Brazlândia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Região Administrativa de Brazlândia
Bandeira de Brazlândia
Bandeira de Brazlândia
Bandeira
Hino
Região Administrativa IV
Fundação: 5 de junho de 1933
Lei de criação: 4545 de 10 de dezembro de 1964[1]

Sem mapa
Sem mapa

Limites: Águas Lindas de Goiás (GO), Padre Bernardo (GO), Sobradinho II, Sobradinho, Brasília, Taguatinga e Ceilândia
Distância de Brasília: 45[2] km
Administrador(a): André Luiz Queiros Rosa[3]
Área  
 - Total 474,83 km²
População  
 - Total 53 874[1] habitantes '
Site governamental www.brazlandia.df.gov.br

Brazlândia é uma região administrativa do Distrito Federal brasileiro.

História

A história de Brazlândia, começa quando quatro famílias goianas e mineiras aportaram nas terras da Chapada do Vão dos Angicos. Foram os Abreu de Lima, os Rodrigues do Prado, os Cardoso de Oliveira e os Braz de Lima quem povoaram a terra que futuramente seria Brazlândia.

O desenvolvimento foi trazido, principalmente, pelos Braz de Lima, de Carmo do Paranaíba, em Minas Gerais, e pelos Cardoso de Oliveira, de Posse, em Goiás, que já tinham tradição como agricultores e pecuaristas. Os dois clãs logo estabeleceram relação familiar e de negócios, realizando atividades agras pastorais nas três décadas seguintes.

No início dos anos 30, as famílias conseguiram, por influência política, que o povoado fosse elevado à categoria de distrito de Santa Luiza (hoje Luziânia). Tanto os Braz quanto os Cardoso tinham negócios na cidade goiana. Foi quando o lugar recebeu o nome de Brazlândia, em homenagem à família mais numerosa da região. O decreto criando o distrito é de 15 de abril de 1932, sendo a data mais significativa para a cidade. Mesmo assim, o aniversário é comemorado em 5 de junho, porque foi nessa data, em 1933, que foi criada a subprefeitura de Brazlândia.

A decisão do presidente Juscelino Kubitschek de levar a Capital Federal para o Planalto Central mudou o rumo da pequena Brazlândia. Já em 1958, foram desapropriados, amigavelmente, mais de mil alqueires da cidade. Apenas a área que circundava a sede urbana de Brazlândia não foi transferida para o Governo.

Muitas das antigas fazendas da região desapareceram depois do represamento do Rio Descoberto e a formação do Lago do Descoberto, destinado para acumulação de água potável para Brasília. Hoje a represa é responsável pelo abastecimento de mais de 60% da água de todo Distrito Federal.

Se na época da inauguração de Brasília, Brazlândia, já incorporada ao Distrito Federal, tinha menos de mil moradores, nos anos seguintes a cidade experimentou em crescimento acelerado. Centenas de agricultores japoneses e procedentes de outras partes do país foram assentados no Núcleo Rural Alexandre Gusmão. Outros tanto migrantes de Goiás se instalaram na zona urbana. No final dos anos 60, foi criado um loteamento de duas mil casas para assentar a os moradores da favela Vietcong, perto de Taguatinga.

Após a inauguração de Brasília nos anos 60, Brazlândia foi anexada como então cidade-satélite de Brasília.

Em meados da década de 80, quando foi criada a Vila São José, a população de Brazlândia era de 25 mil habitantes. O que não mudou tanto o modo de vida calmo dos moradores, ainda presente nas antigas e novas ruas. Brazlândia é uma potência agrícola do Distrito Federal e começa a explorar turisticamente a região, riquíssima em belezas naturais e com festividades tradicionais o ano todo.

Atualmente Brazlândia é uma cidade com características interioranas e se destaca na agricultura, no cultivo de tomates, goiabas e morangos. É a 3ª maior produtora de morangos do Brasil. Tem a maior colônia de japoneses do Distrito Federal, o que muito colaborou para que a região seja hoje responsável por quase 60% do abastecimento agrícola do Distrito Federal e entorno.

Brazlândia hoje possui cerca de 53 874 moradores (PDAD 2010/2011).

O padroeiro da cidade é Menino Jesus de Praga,[4] cuja festa litúrgica se dá em 1 de junho.

Etimologia

O nome Brazlândia originou-se em homenagem à família Braz, os primeiros habitantes do local e fundadores de um vilarejo, que em 1933 se tornaria a cidade de Brazlândia.[5]

Ver também

Referências

  1. a b Pesquisa Distrital de Amostra Domiciliar 2010/2011
  2. Síntese de Informações Socioeconômicas 2010
  3. «Apresentação Brazlândia – RA IV». Portal do Cidadão - Brazlândia. Consultado em 09 de julho de 2012  Verifique data em: |acessodata= (ajuda)
  4. «LEI Nº 2908 DE 5 DE FEVEREIRO DE 2002» (PDF). CLDF. Consultado em 22 de outubro de 2013 
  5. «História - Brazlândia». Administração Regional de Brazlândia. Consultado em 29 de maio de 2012 

Ligações externas

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Brazlândia