Archibald Campbell, 3º Duque de Argyll

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Sua Graça
O Duque de Argyll
3º Duque de Argyll
1º Conde de Ilay
O Duque de Argyll, por Allan Ramsay.
Duke of Argyll arms.svg         Duque de Argyll                  
Período 4 de outubro de 1743 —
15 de abril de 1761
Predecessor 2º Duque de Argyll
Sucessor 4º Duque de Argyll
Duke of Argyll arms.svg         Conde de Ilay                  
Período 19 de outubro de 1706 —
15 de abril de 1761
Predecessor título novo
Sucessor título extinto
Esposa Anne Whitfield
Clã Campbell
Pai Archibald Campbell
Mãe Elizabeth Tollemache
Nascimento 1 de junho de 1682
Petersham, Surrey
Morte 15 de abril de 1761 (78 anos)
Londres
Ocupação Chefe do clã Campbell

Archibald Campbell, 3º Duque de Argyll, mais conhecido por Archibald Campbell, 1º Conde de Ilay (também Islay) KT KG, PC (Petersham, Surrey, 1 de junho de 1682 — Londres, 15 de abril de 1761) foi um aristocrata, juiz, político e militar escocês.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Campbell nasceu em Petersham, Surrey, e foi educado no Eton College, em Berkshire. Estudou depois na Universidade de Glasgow, Escócia, e na Universidade de Utrecht, Países Baixos. Apoiou o seu irmão, John Campbell, 2º Duque de Argyll, em muitos assuntos, principalmente com relação ao Ato de União, o que lhe valeu o título de Conde de Ilay em 19 de outubro de 1706. Foi escolhido um dos dezesseis pares representantes da Escócia no primeiro Parlamento da Grã-Bretanha (1707). Sua carreira militar, porém, foi menos bem sucedida que a de seu irmão. Foi coronel do recém-formado 36º Regimento de Infantaria, em 1701 e ajudou seu irmão em 1715 na Batalha de Sheriffmuir. Quatro anos antes, havia sido nomeado para o Conselho Privado. Muitos o chamavam de "o homem mais poderoso da Escócia", pelo menos até a era de Henry Dundas.

Lorde Ilay foi um dos fundadores do Royal Bank of Scotland em 1727, e atuou como primeiro governador do banco. Seu retrato aparece na frente de todo o papel-moeda do Royal Bank of Scotland, e como marca d'água sobre as notas, desde que elas foram redesenhadas em 1987. O retrato é baseado em uma pintura de Allan Ramsay, exposta na Scottish National Portrait Gallery.

Foi nomeado guardião do Selo Privado da Escócia, em 1721, e depois lhe foi confiado a gestão principal de assuntos escoceses de uma forma que o levou a ser chamado de "rei da Escócia". Em 1733 foi nomeado guardião do Grão-selo da Escócia, um cargo que ocupou até sua morte. Sucedeu seu irmão como 3º Duque de Argyll em 4 de outubro de 1743. Tanto como Conde de Ilay, como Duque de Argyll, teve destaque importante (juntamente com Duncan Forbes de Culloden) no movimento para a consolidação da lealdade escocesa através da formação de regimentos recrutados localmente nas Terras Altas. O duque foi eminente não só por suas habilidades políticas, mas também por suas realizações literárias, e formou uma das bibliotecas privadas mais importantes do Reino da Grã-Bretanha.

Morreu repentinamente em 15 de abril de 1761 e seus títulos ingleses tornaram-se extintos. Foi casado com Anne Whitfield, mas não teve filho legítimo, e sua propriedade na Inglaterra foi deixada para a senhora Ann Williams, com quem teve um filho, William Campbell. Seus títulos do Pariato da Escócia passaram para o seu primo, filho do irmão de seu pai, John Campbell de Mamore.

O Duque construiu uma fazenda em Whitton Park, Whitton, em Middlesex, em 1722 em terras que foram anexadas alguns anos antes de Hounslow Heath. O duque era um entusiasta da jardinagem e importou um grande número de espécies exóticas de plantas e árvores para sua propriedade. Foi apelidado de o "Contabandista de Àrvores" por Horace Walpole. Após sua morte, muitas delas, incluindo árvores já formadas, foram transplantadas por seu sobrinho, John Stuart, 3.° Conde de Bute, para o novo jardim da Princesa de Gales em Kew. Mais tarde ele se tornou os Reais Jardins Botânicos de Kew e algumas das árvores do duque ainda podem ser vistas lá até hoje. A Árvore de Chá do Duque de Argyll é um arbusto importado que recebeu o seu nome em algumas partes da Inglaterra. Uma de suas descendentes, Jenny von Westphalen foi esposa do conhecido filósofo alemão Karl Marx.

Referências

Wikisource  "Argyll, Earls and Dukes of". Encyclopædia Britannica (11th). (1911). Ed. Chisholm, Hugh. Cambridge University Press. 

Ligação externa[editar | editar código-fonte]


Archibald Campbell, 3º Duque de Argyll
Nascimento: 1 de junho de 1682 Morte: 15 de abril de 1761
Cargos Jurídicos
Precedido por
O Conde de Cromartie
Lorde Presidente da Corte de Sessão
1710–1761
Sucedido por
O Marquês de Tweeddale
Cargos Políticos
Precedido por
O Conde de Glasgow
Lorde Clerk Register
1714–1716
Sucedido por
O Duque de Montrose
Precedido por
O Marquês de Annandale
Guardião do Selo Privado da Escócia
1721–1733
Sucedido por
O Duque de Atholl
Precedido por
O Duque de Montrose
Guardião do Grão-selo da Escócia
1733–1761
Sucedido por
O Duque de Queensberry e Dover
Pariato da Escócia
Precedido por
John Campbell
Duque de Argyll
1743–1761
Sucedido por
John Campbell
Precedido por
Nova Criação
Conde de Ilay
1706–1761
Sucedido por
Extinto