Gatorade

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Copos com Gatorade em uma maratona.

Gatorade é uma marca de repositor hidroeletrolítico ou isotônico produzida pela Quaker Oats Company, atualmente uma divisão da PepsiCo, e comercializada originalmente nos Estados Unidos e atualmente em vários países, inclusive no Brasil. A bebida foi formulada para ajudar a repor os líquidos e sais minerais perdidos com o suor e fornecer energia para os músculos em movimento, principalmente por sua composição conter água, carboidratos e sais minerais como sódio.[1] e potássio.

Por sua composição, o Gatorade pode trazer benefícios para qualquer pessoa saudável que pratique atividade física, independente da faixa etária.[2] No entanto, pessoas com algum tipo de doença, diabetes ou hipertensão, por exemplo, devem ingeri-lo somente após orientação médica.

Classificação e composição[editar | editar código-fonte]

Informação nutricional de Gatorade
Porção de: 200ml (1 copo)
Quantidade
por porção
VD%
Valor energético 48kcal = 200kJ 2
Carboidratos 12g 4
Sódio 90mg 4
Potássio 24mg ***

Por definição, Gatorade é considerado um repositor hidroeletrolítico. Sua composição é similar à de um soro fisiológico: água, açúcar e sal, além de aromatizantes e corantes que variam de acordo com o sabor. A concentração de carboidratos da fórmula, cerca de 6%, tem o objetivo de facilitar o rápido esvaziamento gástrico, evitando a sensação de "estômago pesado", uma característica desejável para praticantes de atividade física.

A bebida atende à definição da ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e do FDA (Food and Drug Administration) como "produto com baixo teor de sódio". O sabor adocicado de sua fórmula não vem de edulcorantes, mas sim dos carboidratos que contém. A fórmula de Gatorade não inclui conservantes.

História[editar | editar código-fonte]

Gatorade foi criado em 1965 por 4 médicos pesquisadores da Universidade da Flórida: Robert Cade, Dana Shires, Harry James Free e Alejandro de Quesada. Isso aconteceu porque o técnico da equipe de futebol americano da universidade (Os Florida Gators), Ray Graves, estava frustrado com o desempenho dos atletas de sua equipe durante jogos no verão. Ele pediu uma solução à equipe do Dr. Cade, que passou a trabalhar no desenvolvimento de uma bebida para a hidratação dos atletas.

Testes[editar | editar código-fonte]

A fórmula experimental desenvolvida pela equipe do dr. Cade foi testada pela primeira vez num jogo de futebol americano dos Baby Gators, a equipe de calouros dos Florida Gators, da Universidade da Flórida, em 1 de outubro de 1965, contra a equipe B da universidade. Os Baby Gators, que passaram o jogo inteiro hidratando-se com a nova bebida, venceram o jogo contra a equipa B, que não tinha a bebida.

No dia seguinte, foi a vez de testar a bebida com o time principal da universidade. Num jogo contra o favorito LSU Tigers, os Florida Gators venceram por 14 a 7.

Origem do nome[editar | editar código-fonte]

A mistura original de água, sais e carboidratos desenvolvida pela equipe do dr. Cade tinha um sabor pouco agradável. Durante os testes com os Florida Gators, para torná-la mais saborosa, os pesquisadores misturaram a bebida com suco de limão. O nome Gatorade surgiu da junção de Gators e da palavra lemonade (limonada), designando a "limonada dos Gators". O nome passou, posteriormente, a ser usado na comercialização da bebida, associando seu desempenho ao do time de futebol americano que utilizava o produto.

Gatorade no Brasil[editar | editar código-fonte]

Juntamente com a Itália, o Brasil foi um dos dois primeiros mercados internacionais de Gatorade. A bebida foi lançada no País em 1988, com o slogan "A bebida número um para os atletas". Gatorade foi lançado nos mercados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Atualmente, a bebida é comercializada e distribuída pela AmBev em todo o País, nos sabores Limão, Maracujá, Uva, Laranja, Morango e Maracujá, Tangerina, Frutas Cítricas, Cool Blue (framboesa) e Açaí com Guaraná.

Atuação da marca[editar | editar código-fonte]

Gatorade é a bebida oficial de equipes de futebol como Botafogo, Flamengo,Santos, São Paulo,Cruzeiro, Palmeiras, Grêmio, Paysandu e Bahia. A marca também patrocina a Super Liga de Vôlei, além de maratonas e um grande número de organizações esportivas profissionais e universitárias, disponibilizando o produto aos atletas e ajudando na hidratação das equipes.

Lançamentos recentes no mercado brasileiro[editar | editar código-fonte]

Nova garrafa[editar | editar código-fonte]

Em 2005, a tradicional garrafa de vidro disponível desde a entrada da marca no Brasil em 1988 foi substituída por uma garrafa plástica de 500 ml, mais adequada ao contexto de consumo do produto.

Em 2009, a embalagem passou pela sua primeira reestilização completa. A partir de junho deste ano, o produto passou a ser comercializado em uma garrafa redesenhada, fabricada com menos plástico do que a versão anterior e com um formato que permite uma melhor empunhadura, facilitando o consumo durante as atividades físicas.

Propel Hydractive[editar | editar código-fonte]

Também em 2009, a marca Gatorade lançou no Brasil uma nova bebida esportiva chamada Propel Hydractive. O produto é destinado a pessoas que praticam atividades físicas de baixa intensidade, como pilates, yôga, caminhada e alongamento.

Propel Hydractive não contém calorias e inclui vitaminas do complexo B e vitamina E. O produto é vendido em garrafas com bico esportivo de 500 ml nos sabores Limão, Tangerina-Laranja e Kiwi-Morango.

Gatorade e Pesquisa[editar | editar código-fonte]

Desde o início da sua comercialização, a comunicação de Gatorade dá forte destaque ao envolvimento e preocupação da marca com pesquisas científicas, e em como isso se traduz na evolução dos seus produtos.

Com isso em mente, a Gatorade Company criou o GSSI (Gatorade Sports Science Institute), um instituto de pesquisa sem fins lucrativos, que publica estudos nas diversas áreas da ciência esportiva.

GSSI[editar | editar código-fonte]

O Gatorade Sports Science Institute (GSSI) é um instituto de pesquisa criado em 1988 pela Gatorade Company. Segundo a empresa, com o objetivo do instituto é de compartilhar informações e expandir os conhecimentos nas áreas de nutrição e ciências do esporte, além de contribuir para a saúde e performance dos atletas.

De acordo com o site oficial do GSSI, mais de 100.000 profissionais ligados às áreas de medicina, nutrição e esporte recebem as publicações da instituição em mais de 140 países.

Referências

  1. Kenney, W. Larry, Ph.D.. (2004). "Requerimentos nutricionais de água e sódio para adultos ativos". Sports Science Exchange 17 (41).
  2. [1]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]