Aston Barrett

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Aston Barrett
Aston Barrett
Aston em uma apresentação
Informação geral
Nome completo Aston Barrett
Também conhecido(a) como Family Man
Nascimento 22 de novembro de 1946
Local de nascimento Kingston
Jamaica
Morte 3 de fevereiro de 2024 (77 anos)
Gênero(s) Reggae
Instrumento(s) Baixo
Período em atividade 1974 - 2024

Francis Aston Barrett (Kingston, 22 de novembro de 19463 de fevereiro de 2024), muitas vezes chamado de "Family Man" ou "Fams", foi um baixista jamaicano de reggae, conhecido principalmente por ter tocado com Bob Marley.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Irmão mais velho de Carlton "Carlie" Barrett, que também tocou com Bob Marley e The Wailers até o final da carreira, e Lee Perry 's The Upsetters. Considerado o 'líder' da banda, suporte e responsável por muitos, se não a maioria das linhas de baixo dos grande sucesso de Bob Marley, bem como sendo co-produtor dos álbuns de Marley, e responsável pela maior parte dos acordes. Ele é uma influência para baixista como Flea do Red Hot Chili Peppers, entre muitos outros. Foi o mentor do famoso reggae session com Robbie Shakespeare do dueto Sly and Robbie.

Batalha jurídica[editar | editar código-fonte]

Em 2006 apresentou uma queixa contra a Island Records, buscando 60 milhões de libras em royalties não pagos alegadamente devido a ele e seu irmão já falecido. A ação foi julgada improcedente.[1]

Início de carreira[editar | editar código-fonte]

Family Man trabalhou como soldador e mecânico de bicicletas antes de sua carreira musical. Começou a tocar baixo, com um instrumento criado por ele, com materiais nativos da ilha, enquanto Carlton utilizava um conjunto de tambores. Tocaram com Skatalites, com seu vizinho Robert Hemmings (que tocava sax). Tocavam suas músicas para multidões que se reuniam na vizinhança para ouvir o trio. Já Carlton sempre disse que ele seria o melhor baterista na Jamaica.

Curiosidade[editar | editar código-fonte]

Ganhou o apelido de Family Man's pelo fato de ele ter 42 filhos.[2].

Morte[editar | editar código-fonte]

Barrett morreu em 3 de fevereiro de 2024, aos 77 anos.[3]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «Título ainda não informado (favor adicionar)». www.news.bbc.co.uk Baixista de Bob Marley perde royalties
  2. «Título ainda não informado (favor adicionar)». www.guardian.co.uk Top Stories
  3. Bugel, Safi (3 de fevereiro de 2024). «Aston 'Family Man' Barrett, bassist with Bob Marley and the Wailers, dies aged 77». The Guardian (em inglês). Consultado em 3 de fevereiro de 2024 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]