Aston Barrett

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Aston Barrett
Aston em uma apresentação
Informação geral
Nome completo Aston Barrett
Também conhecido(a) como Family Man
Origem Kingston, Jamaica
País  Jamaica
Gênero(s) Reggae
Instrumento(s) Baixo
Período em atividade 1974 - atualmente

Francis Aston Barrett (Kingston, Jamaica, 22 de novembro de 1946), muitas vezes chamado de "Family Man" ou "Fams", é um baixista jamaicano de reggae, conhecido principalmente por ter tocado com Bob Marley.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Irmão mais velho de Carlton "Carlie" Barrett, que também tocou com Bob Marley e The Wailers até o final da carreira, e Lee Perry 's The Upsetters. Considerado o 'líder' da banda, suporte e responsável por muitos, se não a maioria das linhas de baixo dos grande sucesso de Bob Marley, bem como sendo co-produtor dos álbuns de Marley, e responsável pela maior parte dos acordes. Ele é uma influência para baixista como Flea do Red Hot Chili Peppers, entre muitos outros. Foi o mentor do famoso reggae session com Robbie Shakespeare do dueto Sly and Robbie e é considerado um dos músicos mais velho do reggae tocando baixo na atualidade.

Músico atualmente ativo, estimado pelos aficcionados por reggae, e em constante turnê com a banda The Wailers, com canções, e com vários membros banda original. Aston tem forte apoio dos fãs de Marley', apesar das suas disputas jurídicas com a família Marley.

Batalha jurídica[editar | editar código-fonte]

Em 2006 apresentou uma queixa contra a Island Records, buscando £ 60 milhões em royalties não pagos alegadamente devido a ele e seu irmão já falecido. A ação foi julgada improcedente.[1]

Início de Carreira[editar | editar código-fonte]

Family Man trabalhou como soldador e mecânico de bicicletas antes de sua carreira musical. Começou a tocar baixo, com um instrumento criado por ele, com materiais nativos da ilha, enquanto Carlton utilizava um conjunto de tambores. Tocaram com Skatalites, com seu vizinho Robert Hemmings (que tocava sax). Tocavam suas músicas para multidões que se reuniam na vizinhança para ouvir o trio. Já Carlton sempre disse que ele seria o melhor baterista na Jamaica.

Durante sua carreira, por um curto período, ele tocou em conjunto com Sir Oliver Skardy, o líder da mais famosa banda reggae italiana Pitura Freska, alem de participar de diversas JAM's pelo mundo.

Curiosidade[editar | editar código-fonte]

Ganhou o apelido de Family Man's pelo fato de ele ter 42 filhos.[2] .

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

Portal A Wikipédia possui o
Portal:Jamaica