Companhia Cervejaria Brahma

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Brahma (cervejaria))
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Este artigo ou secção cita fontes fiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde julho de 2011). Por favor, adicione mais referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Brahma
Slogan O Sabor de Ser Brahmeiro.
Tipo Privada
Indústria bebidas
Fundação 6 de setembro de 1888
Fundador(es) Joseph Villiger
Paul Fritz
Ludwig Mack
Encerramento 1 de julho de 1999
Sede Rio de Janeiro,  Brasil
Locais Brasil
+ 15 países.
Presidente Marcel Herrmann Telles
Produtos Cerveja
Lucro Aumento R$ 469.0 milhões (1997)
Faturamento Aumento R$ 2.872 bilhões (1997)[1]
Sucessora(s) Ambev
Página oficial www.brahma.com.br
Balde térmico, também chamado de cooler, réplica de uma lata de cerveja Brahma.

Companhia Cervejaria Brahma foi uma cervejaria brasileira fundada em 1888, no Rio de Janeiro, pelo suíço Joseph Villiger, com o nome de Manufactura de Cerveja Brahma Villiger & Companhia.

História[editar | editar código-fonte]

A oficina estabelecida na Rua Marquês de Sapucahí, onde mais tarde ocorreria o desfile das escolas de samba do Rio de Janeiro, fabricava, a princípio, cerca de 12 mil litros de cerveja por dia. Em setembro daquele ano, Villiger registrou a marca Brahma na Junta Comercial da Capital do Império. A origem do nome é controversa: poderia se dever à simpatia do suíço pela cultura indiana ou à admiração pelo compositor Johannes Brahms. Mas o mais provável é que seja uma homenagem ao inventor da válvula de chope, o inglês Joseph Bramah.[2] .

Daí por diante a história da marca e da cerveja se confundem parcialmente, porém a cervejaria passou a investir em outros mercados, dentro da área de bebidas. Foram criados linhas de refrigerantes, tais como o Guaraná Brahma, o Limão Brahma, e a Sukita, entre outros.

Em 1999, fundiu-se à Companhia Antarctica Paulista, para a formação da Companhia de Bebidas das Américas (AmBev). Apesar da fusão, a AmBev continuou a vender a cerveja Brahma com as mesmas características anteriores, e mesmo nome. Porém, devido à fusão, decidiu-se que só os refrigerantes da Antactica permaneceriam sendo vendidos, e vários refrigerantes da Brahma foram extintos.

Suas campanhas de publicidade foram premiadas em diversos festivais, como o de Cannes.

A cerveja na linha do tempo[editar | editar código-fonte]

  • 1914 - Ocorre o lançamento da Malzbier Brahma, uma cerveja estilo stout, lançado oficialmente em 1918 sob o slogan "saborosa e nutriente, recomendada especialmente às senhoras que amamentam”.
  • 1943 - Ocorre o lançamento da Brahma Extra, uma cerveja lager, forte e encorpada. O slogan da época era "Extra no sabor, extra na qualidade, extra nos ingredientes, Cerveja Brahma Extra, em garrafas ou garrafas".
  • 1968 - No Rio Grande do Sul, ocorre a inauguração da "Estação Experimental de Cevada", com o objetivo de testar as novas variedades de cevada, e fazer também estudo de adaptações ao solo e clima da região.
  • 1989 - Ocorre o lançamento da "Brahma Extra" em latas de alumínio.
  • 1993 - Nesse ano, surgiu a "Brahma Extra" em long neck com tampa twist, o que descartava o uso de abridores.
  • 1995 - É lançado a "Brahma Bock", uma cerveja extremamente forte. O seu consumo é indicado apenas nos períodos de inverno.
  • 1996 - Ocorre o lançamento da cerveja Malzbier (em long neck).
  • 1998 - Lançamento da cerveja "Brahma Extra" (em long neck de 355 ml).
  • 1999 - Ocorre o lançamento da "Brahma Chopp" em embalagens comemorativas que remetiam às garrafas de champagne. O lançamento se deu devido à comemoração da chegada do novo milênio. Fusão com a Antarctica e criação da AmBev.

Marcas[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • Edgar Helmut Köb: Die Brahma-Brauerei und die Modernisierung des Getränkehandels in Rio de Janeiro 1888 bis 1930, Stuttgart 2005, ISBN 3-515-08397-9.

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]