Captura de Camuloduno

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Captura de Camuloduno
Conquista romana da Britânia
Data 43
Local Camuloduno
Coordenadas 51° 53' 31" N 0° 53' 53" E
Desfecho Vitória decisiva dos romanos
Mudanças territoriais Anexação do território dos catuvelaunos
Beligerantes
Império Romano Império Romano   Britanos
Comandantes
Império Romano Aulo Pláucio
Império Romano Cláudio
  Carataco
Camuloduno está localizado em: Reino Unido
Camuloduno
Localização de Camuloduno no que é hoje o Reino Unido

Captura de Camuloduno foi uma batalha travada entre os catuvelaunos, liderados pelos filhos do rei Cunobelino, Togodumno e Carataco, e as forças invasoras do Império Romano, lideradas pelo imperador Cláudio em 43 no contexto da conquista romana da Britânia.

Contexto[editar | editar código-fonte]

O rei dos catuvelaunos, Cunobelino, governando em Camuloduno, sua capital, havia conseguido subjugar um grande território no sul e leste da Britânia[1][2] e foi chamado pelo historiador romano Suetônio de "rei dos britanos".[3] Durante seu reinado, Camuloduno substituiu Verlamião como o mais importante assentamento na Britânia pré-romana.[2] Por volta de 40, Cunobelino se desentendeu com seu filho, Admínio, que governava como rei-fantoche dos cancíacos (em latim: cantiaci) em nome do pai, que fugiu para os romanos em busca de apoio.[3] Na Gália, ele foi recebido por Calígula, que possivelmente tentou invadir a Britânia, sem sucesso, para ajudá-lo.[4] Depois da morte de Cunobelino (c. 40), seus filhos assumiram o trono, com Togodumno, o mais velho, governando a terra natal dos catuvelaunos perto de Verlamião, e Carataco, que passou a governar a partir de Camuloduno.[3] Juntos, os dois irmãos começaram a expandir sua influência sobre as demais tribos britanas, incluindo os atrebates da costa sul. Verica, o rei dos atrebates, que tinha relações familiares dos dois lados do Canal da Mancha e cuja família era amiga de Roma desde a campanha britânica de Júlio César,[5] apelou ao imperador Cláudio por ajuda.

Batalha[editar | editar código-fonte]

Na época do pedido de Verica, em 43, o recém-entronizado Cláudio estava precisando urgentemente de uma vitória militar para assegurar sua precária situação junto ao exército romano e viu no pedido um excelente pretexto.[6] Aulo Pláucio liderou quatro legiões através do Canal da Mancha com o objetivo principal de conquistar Camuloduno.[1] Ele derrotou e matou Togodumno perto do rio Tâmisa e ali esperou pelo imperador, que chegou com reforços, incluindo artilharia e elefantes,[7] para liderar o ataque final a Camuloduno. Carataco fugiu durante a captura final da cidade e se refugiou entre os ordovicos e siluros, tribos celtas do moderno País de Gales, tornando-se um famoso herói do folclore galês por sua resistência aos romanos.[3] O historiador romano Suetônio e o arco triunfal de Cláudio afirmam que, depois desta batalha, os reis britânicos que estavam sob o jugo dos filhos de Cunobelino se renderam sem derramamento de sangue. Cláudio aceitou a rendição em Camuloduno.[8]

Referências

  1. a b Todd, Malcolm. (1981) Roman Britain; 55BC - 400AD. Published by Fontana Paperbacks (ISBN 0 00 633756 2)
  2. a b Wilson, Roger J.A. (2002) A Guide to the Roman Remains in Britain (Fourth Edition). Published by Constable. (ISBN 1-84119-318-6)
  3. a b c d Crummy, Philip (1997) City of Victory; the story of Colchester - Britain's first Roman town. Published by Colchester Archaeological Trust (ISBN 1 897719 04 3)
  4. Suetonius (1989) The Twelve Caesars. Published by Penguin Classics. (ISBN 0-14-044072-0)
  5. Caesar (1982) The Conquest of Gaul. Published by Penguin Classics. (ISBN 0-14-044433-5)
  6. Scarre, Chris (1997) Chronicle of the Roman Emperors. The Reign-by-Reign Record of the Rulers of Imperial Rome. Published by Thames and Hudson. (ISBN 0-500-05077-5)
  7. Dião Cássio, História Romana LX.19-22
  8. Suetônio, Vidas dos Doze Césares, Vida de Cláudio XVII