

Devemos corrigir os erros ortográficos de outros usuários? Em artigos, a resposta deve ser sim. E em espaços de opinião? (VGM 21:26, 11 Janeiro 2007 (UTC))

Em artigos sim, tendo o cuidado de verificar que são realmente erros ortográficos, e não variantes do português do Brasil, Portugal ou outro país lusófono. Em discussões ou espaços de opinião, não. Mschlindwein msg 14:47, 11 Janeiro 2007 (UTC)

Bloquear minha página pessoal para não alterarem[editar | editar código-fonte]

Gostaria de saber como bloquear a minha página pessoal?

[ ]'s. ZiroCool 22:28, 11 Janeiro 2007 (UTC)

Pode-se bloqueá-la para impedir a edição de usuários não cadastrados. O bloqueio geral só pode ser contornado por admins, de modo que nem tu poderias editar tua própria página neste caso. --Mschlindwein msg 22:49, 11 Janeiro 2007 (UTC)


<clear>

bã... mas que bom isso! :P heuheuhue

ZiroCool 12:13, 12 Janeiro 2007 (UTC)

Capas de albums.[editar | editar código-fonte]

A algum tempo atras upei umas capas de albums, e elas foram deletadas.

porque no wiki americano eles poe sem problemas?!?!?

valeu Jacob2106

  • Olá Jacob! As suas capas devem ter sido apagadas porque a wikipédia.pt respeita os direitos de copyright dos respectivos autores (as capas de CDs estão protegidas por copyright). Na wikipédia americana são mais permissivos com este tipo de violação de direitos autorais. Muriel 19:24, 14 Janeiro 2007 (UTC)

Como faço para criar uma nova pagina?[editar | editar código-fonte]

Como faço para criar uma nova pagina?

Veja em Como começar uma página.--OS2Warp msg 19:43, 14 Janeiro 2007 (UTC)

Bom dia, apagaram meu artigo[editar | editar código-fonte]

  • recentemente apagaram um artigo meu em 2007, isso é normal acontecer?

Esta página de ajuda poderá ser-lhe útil. Lijealso 02:53, 13 Janeiro 2007 (UTC)

Apagar uma página[editar | editar código-fonte]

Posso apagar uma página? Ou tem de ser alguem com mais autoridade?

bom dia sou a voz do capítulo 12 de daniul em hebráico clássico ou puro, gostaria de saber onde devo escrever para todos sem ser considerado vandalo?Príncipe mikau auliauhu 13:21, 14 Janeiro 2007 (UTC)

  • Sr. Príncipe, receio bem que terá que se expressar mais claramente, se pretende uma resposta à sua pergunta. Muriel 19:19, 14 Janeiro 2007 (UTC)

Nomeação de páginas sobre livros[editar | editar código-fonte]

Existem regras para nomear artigos sobre livros? Sei que elas existem sobre filmes, que devem vir no título original, mas como devo proceder quanto a livros? Título original ou título em português, com redirect caso os nomes sejam diferentes em PT e BR? Daimore msg 19:49, 14 Janeiro 2007 (UTC)

  • Veja, primeiro Wikipedia:Livro de estilo, é um bom começo, pois já no primeiro item terá a ligação para a convenção de nomenclatura aqui usada. A menos que o título já seja consagrado em nosso idioma (os mais antigos, especialmente), a regra será sempre o título original, com redirects para ele dos títulos em pt-pt e pt-br. Se mesmo assim continuar em dúvida, crie o verbete como souber, se alguém tiver alguma objeção, fará o movimento para o título correto. Abraços, Conhecer Digaê 06:26, 15 Janeiro 2007 (UTC)

Sevidor em que fica hospedada a Wikipedia[editar | editar código-fonte]

Queria saber em que servidor fica hospedada a Wikipedia (refiro-me a todas elas), ou seja, onde ficam gravados os dados da Wikipedia. E quem paga esse servidor (se é que isso acontece)?

Hugo Costa 21:33, 14 Janeiro 2007 (UTC)

Leia meta:Wikimedia servers e Wikipedia:FAQ. A Wikipédia é mantida pela Wikimedia Foundation, entidade financiada exclusivamente por doações. Ela possui servidores principalmente nos EUA e vários espelhos em outros países.--g a f msg 00:24, 15 Janeiro 2007 (UTC)

Como colocar uma foto carregada no commons?[editar | editar código-fonte]

Eu já carreguei a foto no commons, mas agora usando commons... nao apareceu a imagem, apareceu um link para a foto no artigo.

Confira o nome da imagem que subiu no Commons e use a notação simplificada:

  • [[imagem:nome_do_ficheiro.jpg|legenda]]--OS2Warp msg 02:17, 15 Janeiro 2007 (UTC)

Mas fazendo isso aparece no lugar da figura isso:

Brasão de Mineiros
Brasão de Mineiros

[[Imagem:legenda|90px|none|Brasão de Mineiros]]

tem que substituir legenda pelo nome da imagem

ex: [[Imagem:XPTO.jpg|90px|none|Brasão de Mineiros]] Eu nao to dando conta. O arquivo eh Brasao_Mineiros.jpg e a pagina eh www.pt.wikipedia.org/wiki/Mineiros tem como alguem colocar pra mim?

Lijealso 07:55, 19 Janeiro 2007 (UTC)


Eu faço do jeito q vcs falam mas a imagem nao aparece, aparece o msm codigo q eu digito e com um link, qndo eu clico vai para a pagina de ediçao do artigo Brasao_Mineiros.jpg!

Indique aqui em baixo o URL da imagem que carregou no commons. Lijealso 15:53, 28 Janeiro 2007 (UTC)

Não deu porque era a extensão errada. Não era .jpg, mas .gif A imagem é Imagem:Brasao Mineiros.gif e a bandeira Imagem:Band mineiros.jpg A propósito, não colocou a licença e por isso mesmo voi indicada para eliminação. Neste caso pode ser colocada a marcação {{PD-BrazilGov}} por se tratar de um brasão e uma bandeira do Brasil. Sugiro no entanto ler com atenção a documentação de licenciamento do Commons antes de colocar imagens lá.
Veja a edição que fiz no artigo Mineiros em http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Mineiros&diff=4805647&oldid=4799705 Notar que neste caso, em que as imagens são usadas numa predefinição específica, não é necessário escrever [[Imagem:Brasao Mineiros.gif]] pois esta predefinição já tem isso definido, mas em outros casos pode ser necessário. Mosca 18:04, 28 Janeiro 2007 (UTC)

galera, como eu faço para colocar esses índices nos artigos depois da introdução dos mesmos? Crazy Louco 01:54, 15 Janeiro 2007 (UTC)

Que índices ? Eu não entendi a pergunta. --OS2Warp msg 02:13, 15 Janeiro 2007 (UTC)
Essas caixas, logo no inicio dos artigos, onde tem ÍNDICE, do lado tem até o nome esconder Crazy Louco 02:33, 15 Janeiro 2007 (UTC)

Sempre que o artigo possui mais de três seções ("títulos") eles aparecem automaticamente.--g a f msg 03:13, 15 Janeiro 2007 (UTC)

pagina pessoal[editar | editar código-fonte]

bom dia, gostaria de saber como faço para modificar minha pagina pessoal e como faço para colocar minhas preferencias.

Copie de alguém e coloque em sua página e adapte se for o caso. Vejo que ianda não editou sua página pessoal. Veja em Ajuda:Guia de edição/Como começar uma página. --OS2Warp msg 02:11, 15 Janeiro 2007 (UTC)

Arquivo em página de discussão[editar | editar código-fonte]

Oi amiguinhos!

Penso que já foi perguntado aqui, mas não consegui encontrar! Desculpem, mas como é que posso arquivar as mensagens de 2006 da minha de discussão? Se não for abusar muito, alguém podia fazer isso? É que tenho medo de que, mesmo explicando-me, eu faça asneira e acabe por apagar tudo de uma vez! Obrigada e cumprimentos. Belanidia 22:53, 16 Janeiro 2007 (UTC)

Mais uma coisa, quando coloquei a tag { { lixo|~ ~ ~ ~ }} numa página, apaceceu-me isto: Não esqueça de avisar o editor com { { s u bst:aviso1 |Parvovirose }} Belanidia 23:04, 16 Janeiro 2007 (UTC). Isto é para eu fazer (eu, entendamos, quem propôs para ER), ou para o administrador que vai decidir o que fazer com a página?

Cumprimentos, Belanidia 23:04, 16 Janeiro 2007 (UTC)

Melhor usar a tag {{impróprio}} {{impróprio|~~~~}} pois ela é menos ofensiva aos editores. Eu não tenho enviado uma mensagem de aviso de ER, pois geralmente os editores sabem que editaram lixo. Quem deve enviar a msg é quem coloca a tag. Eu gostaria de avisar que este tipo de edição, costuma revoltar alguns usuários e eles constumam xingar de volta na página pessoal.--OS2Warp msg 00:26, 17 Janeiro 2007 (UTC)
  • Já eu, copio e colo na página do editor. Se ele o fez mal intencionado e vier me xingar, é motivo para pedir seu bloqueio - e assim evitar outras ações nocivas. É, também, uma boa ocasião para verificar o histórico de suas edições e ver onde mais andou "atacando"... Conhecer Digaê 04:35, 17 Janeiro 2007 (UTC)
Nem mais! Embora na maioria das vezes o vandalismo de um artigo seja um acto isolado, já me deparei pelo menos duas vezes com "serial-vândalos" (será que acabei de criar um neologismo? Haha) que editaram vários artigos independentes e sem relação entre si. Daí que é sempre útil fazer pelo menos uma visita ao histório de contribuições desses editores.

tradução literal[editar | editar código-fonte]

tem algum engraçadinho no wikipedia, jogando textos em tradutores e postando o resultado. nenhuma preocupação em ler o texto, nenhuma preocupação com a "cara" da página. já vi dois artigos assim: um sobre a natalie imbruglia e outro sobre o nuno bettencourt. o comentário precedente não foi assinado por Luveibraz (discussão • contrib.)

  • Marque os verbetes com {{revisar}} e procure contatar o(s) usuários que fizeram a edição. Veja, também, se na aba história não há edições mais antigas - pode ser que seja vandalismo. De qualquer forma, pode também indicar de forma melhor os links dos verbetes com problemas, para que possamos dar uma olhada... Conhecer Digaê 04:32, 17 Janeiro 2007 (UTC)

o problema é que não sei como usar o wikipedia, não sei onde fica esta opção "revisar" ou outra coisa do tipo (preciso dar uma lida nos pap's). chequei em história, mas não fucei todas as versões, as mais recentes estão ruins também.

acabei de olhar, a página sobre o nuno bettencourt já foi alterada. e da natalie imbruglia é esta: http://pt.wikipedia.org/wiki/Natalie_imbruglia

  • Realmente, o caso é para total revisão. Creio porém que, neste mesmo caso da Natalie, o usuário IP já fez um cadastro e está aos poucos editando a página. A ti, porém, faço um pedido: vá se exercitando em as edições do formato Wiki (não precisa ter pressa - eu levei quase um ano pra começar a entender esse mundo novo de formulazinhas - e volta e meia ainda aprendo macetes novos (até porque o pessoal daqui é muito inteligente mesmo, vive a criar cousas novas).

Uma boa dica é ir editando, sem salvar, alguma página já existente, e vendo como elas são feitas e o efeito de coisas como #REDIRECT [[]]... Quando tiver alguma dúvida específica, tem este "Café" e ainda pode se socorrer com usuários mais experientes. Abraços, Conhecer Digaê 00:26, 18 Janeiro 2007 (UTC)

Pseudo-redirect?[editar | editar código-fonte]

Ainda não tinha visto nenhum, encontrei o meu primeiro em Cirurgia Buco-Maxilo-Facial. Não percebi qual é a ideia dos pseudo-redirect, porque não substituir logo com um redirect normal? A única razão que me lembro é para lembrar às pessoas que os redirects até essa página devem ser corrigidos, estou certo?

De qualquer forma, já editei os afluentes a Cirurgia Buco-Maxilo-Facial e redireccionei-os correctamente, o passo seguinte é substituir o pseudo-redirect por um redirect normal?

Perdoem-me a "newbiece", espero que alguém me possa esclarecer! :P Jp 06:55, 18 Janeiro 2007 (UTC)

Neste caso específico totalmente descabido o pseudo-redirect: o verbete foi solicitado num desses cafés e assim criado. Nunca usei o pseudo-redirect, mas quando as duas coisas (Cirurgia bucomaxilofacial e Cirurgia Buco-Maxilo-Facial) têm o mesmo nome, não há porque se proceder a uma marcação que diz "será que não procura ..." Fiz o redirect... Conhecer Digaê 07:22, 18 Janeiro 2007 (UTC)

Dúvida sobre relevancia!![editar | editar código-fonte]

Existiu em Salvador - Ba um grupo de video amador que fez, e ainda faz, muito sucesso no underground de cinema tanto da bahia como de outros lugares do brasil. Sera que posso abrir uma pagina para esse grupo? o nm eh Oxiuros Filmes. Obrigado

Para verificar a relevância de algo é simples: dê uma rápida pesquisada no Google. Procurando pelo nome do grupo surgem páginas como Adorocinema e youtube, que indicam a possibilidade de haver um artigo para Oxiuros Filmes. Daimore msg 01:53, 21 Janeiro 2007 (UTC)
  • Creio que o Youtube, bem como comunidades no orkut, blogs e quejandas não são referências válidas de notoriedade para absolutamente nada - uma vez que editadas pelos próprio interessados.

Existe uma forma clara de se atestar a veracidade e notoriedade de algo: cite fontes fiáveis; demonstre que o grupo mereceu destaque no que faz (recebeu prémios reconhecidos, por exemplo, em festivais do gênero, indicando links).

Se nada disso existir, o melhor é esperar que o grupo aconteça. Como baiano, e afeito à área cultural do Estado da Bahia, colaborador em tudo de bom que temos em nossa terrinha, devo dizer que nunca ouvi falar desse verme - posto que isso é o oxiúro - fora do âmbito da saúde pessoal... e pública, nalgumas praias... Conhecer Digaê 17:12, 23 Janeiro 2007 (UTC)

Predefinição[editar | editar código-fonte]

As predefinições podem ser criadas por qualquer usuário ou só por um certo tipo de usuários como burocratas e administradores? Der kenner 00:50, 20 Janeiro 2007 (UTC)

Qualquer usuário pode criar predefinições. Mschlindwein msg 01:42, 20 Janeiro 2007 (UTC)

desabilitação de páginas[editar | editar código-fonte]

Eu sei que as páginas só podem ser protegidas definitivamente por administradores e só eles podem editar as páginas protegidas definitivamente. Mas só os administradores podem desabilita-las para a edição de IPs colocando a predefinição {{protegida-ip}}? Der kenner 03:39, 20 Janeiro 2007 (UTC)

Sim, somente admins e burocratas podem proteger páginas, qualquer que seja o tipo de proteção. Nota que a predefinição {{protegida-ip}} não protege a página, apenas avisa que ela foi protegida. Mschlindwein msg 02:18, 21 Janeiro 2007 (UTC)

Substituir artigo[editar | editar código-fonte]

O artigo actual sobre o Vírus do papiloma humano é praticamente uma cópia do que se encontra neste site. Isto constitui um atentado aos direitos de autor, não é assim?

Gostaria de substituí-lo por este que escrevi, mas não sei se há algum procedimento a respeitar em relação à remoção do conteúdo antigo, por isso resolvi não me aventurar e perguntar aqui primeiro! Jp 07:57, 20 Janeiro 2007 (UTC)

Podes remover o conteúdo copiado e colocar conteúdo sem VDA, não esquecendo de colocar um comentário adequado na página de discussão do artigo. Mschlindwein msg 02:20, 21 Janeiro 2007 (UTC)

Português-PT[editar | editar código-fonte]

Boas Para quando uma menção no topo dos artigos a definir se o artigo está escrito em Português-PT, Português-BR, Português-CV, etc.? Sem essa definição, fica muito complicado de perceber, por vezes, se se trata de erro ortográfico ou apenas de outras formas de Português. Fiquem bem mhetrO StaR 13:42, 20 Janeiro 2007 (UTC)

Marcar os artigos não me parece lógico. Caso tenha dúvidas, sempre pode consultar a Tabela de versões da língua portuguesa. Jp 20:24, 20 Janeiro 2007 (UTC)
Sem contar que há artigos onde as duas versões são usadas. Não acho uma boa idéia. Mschlindwein msg 02:21, 21 Janeiro 2007 (UTC)

A tabela deixa muito a desejar, alem disso há expressões nas diferentes variantes da lingua. Eu acho bem uma menção no topo dos artigos. Se o artigo estiver escrito com varias variantes que se metam quais são. Simplifica muito a leitura.

Qual é a dificuldade em perceber qual a variante da língua usada? Penso que já todos estamos minimamente familiarizados com as várias formas do português; ao ler um texto, se existem traços característicos de outra variante, então é nessa variante que está escrito o artigo! Para dúvidas rápidas, a tabela pode dar uma mãozinha, se lá faltam coisas, é só acrescentar.
Na minha opinião a wikipédia deve ser encarada como um projecto que aproxima as comunidades lusófonas, por isso marcações quase xenófobas não fazem sentido, a meu ver. ∴ Jp•msg• 03:11, 29 Janeiro 2007 (UTC)

Bloqueio por nome imprópio[editar | editar código-fonte]

Eu gostaria de saber se um usuário pode ser bloqueado por ter se cadastrado com um nome imprópio como por exemplo:cmcmmxmcmxmxmmxcmxmxm ou palavra de baixo calão. Também gostaria de saber se a política de bloqueio cita esse tipo de situação. Der kenner 22:56, 22 Janeiro 2007 (UTC)

  • A pergunta me parece óbvia, na resposta: sim, no segundo caso, posto que o direito de um termina onde começa o do outro e, sendo este um espaço público, quem desrespeita os demais dando aquilo que tem - posto que apenas damos o que temos - será bloqueado. Quanto a termos inofensivos, não há porque se fazer bloqueio. E creio, honestamente, que boa parte dos Usuários que realmente contribuem aqui e ingressaram com nicks "engraçadinhos", se arrependeram... Portanto, ao juntar no adjetivo "impróprio" dois casos diversos, deve notar que são situações diferentes: uma, não há ofensa, senão a si próprio; a outra, a si e aos demais (palavras de baixo calão). Conhecer Digaê 17:04, 23 Janeiro 2007 (UTC)

Desambiguação - dúvidas![editar | editar código-fonte]

Pretendo fazer uma desambiguação do termo Vivo, que é uma operadora de telemóvel (celular no brasil) e um álbum do grupo Clã (grupo musical).

As minhas dúvidas são as seguintes:

  • Se criar a desambiguação terei que especificar cada termo e redefinir? ex. Passaria a ser Vivo (operadora de celular) e Vivo (álbum de música da banda Clã (grupo musical)?
  • Como redefino o nome da operadora?
  • Aonde crio a página de desambiguação? Não é na página da Vivo (operadora)...

Obrigado Orione 13:06, 23 Janeiro 2007 (UTC)

  • De acordo com o definido em Desambiguação, o localização da página de desambiguação varia consoante a popularidade das opções. Penso que a operadora é muito mais conhecida no Brasil (e outros países) que o álbum dos Clã (que adoro), por isso a página de desambiguação será Vivo (desambiguação), e o álbum ficará em Vivo (álbum). Recomendo que leia a página Desambiguação, e que se aventure! =) ∴ Jp •msg• 14:43, 23 Janeiro 2007 (UTC)

O Jornal Hora H dá-se a conhecer ao mundo![editar | editar código-fonte]

  Tenho a honra de vos apresentar o Jornal Hora H! Sei que o nome não é muito original, mas também, feito por alunos de 13 anos!
  É um jornal de turma em que o objectivo é mostrar que pessoas "minorcas", também conseguem o que os "grandes" conseguem.
  Visitem o blog do Jornal: http://jornalhorah.blogspot.com ou mandem um e-mail para o: jornalhorah@hotmail.com.

--Miguelito 14:27, 23 Janeiro 2007 (UTC)

  • Só um aviso, Aventureirodestemido (que se alcunha por Miguelito): a wiki não é espaço para propagandas, de nada! Por melhores que sejam as intenções, este não é local para isso - e sempre, note, sempre pega muito mal para aqueles que o fazem - e para o que pretendem divulgar...

E fica uma dica: para falar de si e de seus interesses particulares, pessoais, blogs, fotologs, etc, sirva-se da sua página de Usuário... Conhecer Digaê 16:56, 23 Janeiro 2007 (UTC)

Direito ao voto[editar | editar código-fonte]

No artigo wikipedia:direito ao voto esta escritro: Ter a sua primeira contribuição válida há mais de 45 dias antes do início da votação. O que seriam contribuições válidas ?

obrigado Der kenner 15:19, 23 Janeiro 2007 (UTC)

  • Quer dizer que você fez uma edição que não foi revertida - marcando assim o início de sua participação efetiva na Wiki... Note, ainda, que é mister outro requisito: mínimo de 100 edições no domínio principal - ou seja, não basta ter um mês e meio: é preciso ter editado pelo ao menos 100 vezes em verbetes... Abraços, Conhecer Digaê 16:51, 23 Janeiro 2007 (UTC)

Como criar predefinições[editar | editar código-fonte]

Eu gostaria de saber se há um manual na wikipedia que ensine como criar predefinições passo-a-passo. pensei em tentar criar algumas, mas não consigo. Der kenner 22:16, 23 Janeiro 2007 (UTC)

Só achei isso... Ajuda:Guia Prático/Predefinições. --OS2Warp msg 23:46, 23 Janeiro 2007 (UTC)

Obrigado pela ajuda. Der kenner 23:53, 23 Janeiro 2007 (UTC)

Que fazer quando a página é lixo?[editar | editar código-fonte]

Quando a página é visivelmente vandalismo ou pura estupidez o que fazer? Orione 14:12, 24 Janeiro 2007 (UTC)

Olá. Leia esta documentação:

Se continuar com dúvidas não hesite em voltar aqui a este tópico. Cumprs. Lijealso 14:16, 24 Janeiro 2007 (UTC)

Imagem no box de informações[editar | editar código-fonte]

Gostaria de saber por que no box de informação da página de Naruto e de outras páginas de animes e mangás na wikipédia em português não é possível inserir imagens do mesmo modo q no memso artigo da wikipédia da língua inglesa? Alguém poderia me explicar como se faz pra inserir a imagem? Algum truque especial? Fullbaka 10:49, 25 Janeiro 2007 (UTC)

Toda explicação para uso de imagens você encontra aqui Ajuda:Guia de edição/Como usar imagens ---- BDantas msg 00:20, 26 Janeiro 2007 (UTC)
Atenção: esse tipo de imagem representa geralmente violação de direitos autorais, pois a Wikipédia em português segue a política de imagens do Commons, e por isso tais imagens não podem ser usadas aqui. --Mschlindwein msg 00:45, 26 Janeiro 2007 (UTC)

notificação[editar | editar código-fonte]

Caso eu edite diretamente a página de discussão de usuário clicando em editar em vez de mandar a mensagem clicando em +, ele será notificado com a mensagem Você tem novas mensagens?

Obrigado Der kenner 01:51, 26 Janeiro 2007 (UTC)

Qualquer edição em páginas de discussão de outros usuários gerará tal mensagem.--g a f msg 03:05, 26 Janeiro 2007 (UTC)

A mensagem aparece para anónimos também? Der kenner 00:39, 27 Janeiro 2007 (UTC)

Seja qual for a edição, aparece sempre a mensagem. Até mesmo edições de bots (quando corrigem ligações, por exemplo). Só não sei se isso acontece caso se apague a página do usuário ou a respectiva página de discussão (casos raros). O mesmo é válido para anónimos. Mas com estes, é provável que outros anónimos que utilizem o mesmo IP recebam também a mensagem. Ou seja, suponhamos que deixa uma mensagem na página de discussão do IP 200.1.1.1 Sempre que um usuário proveniente desse IP (seja o mesmo ou não) entrar na Wikipédia (não confundir com fazer log-in) irá visualizar a mensagem até que visualize a página de discussão. Em princípio, se esse usuário fechar o navegador e abrir de novo a Wikipédia verá mais uma vez a mensagem. Esta situação cria mal-entenidos entre os usuários anónimos quanto recebem avisos que não são dirigidos a eles, e não vêm a mensagem presente no final das páginas de todos os anónimos (ver por exemplo as letras pequenas no final da página Usuário Discussão:201.5.247.73) Mosca 10:34, 27 Janeiro 2007 (UTC)

Como mudar nome de usuário[editar | editar código-fonte]

Olá

Queria saber se posso mudar meu nome de usuário para outro e como.

Desde já obrigado

HenriqueCB 20:29, 27 Janeiro 2007 (UTC)

Apenas os burocratas podem alterar nomes de usuários. Solicite a algum deles.--g a f msg 20:37, 27 Janeiro 2007 (UTC)

Não concordo com algo escrito.[editar | editar código-fonte]

Olá! O conteúdo em um tópico foi descrito, não de forma errada, pois é um teoria. Portanto cabe interpretação e não verdade absoluta. Não gostaria de apagar e refazer o texto, mas de colocar a minha interpretação. A questão é seria indelicadeza e não deve ser feito ou deve ser aberto um grupo de discussão. A segunda opção é mais democratica e penso que poderia e deveria ser assim. Como proceder?

Um abraço Paulo200.226.186.216 13:07, 28 Janeiro 2007 (UTC)

Falando meramente em termos abstractos (já que não especificou o tema), se mais do que uma interpretação de algo existe, então também merece ser mencionada. Neste caso, acrescente a sua interpretação ao texto, sem contudo apagar a outra interpretação (a menos que seja incorrecta, e que o possa demonstrar com fontes credíveis). Se a alteração que planeia é polémica, seria boa ideia explicar os seus motivos/raciocínio na página de discussão do artigo. ∴ Jp•msg• 13:44, 28 Janeiro 2007 (UTC)

Nunca se esqueça também de que interpretações nunca são pessoais: quando apresentadas, elas devem ser baseadas em fontes reputadas. Cite as fontes.--g a f msg 14:18, 28 Janeiro 2007 (UTC)

Colocar fotos na pagina do Lancia Delta[editar | editar código-fonte]

Como faço para colocar fotos na pagina do Lancia Delta?

Veja em Ajuda:Guia Prático/Imagens.--OS2Warp msg 02:41, 29 Janeiro 2007 (UTC)

Predefinição[editar | editar código-fonte]

Como eu crio uma predefinição? Estou querendo fazer uma predefinição dos times da Segunda Divisão da Inglaterra.

--Simoes mello 01:18, 29 Janeiro 2007 (UTC)

Veja em Ajuda:Guia Prático/Predefinições.--OS2Warp msg 02:41, 29 Janeiro 2007 (UTC)
Esse artigo é muito pequeno e sem explicação, ainda não entendi como fazer... --Simoes mello 19:42, 29 Janeiro 2007 (UTC)

Como faço para adicionar links para uma caixinha que fica à direita do texto sempre? No caso seria a caixinha verde que fica em Sexualidade, com as seções e tudo mais ali. Obrigado.

O artigo Sexualidade utiliza a predefinição {{Sexualidade}}, é esta que deve ser editada. (não se esqueça de assinar as mensagens!) Boas contribuições! Eduardo Pinheiro 11:58, 29 Janeiro 2007 (UTC)

Muito obrigado! Caesar2k 13:19, 29 Janeiro 2007 (UTC)

Foto do Dia "Estriagem"[editar | editar código-fonte]

Acredito que o termo correto para este tipo de usinagem é "recartilhado". Andre andre.costaesilva@gmail.com

Erro no sistema da wikipedia?[editar | editar código-fonte]

Eu tentei fazer um redirecionmento para o artigo que criei. O nome do redirect era revista da folha, mas o redirect não aparece como redirecionamento e sim como uma Página.

Eu escrevi isto:

#redirect [[Revista da Folha]]

Mas quando eu tentava usar o redirect eu apenas via isto isto e não era levado para o artigo:

1. Redirect Revista da Folha

Alguém pode me ajudar a consertar este redirect. Der kenner 23:30, 29 Janeiro 2007 (UTC)

Você deve ter entrado na página http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Revista_da_folha&redirect=no e não em http://pt.wikipedia.org/wiki/Revista_da_folha. — Łυαη fala! 23:37, 29 Janeiro 2007 (UTC)

Já não sou novato faz tempo, mas tô precisando de uma ajuda. Em Wikipedia:Livro de estilo/Cite as fontes está muito difícil de se compreender! P.e., na seção "Sites da Web (não de periódicos)", tem o seguinte exemplo:

  • Gates, B. & Ballmer, S. (1998). Homepage do Defensor do Código Aberto

(http://www.opensource.org/halloween/halloween1.php). Salvo em 5 de Agosto de 2003.

A única explicação sobre esse exemplo é:

Os dados entre parênteses devem ser a data/ano em que o documento foi criado, ou editado pela última vez; deve ser omitido se não puder ser determinado.

E o resto?

  • O que significa "Gates, B. & Ballmer, S."? Imagino que seja o autor, tou certo? E se o sítio não falar o autor, o que fazer?
  • "(1998)", pela explicação seria a data (ou somente o ano) em que o documento foi criado ou editado pela última vez, podendo ser omitido quando não se souber.
  • "Homepage do Defensor do Código Aberto" seria o título que aparece no topo da página? Como "Wikipedia:Café dos novatos - Wikipédia - Microsoft Internet Explorer" (tirando o nome do navegador, claro, né?).
  • "(http://www.opensource.org/halloween/halloween1.php)" a URL, o endereço eletrônico da página, correto?
  • "Salvo em 5 de Agosto de 2003."? Salvo o que? O que isso significa?

Bem que poderia tomar como exemplo uma página da internet que exista… Ajudaria bastante! E isso só é em uma seção! Imaginem as outras!!!

Alguém responde essas perguntas, p.f.? — Łυαη fala! 23:32, 29 Janeiro 2007 (UTC)


Ficaria mais fácil se disseste qual o sítio que queres citar, mas em geral estás correto. Quando não há um autor podes omitir também e o "salvo" eu entendo como "acessado em", segundo me parece, uma tradução melhor de Retrieved. Ou seja, se não tiveres o autor da página — sem que seja um artigo de períodico — podes citar o título da página como url e a data de acesso. Por exemplo, Wikipédia. [Café dos novatos]. Acessado em [[1 de fevereiro]] de [[2007]]. Ou seja, Título do site. Título da página em itálico e com url. Data de acesso. E um exemplo prático aqui — embora eu tenha deixado primeiro o site e depois o nome do artigo.
O importante nas referências é facilitar o trabalho de alguém que esteja procurando a informação colocando a referência o mais precisa que puderes. - Jota Morais 19:28, 1 Fevereiro 2007 (UTC)

Como inserir um link de edição parcial[editar | editar código-fonte]

Boa tarde, Não consigo perceber como inserir os links de edição parcial (link editar sobre as linhas horizontais no lado direito). Alguma dica?

Obrigado.Rui ValenteRui Valente 18:08, 30 Janeiro 2007 (UTC)

Não entendi bem o que esteja solicitando. Tem disponível a tag {{Parcial}} --OS2Warp msg 20:39, 30 Janeiro 2007 (UTC)

Também não sei bem se entendi, mas acho que não é bem o que o OS2 tentou responder... Creio que você esteja se referindo aos links que aparecem quando inserimos títulos, certo? Para isto, utilize-se da marcação == título ==.--g a f msg 21:19, 30 Janeiro 2007 (UTC)


Sim, são esses links... não tinha percebido que eles não aparecem quando se faz previsão de página. Quando publiquei o artigo apareceram normalmente. Obrigado. Rui Valente 18:52, 31 Janeiro 2007 (UTC)

desambiguição[editar | editar código-fonte]

A banda brasileira Zero tem uma página na wikipedia em ZERO (banda). Eu gostava de escrever um artigo sovre a banda portuguesa dos anos 80, Zero. Assim surgem-me dúvidas quanto ao nome a dar á página. Existe também duas bandas portuguesas de nome Ovo que dão origem ao mesmo problema. Já fora do tema, o nome não devia ser em minusculas? Flip 18:49, 31 Janeiro 2007 (UTC)

Se o nome original é em minúsculas, o artigo aqui deve seguir essa regra. Quanto ao nome adequado para homônimos, sugiro "Zero (anos 80)". Na verdade o nome não é tão importante assim, pois quem procurar pela banda vai procurar "zero" e deverá cair no artigo zero, onde existe a indicação para a página de desambiguação correspondente, onde deverás dar entrada do nome que escolheste. Usa tua imaginação. --Mschlindwein msg 23:29, 1 Fevereiro 2007 (UTC)

redireccionar de artigo noutra lingua[editar | editar código-fonte]

estive a traduzir um artigo do ingles e agora queria que nesse artigo redirecionasse para a tradução em portugues como faz para as outras todas, tenho q ir editar o artigo no ingles? Nunobimbo 04:23, 1 Fevereiro 2007 (UTC)

Consulta por favor Ajuda:Guia de edição/Interwikis para os detalhes e procedimento adequado. Mschlindwein msg 10:46, 1 Fevereiro 2007 (UTC)

Como por cor nas letras[editar | editar código-fonte]

Quando tentei escrever a minha assinatura, tentei vários códigos de cor e nenhum funcionou; continuava a mostrar o código ao mesmo tempo da assinatura. Alguém me pode dizer que código devo usar? HoMoPhoBicGay 09:50, 1 Fevereiro 2007 (UTC)

Sugiro que faças como eu. Uma assinatura sóbria é bastante eficaz e não ocupa muito espaço. --Mschlindwein msg 23:30, 1 Fevereiro 2007 (UTC)

Mas se eu não quiser usar uma assinatura sóbria como é que faço? HoMoPhoBicGay 09:00, 8 Fevereiro 2007 (UTC)

Veja Ajuda:Guia_de_edição/Assinar#Personalizar_a_assinatura. Não se esqueça de alterar a forma de exibição da assinatura em suas preferências, marcando a caixa "Assinatura sem atalho automático" Cralizemsg 11:55, 8 Fevereiro 2007 (UTC)

Olá ...

Aqui estou eu, mais uma vez, prestes a fazer uma pergunta que me parece meio idiota! Aqui vai:

Qualquer usuário (por exemplo: eu) pode saudar os novos com mensagem de boas vindas, ou isso é reservado, por exemplo, aos administradores?

Cumprimentos a todos... Belanidia Olá! 18:14, 1 Fevereiro 2007 (UTC)

Qualquer usuário pode colocar a msg de boas-vindas aos recém chegados. Coloque a msg sempre na página de discussão e não na página pessoal do usuário. Use as tags {{bem vindo}}--~~~~ ou {{bem vindo ip}}| --~~~~.conforme for o caso. --OS2Warp msg 18:36, 1 Fevereiro 2007 (UTC)
Obrigada! Belanidia Olá! 20:16, 1 Fevereiro 2007 (UTC)

Boas, pelos vistos adicionar imagens aqui só pelo Commons... Eu gostava de adicionar a capa do CD Gothic Kabbalah mas acho que isso não é permititdo nos Comuns... Alguém me pode elucidar se isso é possível ou não? Murdoc 22:46, 1 Fevereiro 2007 (UTC)

As capas de CD não podem serem utilizadas pois elas estão protegidas por copyright. Temos uma secção inicial sobre este assunto em: Wikipedia:Política de imagens.--OS2Warp msg 23:23, 1 Fevereiro 2007 (UTC)
Obrigado pela resposta... É estranho que na wikipedia inglesa isso seja possível (ver mesmo artigo), mas aqui não, até porque dá logo outro aspecto ao artigo ter a capa do CD incluído... Mas "dura lex sed lex"... Murdoc 10:58, 2 Fevereiro 2007 (UTC)
A Wikipedia em inglês tem regras de uso de imagens, diferense da Wikipédia lusófona. Estistem dois movimentos de idéias: Contra o Fair-Use e Campanha Fair-Use, mas foi adotado por votação o uso de imagens sem qualquer restrição Wikipedia:Votações/Revisão do uso do Fair Use na pt.wikipedia --BDantas msg 11:23, 2 Fevereiro 2007 (UTC)
Confesso que fiquei ainda mais confuso, pois reparei que o movimento do Fair Use (que supostamente permitiria usar capas de CDs e afins na Wikipedia) tem mais adeptos (107) que o contra (98)... Imagino que no momento em que a votação foi oficial acontecia o contrário, mas não pretendo relançar o debate, até porque não tenho direito de voto... No entanto, continuo a achar que é melhor para os olhos e para quem consulta a wikipedia que ai ver um artigo sobre um CD tenha lá a capa respectiva Murdoc 16:56, 2 Fevereiro 2007 (UTC)
Todos concordamos que adoptar o fair use seria muito melhor em termos visuais, mas o problema é que as leis no Brasil e em Portugal (possivelmente também em outros países lusófonos) não o permitem, ao contrário da lei americana. (Ver Usuário:Mschlindwein/Fair use para a opinião de um advogado)
Jp•msg• 17:05, 2 Fevereiro 2007 (UTC)
Bom se é esse o motivo não há nada a fazer... Murdoc 21:16, 2 Fevereiro 2007 (UTC)

Links externos ou Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Já vi páginas com "Ligações Externas" e outras onde essa secção se chama "Links externos". Isto não devia ser uniformizado? Tenho usado a primeira, faço bem? E já agora, usa-se sítio ou site? Murdoc 21:54, 2 Fevereiro 2007 (UTC)

Use sempre {{Ligações externas}} ou {{links}}. Vai sempre obter Ligações externas. --OS2Warp msg 00:11, 3 Fevereiro 2007 (UTC)
Obrigado pela resposta Murdoc 18:47, 3 Fevereiro 2007 (UTC)

Bloqueio ao salvar página - Spam[editar | editar código-fonte]

Boa tarde a todos,

Ao (tentar) salvar as alterações que fiz no artigo Ernst Ludwig Kirchner, estas foram bloqueadas pois existe, nesse artigo, uma ligação externa para um blog. Que fazer nestes casos ? Apagar essa ligação externa ? Obrigado, Carlos 12:28, 3 Fevereiro 2007 (UTC)

Eu removi a ligação externa. Devem ter colocado este link em Spam_blacklist por ser considerado um spam. Casos assim é necessário remover o link pois a edição não é salva.--OS2Warp msg 17:00, 3 Fevereiro 2007 (UTC)

Gostaria de saber quanto tempo é nescessario para que a editcount seja a(c)tualizada e, quanta vezes por dia ela é a(c)tualizada. Der kenner 18:08, 3 Fevereiro 2007 (UTC)

O Editcount é um programa de terceiros. As vezes está indisponível. No caso da Wikipédia lusofona, parece se atualizar com frequência pelo que pude observar pelas minhas edições.--OS2Warp msg 23:40, 3 Fevereiro 2007 (UTC)

Criei meu artigo mas não aparece no Google[editar | editar código-fonte]

Pessoal,

criei um artigo biográfico.Aparentemente consegui vencer todas as etapas porém, em sites de procuar como Google o artigo não aparece e qaundo uso a busca aí do lado esquerdo do video, dentro do Wikipédia també não aparece.

Demora ou deixei de fazer alguma coisa?

Abraços, Sean Collins 22:24, 3 Fevereiro 2007 (UTC) Sean Collins

É, demora para o Google atualizar. A Wikipédia as vezes demora um pouco para também se atualizar. --OS2Warp msg 23:48, 3 Fevereiro 2007 (UTC)

Não aparece o campo [Editar] nem no meu comentário!!![editar | editar código-fonte]

Sean Collins 22:46, 3 Fevereiro 2007 (UTC)Sean Collins

Feche seu navegador e o reabra novamente ou recarrege novamente a página que está editando.--OS2Warp msg 23:52, 3 Fevereiro 2007 (UTC)

Trabalho de area de projecto[editar | editar código-fonte]

ola! eu gostaria de saber coisas sobre ambiente, separação do lixo,etc. se me podessem ajudar agradecia. obrigado ass.Area de Projecto

Se não obtém material suficiente e de qualidade na Wikipédia, poderá tentar usar o Google para pesquisar pela Internet.--OS2Warp msg 20:59, 5 Fevereiro 2007 (UTC)

O querem dizer os números verdes e vermelhos ao lado das edições ...[editar | editar código-fonte]

... na lista de artigos vigiados ??? --Maria Brasileira 02:56, 6 Fevereiro 2007 (UTC)

Os números aparecem para todos nas Mudanças recentes. Verdes significam que foi adicionado texto. Vermelhos significam que foi removido texto. O verde e o vermelho poderão ser mais intensos se, muito texto for adicionado ou removido, respectivamente.--OS2Warp msg 03:01, 6 Fevereiro 2007 (UTC)

Olá, Gostaria de estar tirando algumas dúvidas sobre fonemas:

Como todos sabem, fonema é a unidade sonora mínima que estabelecem distinção entre vocábulos de uma lingua, correto? Nem sempre a quantidade de fonemas é igual a quantidade de letras.

EX: cara /kARA/= 4 letras e 4 =fonemas


Acontece que existem palavras que não sei a representação, como: honestidade - /'ONESTIDADE/ O H é representado pelo apóstofo?assessoria - /AS'ES'ORYA/ Tá certo?

acessório - /ASES'ORYO/ E o acento do O, coloca?

complexo - /CÕPLEKSO/

extinguir - /ESTYGY/ Tem o til em cima do 1º Y?

quente - /K'ÊTE/

manhoso - Não sei fazer

obsessão - Não sei faer por causa do ão

obcecado - /OBSEKADO/

Talvez encontre o que procura em Alfabeto fonético internacional. Ozalid 14:55, 7 Fevereiro 2007 (UTC)

Adicionar conteúdo de artigo já na Wikipedia só que em outro idioma[editar | editar código-fonte]

Se, por exemplo, existir uma wikipágina sobre algum assunto em Inglês e não em português. Posso eu copiar alguns trechos e utilizar na página em português? Quando os arquivos estão na Wikipedia a licença é GNU, certo?

Obrigado. =)

Eu acho que não há problema, aliás, já passei por artigos que são uma cópia do que está na página em inglês... Mas posso estar errado Murdoc 22:39, 7 Fevereiro 2007 (UTC)
Sim, é possível e permitido, desde que alguns procedimentos simples sejam seguidos. Veja Ajuda:Guia de tradução para informações detalhadas. Cralizemsg 23:55, 7 Fevereiro 2007 (UTC)
Sim, todo texto de outra Wikipédia pode ser copiado e traduzido aqui. Cuidado, no entanto, com as imagens: a política de imagens é diferente de uma Wikipédia para outra, e imagens aceitas em uma Wikipédia podem não ser aceitas aqui. Mschlindwein msg 00:28, 8 Fevereiro 2007 (UTC)

Como se cria uma predefinição, tabela e userbox? E como se usa/se dá bem/ com os códigos fontes e o que significa bgcolor, alygncenter, font color, e etc e tal? Eduardo Pazos

Para criar uma predefinição,crie um artigo que começe com Predefinição:nome da página. e escreva nessa página o conteúdo na predefinição.Para inserir ela em uma página,adicione {{Nome da predefinição}}

Para fazer tabela,consulte Ajuda:Guia de edição/Usar tabelas

Para criar uma userbox,tente ir á uma página de userbox existente,abrir a aba editar,copiar o conteúdo e criar a página Wikipedia:Userbox/Nome da sua Userbox.Cole o conteúdo,modifique de acordo com suas preferências e pronto!! Para adicionar a sua Userbox numa página, insira {{Wikipedia:Userbox/Nome da sua userbox}}

Marcelo A. 22:54, 10 Fevereiro 2007 (UTC)Marcelo A. deixar mensagem

Família Jolie-Pitt[editar | editar código-fonte]

Querem deletar os artigos relacionados à família Jolie-Pitt (Maddox Chivan, Zahara Marley e Shiloh Nouvel). Podem conseguir isso?!

Claro que sim! Aqueles artigos não tem nehuma relevância enciclopédica. Veja a mensagem na sua Página de discussão. Concerteza serão apagados, Veja os votos. Der kenner 17:04, 10 Fevereiro 2007 (UTC)

Posso usar HTML em vez dos códigos da wikipédia?[editar | editar código-fonte]

Eu to quase desistindo de participar da wikipedia. Nao consigo usar esses codigos (tipo o de link, adicionar fotos principalmente). Pra colocar um link posso usar <a href=...></a>? E para qualquer outro comando tbm pode usar html?

Outra pergunta: Os títulos nao podem ser coloridos?

A Wikipédia apenas apresenta fotos que estiverem carregadas no Commons, pelo que não serve de nada usar HTML. Por outro lado, o "código" da Wikipédia é processado pelo software de forma a criar todas as ligações entre páginas, categorias, entre projectos de diferentes línguas, e muito mais. Se usasse HTML para isso iria perder muito do que a Wikipédia é.
Por outro lado, títulos coloridos por favor não. Dê uma olhada no Wikipedia:Livro de estilo para mais informação. -- Rui Malheiro 00:02, 12 Fevereiro 2007 (UTC)

Em outras palavras: evite usar html o máximo possível. Normalmente ele só é utilizado em casos como "div", "strike", etc.--g a f msg 23:28, 12 Fevereiro 2007 (UTC)

Coma configurar o JVM?[editar | editar código-fonte]

ligação externa


Instalei o JVM no meu computador mais toda vez que tento compilar o famoso "Hello world" (Alo mundo) que é o ponto de partida para todo aprendiz que se presa, surgem a seguinte mensagem: "javac não é reconhecido como um comando interno ou externo, programa operacional ou arquivo de batch", não sei como resolver este problema, gostaria que alguem se possivel me ajudasse, sou novato na ária, talvez pareça absurdo alguem com tão pouco conhecimento como eu queira estudar Java, deveria começar com Pascal, mas parece que Pascal já esta em decadêmcia e eu já passei dos 40 e já não disponho de muito tempo para aprender uma linguagem para depois aprender outra, sendo assim quero encarar este desafio.

Raimundo N Sodré

railu89_sodre@yahoo.com.br

sou o mesmo autor de um texto que pode ser apagado[editar | editar código-fonte]

como posso tentar publicar na Wikipédia um texto meu, diferente daquele que escrevi para a revista Aventuras na História, de fevereiro,

estou tentando publicar o artigo "A Revolta da Cachaça" ou já que é o mesmo título da reportagem que escrevi na revista Aventuras na História, gostaria de publicá-lo como a "A Revolta de 1660-1661", se não for possível, como eu faço para apagar o artigo do Wikipédia?

agradeço se alguém me ajudar,

Se foi você o autor do texto e não cedeu os direitos autorais ( para falar a verdade, não sei se são esses mesmo, o importante é que os direitos sejam seus), pode publicá-los na Wikipédia, claro provando que é você o autor deste. Thiago R Ramos disc 23:34, 12 Fevereiro 2007 (UTC)

pesquisa de fotodiodo[editar | editar código-fonte]

preciso de uma pesquisa detalhada sobre foto diodo como surgiu em que é aplicado atualmente e quais outras possibilidades de aplicações por favor muito obrigado!

  • A wikipédia é uma Enciclopédia on line, e não sítio de consultas... podes colocar um pedido aqui, mas isso não significa que alguém vá fazer um verbete, posto que todos aqui contribuímos com o que queremos, quando queremos e se queremos... além, claro, se o sabemos.

De logo fica-nos o desejo de que possa encontrar o objeto de vossa pesquisa e, ao depois, possa partilhar desse conhecimento para que outros, de futuro, não passem por este vosso mesmo dilema. Cordialmente, Conhecer Digaê 16:45, 15 Fevereiro 2007 (UTC)

Quanto tempo em média o artigo novo aparece nas buscas?[editar | editar código-fonte]

Caros,

Quanto tempo a Wikipédia leva para "liberar" um artigo para os mecanismos de busca? Quero escrever outros artigos, mas estou desestimulado pois não vejo meu esforço disponível para outras pessoas.

Ém tempo: é normal toda vez que entro, o Wikipédia pedir minha senha e quando eu corretamente forneço, ele diz que a senha é inválida?


Abraços ~~Sean Collinso comentário precedente não foi assinado por Sean Collins (discussão • contrib.)

  • Liberar: costuma ser instantaneo ou minutos
  • Nao, nao é normal: deve ter posto a senha errada! Muriel 12:27, 13 Fevereiro 2007 (UTC)
Caso se refira a motores de busca externos como o Google e similares, pode demorar algum tempo, provavelmente dias ou semanas. Isso depende do en:Web crawler do Goggle e não da Wikipédia. Mosca 12:44, 13 Fevereiro 2007 (UTC)

Artigo sobre René-Victor Pilhes[editar | editar código-fonte]

Escrevi um pequeno texto sobre o escritor francês René-Victor Pilhes, que aparece na lista de escritores franceses, mas o artigo nunca aparece na busca, o único meio de chegar a ele é através do link na página da lista de escritores. Gostaria de saber por que isso acontece?

Os artigos novos aparecem em pesquisas com o motor de busca interno da Wikipédia 36 a 72 horas após a criação do artigo. Mosca 12:35, 13 Fevereiro 2007 (UTC)

Ola, como é ke eu posso colher informação, sintética sobre 3 ou 4 filosofos, pois só tenho o 9º e nunca dei Filosofia na minha vida e precisava de, em 2 meses, ter toda a informação básica de 4 filosofos, para poder fazer o exame para a entrada na faculdade Maiores de 23 (antigo ADOC). Muita obrigada o comentário precedente não foi assinado por Teresa Loureiro (discussão • contrib.)

Administração[editar | editar código-fonte]

Até Onde podemos entender a administração? Onde cada um tem o seu jaito de administrar... o comentário precedente não foi assinado por João Hugo (discussão • contrib.) Lijealso

  • Cada um tem seu "jeito", é verdade, mas pode começar a compreensão de que existem muitas regras para exercer esse jeito aqui. Espero ter ajudado. Conhecer Digaê 16:29, 15 Fevereiro 2007 (UTC)

Ajuda - tradução de artigos[editar | editar código-fonte]

Ainda não ententi como posso traduzir artigos da Wikipedia em outras línguas para a Wikipedia em português; Devo pedir permissão? E a quem? Não sei por onde começar...o comentário precedente não foi assinado por 200.199.73.218 (discussão • contrib.)

Não é necessário pedir permissão. Todas as Wikipédias usam a mesma licença. No entanto convém ter algum cuidado em ver se o texto a traduzir não é uma cópia de outro local. Se o artigo não estiver wikificado, é sinal que foi feito um "copy"-"paste" e é muito provável que seja uma cópia de um site, infringindo os direitos de autor. Recomendo a leitura de Ajuda:Guia de tradução. —Mosca 07:50, 15 Fevereiro 2007 (UTC)

Páginas de Usuário[editar | editar código-fonte]

Sei que a Wikipédia não é lugar para divulgar projetos pessoais, mas eu poderia colocar na minha página de usuário um link para um site de resumos em que também estou fazendo algumas contibuições? A propósito, se o meu nickname tiver alguma história, sendo mais específica o meu nome é o nome de um desenho educativo, eu posso colocar a história dele na minha página de usuário? Carmem SanDiego 16:04, 15 Fevereiro 2007 (UTC)


A página de usuário é justamente para falar de si mesmo. Em nenhum outro lugar temos esse "direito". Portanto, se o link é do vosso interesse, nada obsta seja colocado. quanto a falar da Carmem, seria muito melhor que pudesse editar o verbete... Carmen Sandiego, e pode tomar por base a en:Carmen Sandiego. Esperando haver esclarecido, Conhecer Digaê 16:25, 15 Fevereiro 2007 (UTC)

Predefinições de aviso[editar | editar código-fonte]

Para crai uma predefinição de aviso para ser colocada em páginas de usuário como {{av1}} e {{não assine}}, eu tenho que pedir alguma permissão ou colocar a predefinição em votação?

Der kenner Hallo!

Para criar uma não é necessário pedir permissão ou colocar para votação. Alguns usuários até têm predefinições desse tipo alojadas em sub-páginas de usuário, mas julgo se preferível colocá-las no domínio Predefinição. Caso queira alterar alguma das que referiu, se a alteração for substancial, convém fazer primeiro uma proposta e perguntar à comunidade, pois elas são usadas por muitos usuários. Mosca 07:50, 15 Fevereiro 2007 (UTC)

Como fazer para indicar que um artigo carece de fontes?[editar | editar código-fonte]

Olá

Sou um novato no sistema de edição da Wikipédia. Encontrei um artigo referente à cidade Mato-Grossense de Amambaí e verifiquei que o mesmo, além de estar escrito em primeira pessoa, está repleto de observações pessoais. Está claro que o artigo merece uma total reestruturação, pricipalmente para deixá-lo impessoal, portanto, de acordo com as regras desta enciclopédia.

Por não possuir tempo disponível para realizar tal tarefa no momento, decidi apenas indicar que o mesmo carece de fontes.

No entanto, percebi que não sei fazer isso. Enfim, como faço para adicionar a chave "carece de fontes" no meio ou ao final de uma frase?

Desde já agradeço.

Rodrigo Tonus 18:01, 16 Fevereiro 2007 (UTC)

Alô Rodrigo. Use {{Sem fonte}}. Cuide-se. John André 18:08, 16 Fevereiro 2007 (UTC)

  • Mas primeiro certifique-se de que: a informação é dúbia, ou seja, ela não obtém resposta, se feita uma consulta (pode ser em livros ou em pesquisas do google); Veja, ainda, se o próprio verbete não possui um item como Referências, Ligações externas ou mesmo Fontes... finalmente, pode ser que o verbete tenha sido traduzido de outra interwiki, e o tradutor, por comodismo, não "importou" as fontes citadas por lá...

É trabalhoso, mas menos do que dar um parecer de falsidade a algo para o qual não se averiguou a veracidade - ou seja, a maioria das informações não têm fontes explicitamente citadas no bojo do verbete, mas podem ser aferidas por qualquer dos meios antes citados...

Esperando haver esclarecido, Conhecer Digaê 21:14, 18 Fevereiro 2007 (UTC)

Cancelamento de registro de conta[editar | editar código-fonte]

Olá, fiz o registro como usuário do wikipedia, mas por motivos pessoais gostaria de cancelar minha conta. Como devo proceder? Desde já, origado. André Poyart 19:42, 16 Fevereiro 2007 (UTC)

Não temos acesso ao software do MediaWiki para apagar o seu registro. Apenas deixe de utilizar a sua conta.--OS2Warp msg 15:14, 18 Fevereiro 2007 (UTC)

Ligações internas[editar | editar código-fonte]

Tem como eu fazer uma ligação diretamente para um item de uma página? Eu queria fazer uma ligação para "álcoois primários" que é um item da página "álcool", tem como fazer um link para o usuário entrar direto no item "álcois primários"? Jesiel Ternero 19:49, 16 Fevereiro 2007 (UTC)

Tem. Mas porque quer fazer isso ? O artigo é o primeiro da Categoria:Alcoóis. --OS2Warp msg 15:22, 18 Fevereiro 2007 (UTC)
  • A forma é a seguinte: [[Álcool#Álcoois Primários|Alcoóis Primários]]. Outra forma: [http://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%81lcool#.C3.81lcoois_Secund.C3.A1rios Alcoóis Primários]. E já que surgiu isso, por que o acento sofreu essa transmigração? Argh! Aproveita e conserta isso! Conhecer Digaê 18:48, 20 Fevereiro 2007 (UTC)

Logo da Wikipedia[editar | editar código-fonte]

Eu posso modificar o logotipo da wikipedia e carregar o logotipo modificado no commons?Eu achei este logotipo modificado. O logotipo da wikipedia é livre para ser modificado?

Der kenner Hallo!

O logotipo da Wikipédia não é livre, assim como todas as marcas pertencentes à identidade visual da Fundação Wikimedia. Seu copyright, assim como o trademark pertence à Fundação, sendo que tais logotipos são os únicos não-livres cuja hospedagem no Commons é permitida. Porém, a Fundação permite trabalhos derivados dos logotipos desde que sejam úteis para os projetos e desde que o copyright seja também transferido à Fundação. Ou seja, qualquer trabalho feito por você em algum logotipo automaticamente passa a ser possuído pela Fundação. Há, em algum lugar do Commons e do Meta, regras próprias para isto mas não consigo encontrá-las agora. Procure algum dos administradores de lá.--g a f msg 17:40, 18 Fevereiro 2007 (UTC)

Como posso utilizar o Wikipédia para postar soluções de problemas matemáticos?[editar | editar código-fonte]

Olá. Certa vez, eu vi um problema matemático cuja solução foi postada num endereço de domínio do Wikipédia. O interessante é que ele não estava como um artigo enciclopédico: parecia estar num lugar reservado do usuário que o postou. Alguém pode me ensinar o mesmo procedimento? Eu, equivocadamente, postei um problema na forma de artigo, e o mesmo será removido... Qualquer ajuda será muito bem-vinda! Daniel Hartmann 17:18, 18 Fevereiro 2007 (UTC)

Refere-se a este artigo?

http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Circunfer%C3%AAncia_tangente&oldid=5017244

Se sim, tenha em atenção o seguinte:

A wikipédia é um repositório de artigos que estão formatados num estilo enciclopédico. Esse artigo não é cabível, tal como está, num artigo de uma enciclopédica. Um artigo desse tipo caberia no nosso projecto irmão, o WikiLivros, que tem como função a elaboração de livros e textos didáticos. Lá, existem livros de assuntos relacionados com geometria, matemática e afins, e alguns deles, tendo uma componente didáctica, possuem módulos que apresentam problemas a serem resolvidos, com vista a aferir e avaliar os conhecimentos dos leitores.

Aconselho que crie uma conta no wikilivros se desejar continuar a elaborar textos como o referido acima. Peça ajuda por lá. Certamente lhe saberão guiar.

Poderá continuar, claro, a colaborar por aqui, mas tendo em atenção que os artigos de uma enciclopédia devem ser elaborados no estilo próprio. Lijealso 17:31, 18 Fevereiro 2007 (UTC)


Muito orbigado pelo auxílio! O problema do qual eu falei está disponível neste link. Você sabe como escrever dessa maneira? Daniel Hartmann 18:38, 18 Fevereiro 2007 (UTC)

A pergunta é como escrever fórmulas matemáticas no software mediawiki (que suporta, por exemplo a wikipédia)?

Se sim, tem aqui um manual:

http://pt.wikibooks.org/wiki/Ajuda:Marca%C3%A7%C3%A3o_TeX

Entretanto o artigo que escreveu na wikipédia foi eliminado por ter sido considerado impróprio para uma enciclopédia.

Se desejar recuperar a informação que estava no artigo para o colocar, por exemplo, no WikiLivros, diga-me que lhe passarei essa informação. Lijealso 19:10, 18 Fevereiro 2007 (UTC)

Lijealso 19:10, 18 Fevereiro 2007 (UTC)

Desculpe-me Lijealso. Eu expressei-me erroneamente. O que quero saber é onde exatamente o usuário postou aquele problema. Ele não parece estar dentro da Wikipédia, mas sim em algum lugar particular do usuário... eu não sei ao certo. Olhe: o link é http://wiki.firer.info... e não http://pt.wikipedia.org...

Daniel Hartmann 19:22, 18 Fevereiro 2007 (UTC)

Sem saber o nome do usuário torna-se um pouco difícil encontrar essa informação :( Lijealso 19:30, 18 Fevereiro 2007 (UTC)

O nome do usuário é firer (sendo que não me recordo ao certo se a inicial é maiúscula ou minúscula).

Daniel Hartmann 20:16, 18 Fevereiro 2007 (UTC)

Aqui na Wikipédia existe um usuário com esse nome. Veja a página de contribuições dele:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Especial:Contributions/Firer

Lijealso 20:24, 18 Fevereiro 2007 (UTC)

Gostaria de saber qual o significado da palavra ÍSTMICO em Geografia!

Era importante saber o contexto, mas, à partida, parece o adjectivo de Istmo. Ozalid 14:47, 19 Fevereiro 2007 (UTC)
ístmico
   do Gr. isthmikós
   adj.,
       relativo ou semelhante a istmo, e excepcionalmente ao Istmo de Corinto;
   s. m.,
       (no pl. ) jogos que se celebravam de três em três anos no Istmo de Corinto em honra de Neptuno.

Saudações, Mschlindwein msg 14:58, 19 Fevereiro 2007 (UTC)

dúvida em relação as imagens[editar | editar código-fonte]

como transporto imagens do pc do para os textos da wikipédia? grato Scalopius 19:15, 20 Fevereiro 2007 (UTC)

Já leste Ajuda:Guia de edição/Como usar imagens? Mschlindwein msg 19:55, 20 Fevereiro 2007 (UTC)


Foto na Página de Usuário[editar | editar código-fonte]

Olá para todos, se puderem me respondam uma pergunta : Como posso colocar uma foto na minha página de usuário.Tentei por clicando em "FOTO ANEXA", na barra de ferramenta para edição, eu pûs um link da página do Commons. Gostaria de ilustrar os assuntos que estou escrevendo e mostrar uma imagem que ajude no entendimento do que eu digo.Ajudem-Me.

Tente ler atentamente a seguinte página e siga as instruções: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ajuda:Como_carregar_ficheiros_no_Commons

Se continuar com dúvidas volte aqui. Lijealso 17:36, 21 Fevereiro 2007 (UTC)

Eu gostaria de criar um portal e o exemplo na página que fala sobre eles não foi muito claro... Eu gostaria de saber se existe um modo e como poderia ser feito: para que apareça no meu portal os artigos a melhorar, com problema, para fusão, etc... Eu preciso localizá-los e inserí-los um a um ou existe uma forma de inserir um código que localize todos os artigos que tenham a ver com o assunto do meu portal e que estejam nessas condições? Rafael Saad

Por que Portugal tem mais prioridade?[editar | editar código-fonte]

A maneira de falar português de Portugal está recebendo prioridade aqui na Wikipédia. Muitos artigos têm palavras escritas de formas estranhas como por exemplo "correCto" e acentuação inadequada como "bÓnus", e às vezes aparecem palavras diferentes para definir algo tão comum como Desporto e Banda desenhada. Este último nome é uma piada. O pior é que esses nomes são os títulos do artigo. O correto seria priorizar o português brasileiro, porque a população brasileira é muito maior que a população portuguesa. Só a cidade de São Paulo tem mais pessoas do que Portugal. Supondo que a metade da população brasileira viva na miséria e sem condições para entrar na internet, a parte que pode entrar pode ser 10 vezes maior que a população portuguesa inteira. Como a maioria dos usuários da Wikipédia na língua portuguesa são brasileiros, o mais correto seria dar prioridade aos brasileiros. 200.141.31.154 02:45, 24 Fevereiro 2007 (UTC)

De brasileiro para brasileiro, leia isto que faz parte das coisas a não fazer na WikipediaEcont 02:59, 24 Fevereiro 2007 (UTC)

Caro anônimo: a Wikipédia não é lugar para atitudes xenofóbicas e retrógradas como a sua.--g a f msg 05:00, 24 Fevereiro 2007 (UTC)

Fanfiqueiro:A mim incomoda-me é o português do brasil ser muito mais usado, acho que deviam identificar artigos escritos em português do brasil ou de Portugal

Por favor leiam Wikipedia:Versões da língua portuguesa.--g a f msg 20:24, 24 Fevereiro 2007 (UTC)

O maior erro é achar que o português é a língua do Brasil. Na França já se considera que o idioma falado no Brasil é o "brésilien" (brasileiro), só os brasileiros ainda não enxergam isso... As diferenças já são bem significativas a nível oral, apesar de não parecerem tantas na escrita. Errado novamente quem escreveu o texto sobre as Wikipedia:Versões da língua portuguesa e colocou no mesmo saco o português europeu e o africano (colocando novamente todos os países da África que falam português num outro grande saco)... As diferenças entre a língua falada em Portugal e Moçambique, por exemplo, são tão distintas quanto as diferenças entre o português americano e o europeu... Pra finalizar: esquentar a cabeça com um correcto/correto é bobagem, mas não levar em conta as diferenças linguísticas entre nações tão distintas, é burrice... Rafael Saad 26 Fevereiro 2007

A prova de que levamos em conta as diferenças entre as diversas variantes da língua portuguesa é que aceitamos todas elas aqui. A propósito: 90% dos franceses dizem "brésilien" porque não sabem que no Brasil se fala português. Dos 10% restantes, 5% dizem "espanhol", 3% dizem "português" e os outros 2% não dizem nada, pois têm medo de passar vergonha. Mschlindwein msg 00:42, 28 Fevereiro 2007 (UTC)

Ligação interna[editar | editar código-fonte]

Boa Noite, gostaria de saber como fazer uma ligação interna na Wikipédia, porem redirecionar para um artigo diferente da palavra. Ex:[[brasileiros]] para Brasil. Espero ter sido claro. Obrigado.

Talvez isto lhe possa esclarecer as dúvidas: Ajuda:Guia de edição/Redireccionar páginas. boas contribuições! Lijealso 23:27, 24 Fevereiro 2007 (UTC)

  • Use a barra vertical (|) assim :[[Brasil|brasileiros]], no texto aparece a palavra brasileiros em azul e o link é para Brasil.-- Jo Lorib d 04:45, 28 Fevereiro 2007 (UTC)

Fusão de artigos[editar | editar código-fonte]

Olá, depois de conversar com um dos moderadores sobre duas categorias, ele recomendou que eu fundisse as mesmas. O problema é que, para mim, o tutorial da wiki sobre fusão não foi suficientemente claro. Alguém poderia, por favor, me explicar como funciona?

_____________

Categorias em questão: http://pt.wikipedia.org/wiki/Categoria:Novos_Tit%C3%A3s e http://pt.wikipedia.org/wiki/Categoria:Teen_Titans

A idéia é manter a primeira, por ter seu título criado em português, mesmo possuindo menor volume de informações.

Abraços. Greever 02:31, 25 Fevereiro 2007 (UTC)

Fusão de categorias é um processo mais complicado: é preciso alterar cada artigo individualmente entre os que estão categorizados como "Teen Titans" e passá-los para "Novos Titãs" e depois colocar a categoria vazia para ER. Você pode pedir a um bot para fazer isto.--g a f msg 02:33, 25 Fevereiro 2007 (UTC)
Como o Gaf disse mesmo, é bem complicado, ver Wikipedia:Categoria#Como fazer redireccionamentos de categorias. Se quiser, tenho semi-bot e posso fazer isso.Thiago R Ramos disc 02:42, 25 Fevereiro 2007 (UTC)

_____________

Certo. Vou tentar fazer isso eu mesmo. Outra dúvida: Se eu não consiguisse, como eu pediria para um bot fazer isso para mim? Abraços. Greever 17:26, 25 Fevereiro 2007 (UTC)

Traduzi um texto da Wiki inglesa, algum problema?[editar | editar código-fonte]

Oi, eh assim, vi que as informações da página Pedro Pevensie era um lixo, mas na Wiki inglesa era muito melhor, resolvi traduzir e colocar aki na wiki port[ se vc conferir com a pagina dos outros pevensie, vc vai ver como melhorou] , keria saber se tem algum problmea com essas coisas d direitos e blá, blá...

Ficheiro:Pevensie1.jpg

Essa foto ae encima, é da wiki inglesa, mas eu num soube explicar isso na licença, vcs pderiam colocá-la pra mim? eh q eu keria botar ela numa tabela, com raça, sexo, olhos, cabelo, essas informações... tah? flw Seviper 16:42, 25 Fevereiro 2007 (UTC)

Não há problemas em traduzir textos da Wiki inglesa pois está sob licença GFDL, no entanto, a imagem é obra derivada e será excluída no Commons.-GAD discussão ð contribuições 17:28, 25 Fevereiro 2007 (UTC)

Proteger página de usuário[editar | editar código-fonte]

Eu poderia pedir á uma administrador para proteger minha página de usuário contra edições de IPs? Obrigado. Der kenner Hallo!.

Como se faz para editar a minha página?[editar | editar código-fonte]

eu gostaria de saber como faço para poder editar a minha pág se é que ela existe. por que até agora eu não soube mexer direito aqui no site.

B

Dá um click em Usuário Discussão:Trinny, e depois escolhe, do lado esquerdo, lá em cima, "página de usuário". Carlos 22:14, 26 Fevereiro 2007 (UTC)

Pesquisa incompleta[editar | editar código-fonte]

Gostaria de saber como fazer uma pesquisa mais aprofundada sobre os cinco países mais capitalistas do mundo. Alguém poderia me dizer?

Percebi que no wikiatividade, para os artigos serem validos era nescessário que tivessem um a certa quantidade de bites, mas Qual é a ferramenta para medir os bites de um artigo? Der kenner Hallo!