Chimoio

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Chimoio é a capital da província moçambicana de Manica. Tem o estatuto de cidade e administrativamente é um município com um governo local eleito.

De acordo com o censo de 2007 a cidade de Chimoio tem uma população de 237.497 habitantes1 , numa área de 174 km².

História[editar | editar código-fonte]

O primeiro núcleo urbano na área, fundado em 1893, foi denominado Vila Barreto, servindo de terminal à linha férrea vinda do porto da Beira. Em 1899 o poder administrativo foi transferido para Chimiala,uma povoação que mudou então de nome para Mandingos e se tornou o embrião da actual cidade. Em 1916 a povoação recebe o nome de Vila Pery, em homenagem a João Pery de Lind governador do território pela Companhia de Moçambique. A elevação a cidade ocorreu em 17 de Julho de 1969, e em 12 de Junho de 1975 adoptou o nome actual, como resultado de um comício popular orientado pelo primeiro presidente de Moçambique, Samora Machel. De acordo com a tradição oral, o nome Chimoio deriva de um clã local, o clan Moyo.2

Economia[editar | editar código-fonte]

Situada no chamado "corredor da Beira", constituido por uma estrada e linha férrea que ligam o Porto da Beira ao Zimbabwe, Chimoio teve desde sempre uma grande importância económica, apesar de se situar no interior moçambicano.

Referências

  1. http://www.ine.gov.mz/censo07 Quadros do 3° Censo Geral da População e Habitação 2007
  2. www.lam.co.mz/pt/content/download/3749/43677 Chimoio, o pequeno (grande) coração