Base Aérea de Florianópolis

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

A Base Aérea de Florianópolis - BAFL é uma base da Força Aérea Brasileira localizada na cidade de Florianópolis, capital do estado de Santa Catarina.

Unidades aéreas[editar | editar código-fonte]

A Base Aérea de Florianópolis opera a seguinte unidade da FAB:

A base conta ainda com um C-98 (Cessna 208) para funções administrativas.

História da base[editar | editar código-fonte]

Como parte de um plano de reestruturação do sistema de defesa do litoral brasileiro, a Marinha do Brasil decidiu, em 1922, criar em Santa Catarina uma base de aviação naval. Assim, em 10 de maio de 1923, nasceu o Centro de Aviação Naval de Santa Catarina, sediado em Florianópolis, capital do estado. Para receber a nova base aérea foi escolhida uma grande área plana ao sul da cidade, denominada Carianos.

A base permaneceu como Centro da Aviação Naval até 1941, quando passou para a subordinação da recém criada Força Aérea Brasileira, recebendo a denominação de Base Aérea de Florianópolis - BAFL . Para assumir a base foi criado, em novembro de 1942, o 14º Corpo de Base Aérea.

Durante a II Guerra Mundial, foram alocados na BAFL dois bombardeiros Focke-Wulf Fw 58 Weihe, dois Grumman J4F-2 Duck e um Consolidated PBY-5A Catalina, com a missão de efetuar operações de patrulha anti-submarino na costa sul do Brasil. Em 1944, com o fim da guerra na Europa, a BAFL foi transformada em Base Aérea de 2ª Classe.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

  • [1] - Galeria com fotos de P-95A de patrulha marítima do 2º/7º GAv, Esquadrão Phoenix.