Bandeira da Austrália

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Bandeira da Austrália
Bandeira da Austrália
Aplicação
FIAV 111010.svgFIAV normal.svg
Proporção 1:2
Adoção 3 de setembro de1901
Cores
  Azul
  Vermelho
  Branco

A bandeira nacional da Austrália possui uma grande estrela com sete pontas, um conjunto de cinco estrelas, o Cruzeiro do Sul, e uma pequena bandeira do Reino Unido. A estrela de sete pontas é conhecida como Estrela da Federação, pois cada extremidade dela representa um dos seis estados e os territórios do país. O Cruzeiro do Sul, na metade direita da bandeira retrata a passagem sideral número 13 e demonstra que esse conjunto de estrelas pode ser visto em horários diferentes em toda a Austrália. Note-se que uma das cinco estrelas do Cruzeiro do Sul possui apenas 5 pontas enquanto as demais 7 (7x5=35) e todas juntas perfazem um total de 40 pontas. A bandeira britânica representa outro segmento da colonização britânica no país.

História[editar | editar código-fonte]

A primeira tentativa de dar uma bandeira para as colónias do Reino Unido, na Austrália, originou entre 1823 1824, quando os comandantes John Nicholson e John Bingle propôs uma concepção baseada na cruz de São Jorge, com quatro estrelas para simbolizar a Southern Cross e Os pontos cardeais, mas até hoje não foi capaz de determinar com exatidão o design, sendo particularmente discutido o montante da ajuda de estrelas. A idéia original era mais tarde adicionou uma quinta estrela, quando a colônia de Nova Gales do Sul foi dividido, dando origem a colônias da Tasmânia, sul da Austrália Vitória e Queensland. Esta ideia, no entanto, foi rejeitada pelo Bingle.

Em 1851, habitantes da Austrália e da Nova Zelândia decidiu formar uma Liga Anti-Transportes de luta contra o transporte dos condenados para os territórios e sua utilização como colônias penais. Por isso, a Liga utilizada uma bandeira baseada no ensino do Reino Unido com a União Jack no cantão e fundo azul, quando adicionado à imagem da Southern Cross estrela em ouro representando as colônias de Nova Gales do Sul, Tasmânia, Victoria, Austrália do Sul e Nova Zelândia. Além disso, ele acrescentou listras brancas estabelece os lados e bordas superior, inferior e fora do pavilhão. Este pavilhão é muito semelhante ao atual bandeira da Austrália e da Nova Zelândia, o que teria influenciado marcadamente.

Quando o processo de federação da Austrália foi oficialmente implementado em 1 º de janeiro de 1901, a bandeira de 1831 foi utilizada nas cerimónias oficiais, juntamente com a bandeira do Reino Unido, mas posteriormente o novo governo da Commonwealth da Austrália, convocou um concurso para a conceção de uma nova bandeira nacional, em Abril deste ano. Participaram mais de 32000 desenhos, o equivalente a 1% da população da Austrália por esse tempo. A maioria dos projetos incluídos na União Jack e os Southern Cross, mas também eram populares desenhos com animais nativos.

Cinco projetos foram quase eleitos, e compartilham o prêmio. Os vencedores foram: Ivor Evans de quatorze anos de idade da escola de Melbourne, John Leslie Hawkins um adolescente aprendiz óptica Sydney, Egbert John Nuttall um arquitecto de Melbourne, Annie Dorrington um artista de Perth, e William Stevens oficial da marinha mercante de Auckland, Nova Zelândia. O prêmio foi fornecido pelo Governo do Commonwealth, e várias empresas privadas, atingindo um total de 200 libras, que era uma soma considerável para a época, que cada um recebeu 40 libras.

Em 3 de setembro de 1901, a nova bandeira australiana acena pela primeira vez no Roya exposições Construir em Melbourne. Uma versão simplificada do vencedor foi oficialmente adotado como bandeira da Austrália por King Edward VII em 1902 Commonwealth of Australia Gazette No. 8, 20 de fevereiro de 1903. O Parlamento Federal aprovou uma resolução em 2 de junho de 1904 para levantar a bandeira toda a fortificação, barco, em vez de saudação saudando lugar e prédios públicos na Commonwealth, em todas as ocasiões que são utilizadas bandeiras, dando o mesmo status que o União Jack no Reino Unido.

A utilização da nova bandeira começou a ser introduzida lentamente, muitas vezes acenando ao lado da bandeira do Reino Unido. Em 1908, ele foi usado para representar os australianos atletas nos Jogos Olímpicos de Londres desde 1911 e é usado na saudação à bandeira do exército. O pavilhão foi levado à Nova Guiné durante a I Guerra Mundial, e como homenagem ao valor dos soldados australianos de que a guerra na Europa, ainda está aumentando a cada dia na cidade francesa de Villers-Bretonneux. Durante a II Guerra Mundial, quando foi reconquistada Singapura, em 1945, foi a primeira bandeira acena no australiano, feita secretamente em uma prisão acampamento.

Cores[editar | editar código-fonte]

Cor Sistema Pantone RGB HTML CMYK Notas

280 C 0-43-127 #002B7F 100-80-0-0 [1] [2]

185 C 232-14-45 #E8112D 0-100-100-0 [3]

Safe 255-255-255 #FFFFFF 0-0-0-0 [3]

Bandeiras Históricas[editar | editar código-fonte]

Outras bandeiras[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Department of the Prime Minister and Cabinet. Awards and National Symbols Branch. 2000. Australian symbols Australian Government Publishing Service. ISBN 0-642-47131-2
  2. "Australian National Flag". It's an Honour!.
  3. a b revised by Snooks & Co. (2002). Style Manual for Authors, Editors and Printers (6th ed.). Milton, Qld.: John Wiley & Sons. ISBN 0-7016-3648-3.


Bandeiras nacionais
Lista de bandeiras nacionais
Bandeira da Austrália Austrália
Bandeira • Brasão • Hino • Culinária • Cultura • Demografia • Economia • Forças Armadas • Geografia • História • Portal • Política • Subdivisões • Imagens