Aldo Augusto Voigt

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Aldo Augusto Voigt
Nascimento 1942
Timbó
Morte 2001
Cidadania Brasil
Ocupação controlador de voo
Empregador(a) Força Aérea Brasileira
Causa da morte insuficiência cardíaca

Aldo Augusto Voigt nasceu em Timbó, Santa Catarina, em 1942. Ingressou na Força Aérea Brasileira em 1959, graduando-se como Controlador de Voo. Ao longo de sua carreira, ocupou diversas posições de destaque, contribuindo significativamente para o desenvolvimento do controle de tráfego aéreo no Brasil. Foi elogiado por sua competência e dedicação, sendo promovido a Tenente-Coronel em 1985. Após se aposentar, continuou a trabalhar na área, contribuindo para o desenvolvimento de novos sistemas e tecnologias. Faleceu em 2001, deixando um legado de excelência e dedicação ao serviço aéreo. Em 2017, foi agraciado com o título de Patrono do Quadro de Oficiais Especialistas em Controle de Tráfego Aéreo da Aeronáutica pelo Congresso Nacional.[1][2]

Biografia[editar | editar código-fonte]

Aldo Augusto Voigt nasceu em 1942. Sua jornada na Força Aérea Brasileira começou em 3 de agosto de 1959, quando ingressou como aluno na Escola de Especialistas de Aeronáutica.

Após concluir o curso em 23 de dezembro de 1961, Voigt foi promovido a Terceiro Sargento, especializando-se como Controlador de Voo e sendo designado para o Núcleo de Proteção ao Voo de Curitiba, onde serviu até 1967.

Em 1968, Aldo Augusto Voigt foi aprovado no concurso para a Escola de Oficiais Especialistas e de Infantaria de Guarda, sendo declarado Aspirante a Oficial Especialista em Controle de Tráfego Aéreo no ano seguinte. Durante sua formação, ele foi classificado no Destacamento Precursor da Academia da Força Aérea, em Pirassununga, São Paulo.

Destacou-se durante sua permanência em Pirassununga, onde foi chefe das Seções de Comunicação e Tráfego Aéreo, desempenhando um papel fundamental na operacionalização da Torre de Controle local e nos serviços de tráfego aéreo de apoio à Academia.

Em 1974, Voigt foi transferido para a Comissão de Implantação do Sistema de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CISDACTA) em Brasília, onde desempenhou um papel ativo no desenvolvimento e implementação do Sistema DACTA, que visava integrar operações civis e militares de controle de tráfego aéreo.

Durante sua carreira, Aldo Augusto Voigt recebeu diversos elogios por seu desempenho exemplar e sua dedicação ao serviço. Foi elogiado por autoridades francesas por sua competência e habilidades militares.

Em 1975, assumiu o cargo de Chefe do Centro de Controle de Tráfego Aéreo do Primeiro Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA I) em Brasília, onde coordenou a transição dos Centros de Controle de Área convencionais para novas instalações.

Promovido a Tenente-Coronel em 1985, Voigt continuou a contribuir para o avanço do controle de tráfego aéreo no Brasil até sua passagem para a Reserva Remunerada em 1988.

Após sua aposentadoria, Voigt continuou a trabalhar na área de controle de tráfego aéreo, contribuindo para o desenvolvimento de novos sistemas e tecnologias nesse campo.

Aldo Augusto Voigt faleceu prematuramente em 2001, aos 59 anos de idade, deixando um legado de excelência e dedicação ao serviço do controle de tráfego aéreo no Brasil. Sua contribuição foi reconhecida pelo Congresso Nacional, que outorgou a ele o título de Patrono do Quadro de Oficiais Especialistas em Controle de Tráfego Aéreo da Aeronáutica em 2017.[3][4][5]

Referências

  1. Pinto, Raul Belens Jungmann (18 de agosto de 2017). «PROJETO DE LEI». Consultado em 15 de março de 2024 
  2. «Vai à sanção homenagem a tenente coronel que atuou no tráfego aéreo». Senado Federal. Consultado em 15 de março de 2024 
  3. Subchefia de Assuntos Parlamentares. «PROJETO DE LEI». Consultado em 15 de março de 2024 
  4. «Projeto transforma tenente-coronel Voigt em patrono do controle de tráfego aéreo - Notícias». Portal da Câmara dos Deputados. Consultado em 15 de março de 2024 
  5. CNN, Da. «Alckmin sanciona lei que torna Ayrton Senna patrono do esporte brasileiro». CNN Brasil. Consultado em 15 de março de 2024