Carnaval de São Luís (Maranhão)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Carnaval de São Luís)

O Carnaval de São Luís é um evento que acontece todos os anos em São Luís do Maranhão, é marcado por características que se revelam nos batuques, nas brincadeiras e nos personagens que tomam conta das ruas nos dias de folia.[1] sua dança e a animação ficam garantidas com os sons dos blocos carnavalescos, grupos de cultura afro, escolas de samba, bandinhas e charangas[2].

Escolas de samba[editar | editar código-fonte]

O desfile das escolas de samba de São Luís é tão antigo quanto à do Rio de Janeiro. Muitas escolas não existem mais, outras ainda resistem ao tempo e com força como: Turma da Mangueira (1929); Flor do Samba (1939); Turma do Quinto (1940); Favela do Samba (1951); Marambaia do Samba (1954); Unidos de Fátima e Império Serrano (1956).

Desfile das Campeãs[editar | editar código-fonte]

A partir de 2009 ficou estabelecido que os campeões do carnaval maranhense desfilarão no sábado,após o carnaval. Além das três primeiras colocadas de escolas de samba, várias outras agremiações carnavalescas (blocos tradicionais e organizados) se apresentarão nesse dia.

O sábado de desfile das campeãs das escolas de samba, não tem motivado os integrantes a participarem, pois com exceção da Favela do Samba, as demais escolas têm passado apenas com uma parte da bateria e algumas baianas. Mesmo a Favela, não tem desfilado com a metade de seus integrantes na passarela.

  • 2009 - Apenas se apresentaram a Turma do Quinto (3ª colocada), sem carros alegóricos e a Favela do Samba (Campeã), com todos os carros alegóricos. A flor do samba não se apresentou.
  • 2010 - Apenas se apresentaram a Flor do Samba (2ª colocada), com dois carros alegóricos e a Favela do Samba (Campeã), com todos os carros alegóricos. A Turma do Quinto não se apresentou.

Locais dos Desfiles[editar | editar código-fonte]

. Década de 1960 - Av. Camboa em frente a TV Difusora como Turmas de Samba

Escolas que desfilam atualmente[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Cidades Históricas.art (20 de junho de 2006). «São Luís - Cultura». Consultado em 12 de dezembro de 2011 
  2. Wikispace. «Carnaval de São Luís». Consultado em 14 de abril de 2014 

Notas

  1. Pela primeira vez foi construída uma arquibancada, assim como se cobrou pela primeira vez.