Caminho de ferro Pilatus

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Caminho de Ferro Pilatus)
Caminho de ferro Pilatus

Hoje, chegada ao cimo
Informações
Local Suíça
Tipo de transporte Funicular
Número de linhas Via única
Número de estações 3
Funcionamento
Início de funcionamento 1889 (135 anos)
Dados técnicos
Extensão do sistema 4,27 km (2,65 mi)
Bitola Bitola estreita
800 mm (2,62 ft)
Eletrificação 1550 V

O caminho de ferro Pilatus [nota 1] (em alemão: Pilatusbahn) é um via férrea de cremalheira que leva os passageiros da comuna de Alpnachstad no cantão suíço de Obwald até aos 2120 m de altitude do Pilatus-Kulm do Monte Pilatus. A utilização da cremalheira é indispensável para vencer os 48% de declive, o que faz dele o mais inclinado do mundo.

Esta espetacular linha de via estreita - 800 mm - com 4,6 km de comprimento, compreende sete túneis e nada menos de vinte e três pontes. Foi inaugurada a 4 de junho de 1889 utilizando uma máquina a vapor, e foi eletrificada em 1937.

Este sistema de cremalheira inventado por Edouard Locher, e diferente daquele que já existia, o sistema Riggenbach, era formado por uma unidade constituída pela máquina e de carruagens para 30 pessoas. Na altura o percurso era feito em 75 minutos, mas hoje 35 minutos chegam para que mais de 300 000 pessoas o tomem anualmente.

Além do caminho de ferro é possível subir ao Monte Pilatus utilizando uma telecabine, a Kriens-Fräkmüntegg, construída em 1956, ou com o teleférico do Pilatus. Ambas pertencem ao Pilatusbahn.

Desde 2001 o Pilatusbahn está classificado como um "marco da engenharia mecânica" pela "Sociedade Americana da Engenharia Mecânica".

Imagens[editar | editar código-fonte]

Características[editar | editar código-fonte]

  • Bitola sub-métrica; 800 cm
  • Via a cremalheira
  • Declive máximo: 48%

Notas

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Caminho de ferro Pilatus