Wikipédia:Administradores

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Administradores

Administradores[1] constituem um grupo de usuários com direitos de acesso a um conjunto de ferramentas, normalmente não disponíveis a todos usuários, como proteger e desproteger páginas, bloquear e desbloquear usuários, eliminar e restaurar páginas e visualizar páginas eliminadas. A atribuição do estatuto de administrador é restrita a colaboradores reconhecidos pela comunidade como membros dignos de confiança. Um administrador deve possuir uma conta registrada por pelo menos seis meses e duas mil edições no domínio principal. Além destes requisitos, o candidato tem que passar por um processo de sufrágio, de acordo com a política de administradores, onde se avalia sua capacidade de atuação e conhecimentos das regras da Wikipédia.

Os administradores não possuem qualquer autoridade especial, sendo, portanto, iguais a todos os outros em termos de responsabilidade editorial. Alguns wikipedistas consideram os termos "operador de sistema" e "administrador" inadequados, uma vez que apenas indicam editores da Wikipédia a quem foram levantadas restrições de segurança e desempenho a umas quantas funções do software porque pareceram ser dignos de confiança.

Há atualmente 49 administradores na Wikipédia lusófona.

Se deseja fazer uma solicitação a administradores, use a página de pedidos a administradores.

Ferramentas

O software Wiki tem algumas características restritas que são bastante importantes. Os administradores podem executar as seguintes operações:

Proteção

  • Proteger e desproteger páginas (protect)
  • Editar páginas protegidas (edit-protect)
    • Incluindo a página principal. Uma vez que esta costumava receber muito vandalismo, protegê-la foi infelizmente, a única alternativa para manter a má educação longe do nosso cartaz de boas-vindas.
    • Informações e diretrizes disponíveis na página informativa sobre proteção.

Eliminação

  • Eliminar páginas uma a uma (delete) ou em massa (nuke), incluindo imagens e seu histórico, de acordo com a política de eliminação.
  • Eliminar e restaurar revisões específicas de páginas (deleterevision).
    • Após ler as políticas e páginas de ajuda e indicar uma página para eliminação, deve-se consultar Wikipédia:Páginas para eliminar. Algumas vezes a eliminação representa apenas uma questão técnica, na qual um redirecionamento precisa ser apagado para possibilitar a renomeação da página, ou uma página cujo histórico tenha-se perdido, necessitando ser eliminada, restaurada e depois fundida. Em outros casos, pode envolver a remoção de conteúdo impróprio de páginas ou material copiado de sites externos, violando direitos autorais, e até mesmo ações administrativas decorrentes de uma decisão consensual.

Visualização de conteúdo eliminado

  • Visualizar páginas e imagens eliminadas e os seus respectivos históricos:
    • Buscar páginas eliminadas (browsearchive);
    • Ver entradas de histórico eliminadas, sem o texto associado (deletedhistory);
    • Ver texto removido e alterado entre revisões removidas (deletedtext).
  • Ao seguir uma ligação para o histórico de um artigo que já tenha sido eliminado e criado novamente, pode-se ver no topo da página "Ver ou restaurar X edições eliminadas?", em que X é o número de edições que existiam no histórico no momento da eliminação.
  • Seguindo a ligação, pode-se visualizar:
    • O registro de eliminação, com a informação de quando e quem eliminou a página;
    • A caixa para restauro (ver seção seguinte sobre restauro de páginas);
    • O "histórico" do artigo anterior à eliminação. Clicando sobre cada uma das edições, visualiza-se o conteúdo dessa edição.

Restauro

Bloqueio

  • Bloquear endereços IP, intervalos de IP e contas de utilizador, por um período específico de tempo ou indefinidamente (block), incluindo ou não o envio de e-mail (blockemail).

Desbloqueio

  • Desbloquear endereços IP, intervalos de IP e contas de utilizador (block).

Edição de parte do domínio MediaWiki

  • Editar algumas páginas do domínio MediaWiki (editinterface)
    • Estas páginas afetam as mensagens do sistema como, por exemplo, a mensagem exibida na lista de páginas afluentes ou a página visualizada por um editor bloqueado ao tentar editar uma página.
    • Todas as mensagens podem ser acessadas na lista de todas as mensagens.

Autorrevisão

Reversão

  • Reverter a última edição de um artigo (rollback).
    • Informações e diretrizes disponíveis na página de ajuda sobre como reverter edições.
    • Procedimento:
      • Quando um administrador olha para a página de contribuições de um utilizador, existe uma ligação parecida com [reverter] ao lado de algumas edições, o que significa que esta é a última alteração efetuada naquele artigo.
      • Um clique na ligação [reverter] reverte para a edição anterior às daquele utilizador.
      • No sumário de edição surge automaticamente (Revertidas edições por X, para a última versão por Y), e a mudança é marcada como edição menor.
    • Usuários com o estatuto de reversor também dispõem do botão [reverter].
    • Todos os utilizadores podem reverter páginas manualmente. O procedimento encontra-se especificado na página de ajuda sobre como reverter edições.

Filtro de edições

  • Gerenciar os filtros de edições (abusefilter-modify).
  • Ver entradas de registro de filtros de edições detalhadas (abusefilter-log-detail).

Ocultação de vandalismos na página de mudanças recentes

Os administradores podem ocultar os vandalismos em massa da página de mudanças recentes, marcando as edições revertidas por eles como edições de robô (markbotedits). Para tanto, podem adicionar "&bot=1" no fim do URL usado para acessar as contribuições de um usuário. Por exemplo, [https://pt.wikipedia.org/wiki/Special:Contributions?target=Exemplo&bot=1]. Quando o botão [voltar] existente nessas contribuições é pressionado, a reversão e a edição original que está sendo revertida serão automaticamente escondidas na página de mudanças recentes (a marcação de bot foi originalmente implementada para manter as edições massivas de robôs longe das mudanças recentes). Isto significa que elas permanecerão ocultadas nas mudanças recentes apenas se a opção para mostrar as edições de robôs ("hidebots=0") não for ativada. Estas edições não são ocultadas na lista de contribuições do administrador, histórico de páginas ou lista de páginas vigiadas. As edições também permanecem no banco de dados e não são removidas; apenas não inundam a página de mudanças recentes. Esta ferramenta foi desenvolvida para reduzir o impacto provocado pela reversão de vandalismos em massa com relativamente pouco esforço. Não deve ser empregada para reverter uma alteração que apenas desagrade um administrador, mas apenas vandalismos claros e, principalmente, vandalismos em massa de um usuário.

Outras permissões

  • Editar sem ser afetado por bloqueios de endereços ou faixas de IPs (ipblock-exempt). Isto é, um bloqueio não afeta um administrador a menos que seja aplicado diretamente a sua conta.
  • Mover páginas com até 100 de suas subpáginas ao mesmo tempo (move-subpages).
  • Não criar um redirecionamento do nome antigo quando uma página é movida (suppressredirect).
  • Visualizar uma lista de páginas não vigiadas (unwatchedpages).

Gestão de privilégios

O gerenciamento dos privilégios dos grupos autorrevisor, reversor, isento de bloqueio de IP, criador de contas, coordenador de curso, voluntários online de curso, voluntários de campus de curso e professor de curso é acessível localmente aos administradores, os quais possuem direito e poder de atribuição/remoção sobre estes estatutos, de acordo com as diretrizes vigentes.

Exemplo do painel de gerenciamento de privilégios, acessado por um administrador, no momento da atribuição do estatuto de reversor.

Instruções

A gestão de privilégios é disponibilizada aos administradores através do menu Especial:Privilégios. Uma caixa de seleção selecionada significa que o usuário já se encontra no grupo, enquanto que uma caixa desselecionada indica que o usuário ainda não pertence ao grupo. Para proceder à atribuição do estatuto, o administrador deve selecionar o campo respectivo, fornecer um motivo (caso a atribuição seja a seu critério) ou ligação para o pedido do usuário e clicar no botão de confirmação. Na remoção, o procedimento é o mesmo, devendo-se, para tanto, desselecionar a caixa, informar um motivo ou ligação no sumário e, em seguida, confirmar o procedimento.

Redundâncias

Em decorrência da atribuição do estatuto de administrador, que já disponibiliza várias permissões existentes em outros estatutos, certos usuários têm algumas de suas flags removidas.

A relação dos usuários aprovados como autorrevisores, reversores, eliminadores e editores de interface, mas que tiveram suas permissões retiradas devido à redundância provocada no software MediaWiki com a obtenção do estatuto de administrador, pode ser consultada, respectivamente, nas listas de autorrevisores, reversores, eliminadores e editores de interface temporariamente sem os estatutos.

Obtenção do estatuto

Se você pensa que ser administrador é viver num "mar de rosas", pense de novo.

O interessado em se tornar administrador deverá verificar se preenche os requisitos mínimos para a candidatura, ou seja: possuir 2.000 edições no domínio principal e uma conta com 12 meses de registro.[2] Caso cumpra os requisitos, poderá acrescentar seu nome à página de pedidos, incluí-lo na páginas de mudanças recentes e anunciá-lo na esplanada. Também é obrigatório divulgá-lo publicamente seguindo as instruções descritas nesta página e pedir a algum administrador que o inclua em MediaWiki:Watchlist-details.[3] Somente usuários autoconfirmados poderão abrir um novo pedido de aprovação.[4]

De acordo com as diretrizes vigentes, em seguida, ocorrerá uma consulta entre os restantes editores para determinar se o candidato atende os requisitos necessários e possui confiança para exercer tal função. Se houver consenso, um burocrata aprovará o pedido, incluindo-o no grupo de administradores.

É, também, recomendado que os candidatos possuam alguma experiência nas tarefas usuais antes de solicitarem o estatuto de administrador, haja vista que os outros utilizadores terão de reconhecê-lo antes de concordarem com a sua promoção. Ademais, cada uma das Wikipédias tem as suas próprias regras quanto aos administradores, que podem variar até certo ponto.

Caso aprovados, os novos administradores devem ter muita atenção ao utilizar suas ferramentas, especialmente, a capacidade de eliminar páginas, suprimir revisões, apagar imagens, bloquear usuários e manipular o filtro de edições. Portanto, é-lhes de fulcral importância aceder à política de administradores antes de dar uso às novas ferramentas.

Atribuição e remoção do estatuto

Assim como os robôs, editores de interface e eliminadores, o gerenciamento de privilégios deste grupo passou a ser acessível aos burocratas locais, em sua totalidade, a partir de 12 de agosto de 2015 (ver phab:T107661).[5]

A atribuição está condicionada à existência de um pedido de aprovação bem-sucedido, enquanto que a sua retirada pode ter como causa um pedido de remoção ou ainda ser imediata, nos casos que envolvem absenteísmo, ameaças legais e uso indevido de fantoches.

Histórico

Nos primeiros dias da Wikipédia, todos os usuários eram administradores, ou seja, as funções administrativas eram realizadas por qualquer usuário, com uma simples senha, quase irrestritamente. O atual formato de administração é resultado de uma modificação no código de programa, que mudou o sistema de senha para um sistema de gestão de grupos de usuário. A partir de então, cada usuário pode apenas desempenhar os papéis permitidos para seu grupo. Durante esta transição, foi enfatizado que o administrador nunca seria membro de um subgrupo especial. Ao contrário, administradores deveriam ser parte da comunidade, como os demais editores, sem nenhum privilégio ou autoridade enquanto agissem como editores. Uma justificativa para estas afirmações, ainda válida hoje, é que a maioria das funções de manutenção pode ser exercida pelos membros autoconfirmados da comunidade.

Jimmy Wales, em fevereiro de 2003, chegou a declarar que esta transição foi realizada quase que a seu contragosto e criou uma multidão de pretendentes ao cargo. Afirmou ainda, ressaltando, que a distinção seria apenas técnica e não propriamente um status.

Entretanto, a visibilidade do site aumentou muito, chegando a produzir um impacto cultural significativo no mundo exterior à comunidade e, também, a própria comunidade aumentou. Assim, o papel dos administradores evoluiu. Hoje, ser um administrador envolve mais que um estatuto, mas uma grande responsabilidade e credibilidade e, por isto, os pedidos deste estatuto são analisados com grande rigor.

Administradores e páginas relacionadas

Pedidos, painéis e centrais de discussão

Lembre-se: os pedidos serão atendidos por voluntários, de acordo com a disponibilidade deles.

m: Lista de administradores | Ações por administrador no último: diasemanamêstrimestresemestreano

Administradores

Gráfico do número de administradores na Wikipédia Lusófona até janeiro de 2021.

Estado: Ativo (Ativo), Indisponível / Ocupado (Indisponível), Inativo (Inativo), Anterior (Anterior)

Os administradores da Wikipédia lusófona são neste momento:

  1. Ativo !Silent - (desde 28/06/2016discussãocontribuiçõesediçõesmovimentosbloqueiosproteçõeseliminaçõesgestão de privilégiosfiltro de edições) (estatuto removido por absenteísmo a 26/11/2022 e reatribuído no mesmo dia)
  2. Ativo 79a - (desde 16/02/2020discussãocontribuiçõesediçõesmovimentosbloqueiosproteçõeseliminaçõesgestão de privilégiosfiltro de edições)
  3. Ativo Albertoleoncio - (desde 07/04/2020discussãocontribuiçõesediçõesmovimentosbloqueiosproteçõeseliminaçõesgestão de privilégiosfiltro de edições)
  4. Indisponível / Ocupado Alchimista - (desde 12/09/2009discussãocontribuiçõesediçõesmovimentosbloqueiosproteçõeseliminaçõesgestão de privilégiosfiltro de edições)
  5. Ativo Allice Hunter - (desde 02/01/2019discussãocontribuiçõesediçõesmovimentosbloqueiosproteçõeseliminaçõesgestão de privilégiosfiltro de edições)
  6. Ativo Chronus - (desde 03/04/2015discussãocontribuiçõesediçõesmovimentosbloqueiosproteçõeseliminaçõesgestão de privilégiosfiltro de edições)
  7. Ativo Conde Edmond Dantès - (desde 10/06/2017discussãocontribuiçõesediçõesmovimentosbloqueiosproteçõeseliminaçõesgestão de privilégiosfiltro de edições)
  8. Ativo DARIO SEVERI - (desde 18/08/2014discussãocontribuiçõesediçõesmovimentosbloqueiosproteçõeseliminaçõesgestão de privilégiosfiltro de edições)
  9. Ativo DarkWerewolf - (desde 20/07/2022discussãocontribuiçõesediçõesmovimentosbloqueiosproteçõeseliminaçõesgestão de privilégiosfiltro de edições)
  10. Ativo DarwIn - (desde 23/01/2016discussãocontribuiçõesediçõesmovimentosbloqueiosproteçõeseliminaçõesgestão de privilégiosfiltro de edições)
  11. Ativo Duke of Winterfell - (desde 09/07/2022discussãocontribuiçõesediçõesmovimentosbloqueiosproteçõeseliminaçõesgestão de privilégiosfiltro de edições)
  12. Ativo Editor D.S - (desde 09/01/2019discussãocontribuiçõesediçõesmovimentosbloqueiosproteçõeseliminaçõesgestão de privilégiosfiltro de edições)
  13. Ativo Editor Master Plus - (desde 12/02/2023discussãocontribuiçõesediçõesmovimentosbloqueiosproteçõeseliminaçõesgestão de privilégiosfiltro de edições)
  14. Ativo Eric Duff - (desde 02/06/2008discussãocontribuiçõesediçõesmovimentosbloqueiosproteçõeseliminaçõesgestão de privilégiosfiltro de edições)
  15. Ativo Érico - (desde 10/04/2013discussãocontribuiçõesediçõesmovimentosbloqueiosproteçõeseliminaçõesgestão de privilégiosfiltro de edições) (primeiro período entre 7 jan 2012 a 11 out 2012)
  16. Ativo Eta Carinae - (desde 23/05/2016discussãocontribuiçõesediçõesmovimentosbloqueiosproteçõeseliminaçõesgestão de privilégiosfiltro de edições)
  17. Ativo Fabiojrsouza - (desde 27/12/2018discussãocontribuiçõesediçõesmovimentosbloqueiosproteçõeseliminaçõesgestão de privilégiosfiltro de edições) - (27 dez 2018 - 14 dez 2020) - ferramentas reatribuídas em 19/12/2020)
  18. Ativo FrancisAkio - (desde 14/01/2019discussãocontribuiçõesediçõesmovimentosbloqueiosproteçõeseliminaçõesgestão de privilégiosfiltro de edições)
  19. Ativo Francisco Leandro - (desde 18/05/2011discussãocontribuiçõesediçõesmovimentosbloqueiosproteçõeseliminaçõesgestão de privilégiosfiltro de edições)
  20. Ativo Fronteira - (desde 21/01/2016discussãocontribuiçõesediçõesmovimentosbloqueiosproteçõeseliminaçõesgestão de privilégiosfiltro de edições) (primeiro período entre 15 jun 2012 a 15 set de 2012)
  21. Ativo FSogumo - (desde 05/08/2008discussãocontribuiçõesediçõesmovimentosbloqueiosproteçõeseliminaçõesgestão de privilégiosfiltro de edições)
  22. Ativo GoEThe - (desde 26/11/2019discussãocontribuiçõesediçõesmovimentosbloqueiosproteçõeseliminaçõesgestão de privilégiosfiltro de edições)
  23. Ativo HVL - (desde 05/01/2011discussãocontribuiçõesediçõesmovimentosbloqueiosproteçõeseliminaçõesgestão de privilégiosfiltro de edições)
  24. Ativo Igor G.Monteiro - (desde 09/01/2019discussãocontribuiçõesediçõesmovimentosbloqueiosproteçõeseliminaçõesgestão de privilégiosfiltro de edições)
  25. Ativo Ishiai - (desde 03/04/2015discussãocontribuiçõesediçõesmovimentosbloqueiosproteçõeseliminaçõesgestão de privilégiosfiltro de edições)
  26. Ativo Ixocactus - (desde 15/01/2016discussãocontribuiçõesediçõesmovimentosbloqueiosproteçõeseliminaçõesgestão de privilégiosfiltro de edições)
  27. Ativo JMagalhães - (desde 25/10/2017discussãocontribuiçõesediçõesmovimentosbloqueiosproteçõeseliminaçõesgestão de privilégiosfiltro de edições) (primeiro período entre 1 abr 2015 - 23 set 2016)
  28. Ativo Jo Lorib - (desde 08/01/2012discussãocontribuiçõesediçõesmovimentosbloqueiosproteçõeseliminaçõesgestão de privilégiosfiltro de edições) (primeiro período entre 28 de março de 2007 a 15 de outubro de 2011)
  29. Ativo Kascyo - (desde 30/05/2023discussãocontribuiçõesediçõesmovimentosbloqueiosproteçõeseliminaçõesgestão de privilégiosfiltro de edições)
  30. Ativo Kongs - (desde 06/03/2023discussãocontribuiçõesediçõesmovimentosbloqueiosproteçõeseliminaçõesgestão de privilégiosfiltro de edições)
  31. Ativo Lechatjaune - (desde 20/02/2008discussãocontribuiçõesediçõesmovimentosbloqueiosproteçõeseliminaçõesgestão de privilégiosfiltro de edições)
  32. Ativo Leytor - (desde 02/04/2015discussãocontribuiçõesediçõesmovimentosbloqueiosproteçõeseliminaçõesgestão de privilégiosfiltro de edições)
  33. Ativo Maikê - (desde 10/03/2021discussãocontribuiçõesediçõesmovimentosbloqueiosproteçõeseliminaçõesgestão de privilégiosfiltro de edições) (primeiro período entre 2018 e 2020)
  34. Ativo Mwaldeck - (desde 07/04/2015discussãocontribuiçõesediçõesmovimentosbloqueiosproteçõeseliminaçõesgestão de privilégiosfiltro de edições)
  35. Ativo RadiX - (desde 03/09/2008discussãocontribuiçõesediçõesmovimentosbloqueiosproteçõeseliminaçõesgestão de privilégiosfiltro de edições)
  36. Ativo Renato de carvalho ferreira - (desde 03/04/2015discussãocontribuiçõesediçõesmovimentosbloqueiosproteçõeseliminaçõesgestão de privilégiosfiltro de edições)
  37. Ativo Ricardo Ferreira de Oliveira - (desde 02/01/2019discussãocontribuiçõesediçõesmovimentosbloqueiosproteçõeseliminaçõesgestão de privilégiosfiltro de edições)
  38. Ativo Rodrigo Padula - (desde 06/06/2017discussãocontribuiçõesediçõesmovimentosbloqueiosproteçõeseliminaçõesgestão de privilégiosfiltro de edições) - (6 jun 2017 - 21 out 2020) - ferramentas reatribuídas quando retornou)
  39. Ativo Saturnalia0 - (desde 30/12/2018discussãocontribuiçõesediçõesmovimentosbloqueiosproteçõeseliminaçõesgestão de privilégiosfiltro de edições)
  40. Ativo SEPRodrigues - (desde 3/5/2017discussãocontribuiçõesediçõesmovimentosbloqueiosproteçõeseliminaçõesgestão de privilégiosfiltro de edições)
  41. Ativo Skartaris - (desde 15/06/2017discussãocontribuiçõesediçõesmovimentosbloqueiosproteçõeseliminaçõesgestão de privilégiosfiltro de edições)
  42. Ativo Stanglavine - (desde 30/05/2020discussãocontribuiçõesediçõesmovimentosbloqueiosproteçõeseliminaçõesgestão de privilégiosfiltro de edições)
  43. Ativo Stegop - (desde 03/04/2015discussãocontribuiçõesediçõesmovimentosbloqueiosproteçõeseliminaçõesgestão de privilégiosfiltro de edições)
  44. Ativo Sturm - (desde 20/08/2005discussãocontribuiçõesediçõesmovimentosbloqueiosproteçõeseliminaçõesgestão de privilégiosfiltro de edições)
  45. Ativo Teles - (desde 10/1/2009discussãocontribuiçõesediçõesmovimentosbloqueiosproteçõeseliminaçõesgestão de privilégiosfiltro de edições)
  46. Ativo Tuga1143 - (desde 05/04/2015discussãocontribuiçõesediçõesmovimentosbloqueiosproteçõeseliminaçõesgestão de privilégiosfiltro de edições)
  47. Ativo Vanthorn - (desde 18/07/2015discussãocontribuiçõesediçõesmovimentosbloqueiosproteçõeseliminaçõesgestão de privilégiosfiltro de edições)
  48. Ativo WikiFer - (desde 19/06/2015discussãocontribuiçõesediçõesmovimentosbloqueiosproteçõeseliminaçõesgestão de privilégiosfiltro de edições)
  49. Indisponível / Ocupado Zoldyick - (desde 28/11/2014discussãocontribuiçõesediçõesmovimentosbloqueiosproteçõeseliminaçõesgestão de privilégiosfiltro de edições)

Administradores anteriores

Mais informações: Wikipédia:Ex-administradores
  1. Anterior 555 - (29 set 2005 - 19 jul 2006)
  2. Anterior Acscosta - (09 mai 2015 - 04 nov 2017) - estatuto removido automaticamente por absenteísmo
  3. Anterior Adailton - (31 mai 2006 - 14 fev 2010) - estatuto removido por uso indevido de fantoches automaticamente
  4. Anterior Agil - (10 jul 2005 - 29 ago 2009) - estatuto removido por inatividade (votação)
  5. Anterior Alexanderps - (18 mar 2007 - 12 dez 2019) - estatuto removido automaticamente por absenteísmo
  6. Anterior Alexg - (16 mar 2005 - 8 nov 2016) - estatuto removido automaticamente por absenteísmo
  7. Anterior Amorim Parga - (1 out 2005 - 28 dez 2008) - estatuto removido por inatividade (votação)
  8. Anterior Andreas Herzog - (12 nov 2004 - 9 dez 2006)
  9. Anterior André Koehne - (6 fev 2007 - 17 mar 2009) - estatuto removido por decisão da comunidade (votação)
  10. Anterior Angeloleithold - (12 jan 2005 - 6 out 2009) - estatuto removido por inatividade automaticamente
  11. Anterior Angrense - (21 abr 2006 - 6 out 2009) - estatuto removido por inatividade automaticamente
  12. Anterior Angus Guilherme - (23 nov 2011 - 16 fev 2021) - estatuto removido por inatividade automaticamente
  13. Anterior Arges - (17 jul 2006 - 6 out 2009) - estatuto removido por inatividade automaticamente
  14. Anterior Armagedon - (15 dez 2007 - 17 jul 2008)
  15. Anterior Arouck - (10 ago 2005 - 6 out 2009) - estatuto removido por inatividade automaticamente
  16. Anterior Barão de Itararé - (18 out 2007 - 27 fev 2022) - estatuto removido automaticamente por absenteísmo
  17. Anterior Belanidia - (26 fev 2011 - 3 out 2018) - estatuto removido automaticamente por absenteísmo
  18. Anterior Beria - (16 abr 2008 - 20 abr 2009) - estatuto removido por decisão da comunidade (votação)
  19. Anterior Biologo32 - (8 jun 2012 - 11 jul 2022) - estatuto removido automaticamente por absenteísmo
  20. Anterior Bisbis - (16 mai 2008 - 15 jan 2011)
  21. Anterior Bonás - (20 dez 2005 - 24 ago 2009)
  22. Anterior Braswiki - (23 abr 2010 - 19 dez 2013) - pediu a remoção do estatuto
  23. Anterior Burmeister - (15 ago 2008 - 31 ago 2009)
  24. Anterior Bya97 - (22 dez 2016 - 23 jul 2017) - estatuto removido automaticamente por absenteísmo
  25. Anterior Capitão Pirata Bruxo - (12 dez 2010 - 21 fev 2011)
  26. Anterior Carlos28 - (5 dez 2007 - 14 ago 2009)
  27. Anterior Castelobranco - (12 set 2009 - 3 out 2018) - estatuto removido automaticamente por absenteísmo
  28. Anterior Chicocvenancio - (19 jan 2016 - 25 jun 2017) - estatuto removido por decisão da comunidade (votação)
  29. Anterior ChristianH - (12 set 2009 - 22 jun 2011) - aprovado novamente em 11 mar 2015, voltando a solicitar a remoção do estatuto em 11 dez 2021
  30. Anterior Cléééston - (12 abr 2015 - 28 abr 2022) - estatuto removido automaticamente por absenteísmo
  31. Anterior Conde Edmond Dantès - (23 mai 2016 - 4 abr 2017)
  32. Anterior Contreiras45 - (2 nov 2017 - 21 out 2020) - estatuto removido automaticamente por absenteísmo
  33. Anterior Cósmico - primeiro período: (3 abr 2015 - 28 jul 2016) - pediu a remoção do estatuto; segundo período: (5 jan 2018 - 26 ago 2022) - estatuto removido por automaticamente por absenteísmo
  34. Anterior Daimore - (9 dez 2008 - 19 abr 2015) - estatuto removido por inatividade automaticamente
  35. Anterior Daniduc - (15 out 2005 - 8 out 2006)
  36. Anterior Dantadd - (4 mar 2006 - 25 nov 2009) - estatuto removido por inatividade automaticamente
  37. Anterior Davemustaine - (8 mar 2009 - 28 out 2011) - estatuto removido por inatividade automaticamente
  38. Anterior DCandido - (16 ago 2006 - 18 out 2008) - estatuto removido por inatividade (votação)
  39. Anterior Der kenner - (29 abr 2007 - 18 out 2008) - estatuto removido por inatividade (votação)
  40. Anterior Diotti - (15 jul 2005 - 24 mar 2009) - estatuto removido por inatividade automaticamente
  41. Anterior Dpc01 - (14 jul 2006 - 28 nov 2007)
  42. Anterior Dvulture - (28 mar 2005 - 18 out 2008) - estatuto removido por inatividade (votação)
  43. Anterior E2m - (12 dez 2004 - 9 fev 2009)
  44. Anterior Eamaral - (24 mai 2011 - 8 jul 2019) - estatuto removido automaticamente por absenteísmo
  45. Anterior Eduardofeld - (13 set 2012 - 28 jan 2014)
  46. Anterior Epinheiro - (14 jul 2006 - 12 set 2008)
  47. Anterior EternamenteAprendiz - (04 abr 2015 - 27 fev 2022) - estatuto removido automaticamente por absenteísmo
  48. Anterior EuTuga - (03 ago 2009 - 16 nov 2022) - estatuto removido por absenteísmo (primeiro período entre 17 dez 2007 e 29 dez 2008)
  49. Anterior Fabiano Tatsch - (06 jan 2011 - 14 mai 2017) - removido por inatividade automaticamente
  50. Anterior Felipe da Fonseca - (14 abr 2018 - 4 fev 2019) e (16 abr 2021 - 11 set 2021)
  51. Anterior Felipe Menegaz - (9 fev 2007 - 17 fev 2007)
  52. Anterior Fernando S. Aldado - (23 dez 2005 - 17 jan 2007)
  53. Anterior FilRB - (7 fev 2009 - 10 ago 2009) - pediu a remoção do estatuto após pedido de opinião mal sucedido (votação)
  54. Anterior Gabrielt4e - (20 fev 2006 - 14 jan 2008) - estatuto removido por inatividade (votação)
  55. Anterior Gabriel Yuji - ( 4 nov 2012 - 5 out 2013)
  56. Anterior Gaf.arq - (25 fev 2005 - 12 nov 2008)
  57. Anterior Gameiro - (02 abr 2015 - 27 fev 2022) - estatuto removido automaticamente por absenteísmo
  58. Anterior Gato Preto - (24 abr 2017 - 03 dez 2018) - estatuto removido automaticamente por absenteísmo
  59. Anterior Gbiten - (6 nov 2004 - 25 jul 2005)
  60. Anterior Gean - ( 15 de janeiro de 2011 - 22 jan 2019) - estatuto removido por inatividade automaticamente
  61. Anterior Get_It - (15 fev 2005 - 29 mar 2009) - estatuto removido por inatividade automaticamente
  62. Anterior Giro720 - (26 out 2006 - 20 jan 2011)
  63. Anterior GoEThe - (26 out 2008 - 20 jan 2009) - aprovado novamente em 15 dez 2009, voltando a solicitar a remoção do estatuto em 8 nov 2011
  64. Anterior Gonçalo Veiga - (13 dez 2015 - teve seu acesso removido em votação finalizada em 7 de março de 2016)
  65. Anterior Gribeco - (12 set 2009 - 10 set 2010) - Conta especial, cuja utilização das ferramentas administrativas restringia-se ao trabalho junto ao Proxybot para combater proxies abertos. Acesso removido devido à inatividade.
  66. Anterior GRS73 - (20 jan 2007 - 25 ago 2009 / 3 abr 2015 - 22 jan 2021) - pediu a remoção do estatuto
  67. Anterior Gustavo Siqueira - (25 jan 2009 - 16 mar 2009)
  68. Anterior He7d3r - (02 jul 2013 - 27 fev 2022) - estatuto removido automaticamente por absenteísmo
  69. Anterior Heiligenfeld - (29 jun 2012 - 10 nov 2013 - estatuto removido por inatividade automaticamente
  70. Anterior Hiroshi - (18 out 2007 - 6 out 2009) - estatuto removido por inatividade automaticamente
  71. Anterior Holdfz - (18 abr 2015 - 02 dez 2015) - pediu a remoção do estatuto
  72. Anterior Hume42 - (15 fev 2017 - 07 fev 2019; 21 fev 2019 - 27 fev 2022) - estatuto removido automaticamente por absenteísmo (ambas a vezes)
  73. Anterior HTPF - (26 out 2008 - 1 dez 2023) - estatuto removido automaticamente por absenteísmo
  74. Anterior HyperBroad - (20 abr 2009 - 3 jun 2009) - estatuto removido por decisão da comunidade (votação)
  75. Anterior Ikescs - (23 fev 2005 - 6 out 2009) - estatuto removido por inatividade automaticamente
  76. Anterior Indech - (11 abr 2005 - 29 set 2009)
  77. Anterior Jbribeiro1 - (15 mar 2012 - 13 jul 2021) - estatuto removido por absenteísmo.
  78. Anterior Jcmo - (4 ago 2005 - 18 out 2008) - estatuto removido por inatividade (votação)
  79. Anterior Jeferson - (18 fev 2009 - 26 fev 2011)
  80. Anterior Jic - (16 mar 2005 - 6 out 2009) - estatuto removido por inatividade automaticamente
  81. Anterior João Carvalho - (29 jul 2014 - 18 jul 2019) - estatuto removido por inatividade automaticamente
  82. Anterior JoaoMiranda - (30 jan 2005 - 18 out 2008) - estatuto removido por inatividade (votação)
  83. Anterior João Sousa - (12 nov 2007 - 1 jul 2008)
  84. Anterior Joaotg - (30 jan 2005 - 28 nov 2008) - estatuto removido por inatividade (votação)
  85. Anterior Jorge~ptwiki - (3 jul 2005 - 18 out 2008) - estatuto removido por inatividade - (votação)
  86. Anterior JSSX - (16 fev 2007 - 5 set 2007) - aprovado novamente em 24 nov 2007, voltando a solicitar a remoção do estatuto em 1 jul 2008 - (1.ª votação) (2.ª votação) - (3.ª votação)
  87. Anterior Juntas - (30 nov 2004 - 9 out 2005) - aprovado novamente em 15 nov 2005, voltando a solicitar a remoção do estatuto em 17 jan 2007
  88. Anterior Jurema Oliveira - (27 dez 2004 - 16 jul 2008)
  89. Anterior KDL527 - (6 abr 2015 - 23 set 2021) - renúncia
  90. Anterior Kleiner - (26 jan 2010 - 21 abr 2012)
  91. Anterior Lampiao - (13 set 2006 - 21 jan 2009) - estatuto removido por decisão da comunidade (votação)
  92. Anterior Leandromartinez - (19 out 2007 - 9 nov 2011)
  93. Anterior Leefeni de Karik - (07/11/2018 - 11/01/2023) - estatuto removido automaticamente por absenteísmo
  94. Anterior LeonardoG - (16 mar 2005 - 7 abr 2006) - aprovado novamente em 17 out 2006, foi estatuto removido por inatividade em 1 set 2009 - (votação)
  95. Anterior Leon saudanha - (01/04/2015 - 21/10/2020) - removido por ter sido bloqueado por tempo indeterminado devido a uso indevido de fantoches
  96. Anterior Leonardo.stabile - (21 nov 2006 - 21 out 2010) - estatuto removido por inatividade automaticamente
  97. Anterior Leslie - (30 mai 2005 - 18 out 2008) - estatuto removido por inatividade (votação)
  98. Anterior lgrave - (13 mai 2007 - 18 out 2008) - estatuto removido por inatividade (votação)
  99. Anterior Lijealso - (primeiro período entre 14 dez 2005 a 15 dez 2007; segundo período entre 19 nov de 2013 a 18 jul 2019) - estatuto removido por inatividade automaticamente
  100. Anterior Loge - (4 ago 2005 - 18 out 2008) - estatuto removido por inatividade (votação)
  101. Anterior Lord Mota - (23 set 2012 - 10 mar 2016) - pediu a remoção do estatuto
  102. Anterior Luan - (16 nov 2007 - 6 mar 2010) - estatuto removido por inatividade automaticamente
  103. Anterior Luckas Blade - (8 set 2008 - 26 abr 2009) - aprovado novamente em 2 fev 2012, voltando a solicitar a remoção do estatuto em 14 fev 2013
  104. Anterior Luís Felipe Braga - (13 mai 2006 - 8 fev 2008) - estatuto removido por inatividade (votação)
  105. Anterior Lusitana - (1 abr 2005 - 4 set 2007) - aprovada novamente em 18 ago 2008, teve o estatuto removido por inatividade automaticamente em 6 out 2009
  106. Anterior Maddox - (8 nov 2006 - 6 out 2009) - estatuto removido por inatividade automaticamente
  107. Anterior Maikê - (30 dez 2018 - 12 abr 2020) - renunciou
  108. Anterior Malafaya - (6 dez 2004 - 6 out 2009) - estatuto removido por inatividade automaticamente
  109. Anterior Manuel Anastácio - (22 jun 2005 - 5 abr 2010) - estatuto removido por inatividade automaticamente
  110. Anterior Manuel de Sousa - (6 mai 2008 - 6 out 2009) - estatuto removido por inatividade automaticamente
  111. Anterior Manuel de Sousa - (25 out 2009 - 15 abr 2011) - estatuto removido por inatividade automaticamente
  112. Anterior MarceloB - (15 fev 2008 - 15 jul 2008)
  113. Anterior Marcelo Reis - (6 nov 2004 - 30 jan 2005)
  114. Anterior Mário Henrique - (24/01/2012 a 12/03/2014) - estatuto removido por inatividade automaticamente
  115. Anterior Marcelo Victor - (3 abr 2015 - 18 mai 2019) - renunciou
  116. Anterior Mário e Dário - (13 dez 2007 - 6 out 2009) - estatuto removido por inatividade automaticamente
  117. Anterior Marquinhos - (1 nov 2011 - 8 ago 2013; 9 dez 2016 - 27 fev 2022) - estatuto removido automaticamente por absenteísmo
  118. Anterior Mschlindwein - (30 de janeiro de 2005 - 6 de março de 2010; 10 abr 2015 - 27 fev 2022) - estatuto removido automaticamente por absenteísmo
  119. Anterior Mateus Hidalgo - (26 nov 2006 - 27 jul 2008)
  120. Anterior Matheus Faria - (27 jul 2013 - 19 set 2014)
  121. Anterior Maurício I - (27 out 2008 - 18 abr 2009)
  122. Anterior Max51 - (04 abr 2015 - 03 out 2017) - estatuto removido por inatividade
  123. Anterior MelM - (05 jan 2011 - 22 dez 2014)
  124. Anterior Millennium bug - (1 jan 2015 - 23 out 2020) - renunciou
  125. Anterior Mr. Fulano - (24 fev 2017 - 28 abr 2021) - estatuto removido por inatividade automaticamente
  126. Anterior Muriel Gottrop - (27 out 2004 - 8 mar 2009) - estatuto removido por inatividade (votação)
  127. Anterior N&n's - (4 fev 2005 - 18 out 2008) - estatuto removido por inatividade (votação)
  128. Anterior Nakinn - (21 jan 2016 - 10 jun 2018) - estatuto removido por inatividade
  129. Anterior NH - (23 dez 2004 - 10 nov 2006)
  130. Anterior Nelson Teixeira - (15 jun 2012 - 19 abr 2014) - estatuto removido por inatividade automaticamente.
  131. Anterior Nice poa - (26 out 2006 - 10 ago 2009) - estatuto removido por decisão da comunidade (votação)
  132. Anterior Nuno Tavares - (23 fev 2005 - 5 dez 2006) - aprovado novamente em 29 mar 2007, voltando a solicitar a remoção do estatuto em 24 ago 2009. Foi aprovado novamente em 5 abr 2011 e teve o estatuto removido por inatividade automaticamente em 8 out 2011.
  133. Anterior OnlyJonny - (7 jul 2015 - 16 jun 2022) - estatuto removido por inatividade automaticamente
  134. Anterior Önni - (26 jun 2016 - 23 set 2016) - removido automaticamente por uso indevido de fantoches.
  135. Anterior Opraco - (28 jan 2011 - 7 jun 2021) - estatuto removido por inatividade automaticamente
  136. Anterior OS2Warp - (6 jun 2006 - 14 jun 2007) - aprovado novamente em 25 set 2007, teve o estatuto removido por decisão da comunidade em 19 nov 2008 - (1ª votação) - (2ª votação)
  137. Anterior OTAVIO1981 - (4 abr 2015 - 8 jan 2019) - estatuto removido por inatividade automaticamente
  138. Anterior Ozalid - (29 mar 2007 - 28 mar 2009) - estatuto removido por inatividade automaticamente
  139. Anterior Ozymandias - (13 nov 2006 - 5 fev 2007)
  140. Anterior Papa Christus - (25 abr 2017 - 26 jan 2019) - pediu a remoção do estatuto
  141. Anterior PatríciaR - (2 nov 2006 - 4 fev 2007) - aprovada novamente em 19 mai 2007, voltando a solicitar a remoção do estatuto em 27 mar 2008
  142. Anterior Patrick - (9 jun 2004 - 6 out 2009) - estatuto removido por inatividade automaticamente
  143. Anterior PauloColacino - (21 mar 2004 - 31 mar 2004?) - estatuto removido por motivo desconhecido
  144. Anterior PauloEduardo - (primeiro período entre 16 jul 2013 a 16 jan 2014; segundo período entre 30 out 2014 a 11 fev 2019)
  145. Anterior PauloMSimoes - (3 abr 2015 - 24 abr 2016)
  146. Anterior Pedroca cerebral - (25 set 2011 - 1 mar 2012)
  147. Anterior Pedrassani - (03 abr 2015 - 06 mar 2023) - estatuto removido automaticamente por absenteísmo
  148. Anterior Pedrohoneto - (6 fev 2016 - 27 out 2019) - renunciou
  149. Anterior PedroPVZ - (13 ago 2005 - 12 mai 2010) - estatuto removido por inatividade automaticamente
  150. Anterior Porantim - (29 mar 2007 - 21 out 2010) - estatuto removido por inatividade automaticamente
  151. Anterior Pórokhov - (primeiro período entre 31 dez 2018 e 3 mai 2019; segundo período entre 1 ago 2019 e 15 jan 2020) - estatuto removido por se tratar de um fantoche
  152. Anterior Proxybot - (2 set 2009 - 19 nov 2011)
  153. Anterior Red123 - (19 jan 2018 - 27 fev 2022) - estatuto removido automaticamente por absenteísmo
  154. Anterior Rei-artur - (4 ago 2005 - 6 out 2009) - estatuto removido por inatividade automaticamente
  155. Anterior Reynaldo - (12 dez 2006 - 22 out 2010) - estatuto removido automaticamente por uso indevido de fantoches
  156. Anterior Rhcastilhos - (28 jan 2008 - 21 nov 2009) - estatuto removido por inatividade automaticamente
  157. Anterior Rjclaudio - (13 set 2009 - 20 nov 2014)
  158. Anterior Roberto de Lyra - (27 dez 2010 - 18 mai 2011)
  159. Anterior Rui Malheiro - (13 set 2004 - 18 out 2008) - estatuto removido por inatividade (votação)
  160. Anterior Rui Silva - (16 mai 2005 - 9 dez 2010) - estatuto removido por inatividade automaticamente
  161. Anterior Salamat - (20 jul 2011 - 2 jan 2012)
  162. Anterior SallesNeto BR - (11 ago 2006 - 5 fev 2008)
  163. Anterior Salvadorjo - (17 jul 2005 - 18 out 2008) - estatuto removido por inatividade (votação)
  164. Anterior Santana-freitas - (11 mai 2005 - 6 out 2009) - estatuto removido por inatividade automaticamente
  165. Anterior Severino666 - (16 dez 2005 - 18 out 2008) - estatuto removido por inatividade (votação)
  166. Anterior Sir Louis Point du Lac Bot - (31 dez 2009 - 10 out 2011) - Conta de robô, cuja utilização das ferramentas administrativas restringia-se ao trabalho de bloqueios de endereços IP em caso de proxies abertos. Acesso removido a pedido do operador.
  167. Anterior Skyshifter - (04 mai 2020 - 20 jan 2024) - removido por votação
  168. Anterior Slade - (17 fev 2006 - 7 abr 2009)
  169. Anterior SOAD KoRn - (6 abr 2007 - 6 out 2009) - estatuto removido por inatividade automaticamente
  170. Anterior Spoladore - (13 dez 2007 - 26 jun 2008)
  171. Anterior Stanglavine - (31 mar 2018 - 22 jan 2020)
  172. Anterior Stuckkey - (19 jan 2018 - 08 abr 2019) - estatuto removido por solicitação do utilizador
  173. Anterior Theus PR - (11 mar 2010 - 9 dez 2010) - estatuto removido por inatividade automaticamente
  174. Anterior Thiago R Ramos - (15 fev 2007 - 6 out 2009) - estatuto removido por inatividade automaticamente
  175. Anterior ThiagoRuiz - (5 jan 2010 - 21 jan 2015) - estatuto removido por inatividade automaticamente
  176. Anterior Tilgon - (13 fev 2008 - 13 nov 2010) - estatuto removido por inatividade automaticamente
  177. Anterior Tks4Fish - (05/09/2018 - 1 mar 2023) - estatuto removido automaticamente por absenteísmo.
  178. Anterior Tschulz - (20 fev 2006 - 30 mai 2007)
  179. Anterior Tumnus - (8 out 2007 - 12 jan 2009)
  180. Anterior Victor Lopes - (2 abr 2015 - 3 set 2022) - Renúncia
  181. Anterior Vini 175 - (13 set 2007 - 13 set 2011) - estatuto removido por inatividade automaticamente
  182. Anterior Viniciusmc - (26 jul 2013 - 18 ago 2013) - estatuto removido automaticamente por uso indevido de fantoches
  183. Anterior Waldyrious - (13 mar 2007 - 6 out 2009; reatribuídas 24 jun 2014 - 27 fev 2022) - estatuto removido automaticamente por absenteísmo
  184. Anterior Whooligan - (4 jun 2006 - 27 fev 2009)
  185. Anterior Wikimasterbz - (23 nov 2016 - 20 set 2019) - estatuto removido por inatividade automaticamente
  186. Anterior Xadai - (7 fev 2005 - 9 nov 2008) - estatuto removido por inatividade (votação)
  187. Anterior Xandi - (20 ago 2006 - 6 out 2009) - estatuto removido por inatividade automaticamente
  188. Anterior Yanguas - (21 fev 2008 - 18 jul 2014)
  189. Anterior Zdtrlik - (11 abr 2015 - 16 jun 2022) - estatuto removido por inatividade automaticamente

Ver também

Outros projetos Wikimedia também contêm material sobre este tema:
Wikcionário Definições no Wikcionário
Wikilivros Livros e manuais no Wikilivros
Wikiquote Citações no Wikiquote
Wikisource Textos originais no Wikisource
Commons Imagens e media no Commons
Wikinotícias Notícias no Wikinotícias
Wikispecies Diretório no Wikispecies

Estatutos diretamente relacionados

Página de pedidos

Leituras

Ferramentas

Referências

  1. O termo sysop é o nome do grupo de usuário no MediaWiki, mas tem sido muito pouco usado para designar os administradores.
  2. Texto com redação alterada conforme Wikipédia:Esplanada/propostas/WP:ADMIN - Aumentar o estágio probatório (19jan2020)
  3. Adendo sobre a maior divulgação dos pedidos sobre adminisradores aprovado em: Wikipédia:Maior divulgação dos PDAs (18dez2016).
  4. Consenso sobre usuários não-confirmados estabelecido em: Wikipédia:Esplanada/propostas/Impedir usuários não-confirmados de criarem pedidos de administração (15set2016).
  5. Remoção local dos estatutos de administrador e burocrata aprovada em: Wikipédia:Esplanada/propostas/Implementar a remoção local do estatuto de administrador (20jul2015).