Alcuíno de Iorque

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Este artigo ou se(c)ção cita uma ou mais fontes fiáveis e independentes, mas ela(s) não cobre(m) todo o texto (desde Abril de 2014).
Por favor, melhore este artigo providenciando mais fontes fiáveis e independentes e inserindo-as em notas de rodapé ou no corpo do texto, conforme o livro de estilo.
Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Santo Alcuíno de Iorque
Manuscrito carolíngio, c. 831, Rabanus Maurus (esquerda), com Alcuíno (meio), dedicando seu trabalho ao arcebispo Odgar de Mainz (direita)
Nascimento 735 em Nortúmbria, Grã-Bretanha
Morte 19 de Maio de 804 (69 anos) em Tours, França
Veneração por Igreja Católica, Igreja Anglicana e Igreja Ortodoxa do Leste
Festa litúrgica 19 de Maio
Gloriole.svg Portal dos Santos

Alcuíno de York (Alcuinus em latim) foi um monge anglo-saxão beneditino, poeta, professor e sacerdote católico.

Nasceu no reino de Nortúmbria, atual (Grã-Bretanha), em 735, e estudou na Escola da Catedral de York. Leccionou posteriormente nessa mesma instituição durante quinze anos e ali criou uma das melhores bibliotecas da Europa, tendo transformado a Escola em um dos maiores centros do saber. Foi também ordenado diácono.

No inverno 780 foi enviado a Roma pelo Arcebispo de Iorque, Eanbaldo, para receber das mãos do Papa o pallium, uma sobrepeliz de lã, com uma cruz bordada e que era o símbolo dessas altas funções.

Em março de 781, cruzou-se com Carlos Magno em Parma, e foi convidado pelo monarca para o ajudar a instruir e reformar a Corte e o Clero do seu Reino. Entre outros empreendimentos, fundou o Palácio-escola (Aula Palatina) de Aix-la-Chapelle, no qual eram ensinadas as sete artes liberais: o trivium, gramática, lógica e retórica; e o quadrivium, aritmética, geometria, astronomia, e a música. Contribuiu bastante para a Renascença carolíngia. Foi também conselheiro do imperador.

É atribuída a ele a versão mais antiga do problema do fazendeiro, o lobo, o carneiro e a alface:

Um homem, um lobo, uma cabra e um repolho tem que atravessar um rio em um pequeno barco. No barco, o homem só pode levar ou o lobo, ou a cabra, ou o repolho, e ele não pode deixar, do lado do rio, o lobo sozinho com a cabra, nem a cabra sozinha com o repolho. Como fazer esta travessia?

O problema está no livro Proposições para Instruir os Jovens.[1]

Depois de ter se retirado da corte carolíngia, foi abade de um mosteiro na cidade francesa de Tours. Com toda a justiça, Santo Alcuíno tornou-se o patrono das universidades cristãs. Morreu no dia 19 de maio de 804.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. David Wells, Games and Mathematics: Subtle Connections (2012), Part I, Mathematical recreations and abstract games, Introduction, p.3 [google books, visualização parcial]
Ícone de esboço Este artigo sobre a biografia de um santo, um beato ou um religioso é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Alcuíno de Iorque