Aureum Chaos

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Aureum Chaos
Aureum Chaos wide context.JPG

Visão geral da região de Aureum Chaos
Planeta Marte
Tipo terreno caótico
Coordenadas 4.4° S, 27° W
Diâmetro 368 km
Profundidade ~ 1 km
Quadrângulo Margaritifer Sinus

Aureum Chaos é um terreno caótico e rugoso no quadrângulo de Margaritifer Sinus em Marte em 4,4 ° a latitude sul e 27 ° a longitude oeste, tendo 368 km de diâmetro e foi nomeado após um nome clássico para formação de albedo. [1] Esse nome clássico veio de um dos primeiros mapas de Marte desenhados por Schiaparelli, que tem sido chamado de "Pai de Marte. " Ele chamou a formação "Aurea Cherso, que se traduz como "península de ouro" - um nome antigo para a Malásia. [2] Aureum é a palavra latina para o ouro .Em química, o símbolo do ouro é Au, do nome latino para o ouro.

Em muitos lugares, os cânions de Aureum Chaos possuem cerca de 1 km de profundidade - um pouco mais de metade da profundidade do Grand Canyon. Porém, Aureum Chaos cobre uma área do tamanho do estado do Alabama, quase 20 vezes maior do que o Parque Nacional do Grand Canyon.

Aureum Chaos[editar | editar código-fonte]

Aureum Chaos é um grande sistema de cânios e áreas colapsadas. Essa formação é provavelmente a principal fonte da água que correra nos grandes canais cauldais.

Acredita-se que grandes canais caudais Marte foram causados por descargas catastróficas de água subterrânea. Muitos dos canais começam em terrenos caóticos, onde o solo aparentemente entrou em colapso. Na seção colapsada, blocos de materiais não afetados podem ser avistados. O experimento OMEGA da Mars Express descobriu minerais argilosos (filosilicatos) em vários lugares em Aureum Chaos. Minerais argilosos demandam água para se formarem, conclui-se que a área pode outrora ter contido uma grande quantidade de água.[3]

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. http://planetarynames.wr.usgs.gov
  2. MacDonald, T. 1971. The Origins of Martian Nomenclature. Icarus: 15. 233-240.
  3. http://hirise.lpl.arizona.edu/PSP_0040261765