Cidadão Quem

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
este artigo cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde julho de 2010). Por favor, adicione mais referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Cidadão Quem
CidadaoQuem2014.png
Informação geral
Origem Porto Alegre, RS
País  Brasil
Gênero(s) Pop rock, rock gaúcho
Período em atividade 1990-2008

2013-2014

Gravadora(s) Som Livre
Polygram
Zoom Records
Warner Music
Orbet Music
OpenArt Play
Afiliação(ões) Humberto Gessinger
Pouca Vogal
Página oficial Página oficial
Integrantes Duca Leindecker
Luciano Leindecker
Claudio Mattos
Ex-integrantes Cau Hafner
Paula Nozzari
Eduardo Bisogno
Fernando Peters

Cidadão Quem foi uma banda brasileira de rock.[1] Surgiu em Porto Alegre, em meados de 1990, com formação original de Cau Hafner (bateria), Duca Leindecker (vocal e guitarra) e Luciano Leindecker (baixo). Seu nome é inspirado no filme Cidadão Kane, de Orson Welles. O baterista Cau Hafner faleceu no ano de 1999 em um acidente pará-quedas. Já o baixista Luciano Leindecker, após lutar 8 anos contra um câncer, veio a falecer no dia 21 de Novembro de 2014[2] .

Trajetória[editar | editar código-fonte]

Seu primeiro show foi em maio de 1990, exatamente 49 anos após a primeira exibição do filme Cidadão Kane. Em 1991, a banda fica entre as finalistas do Rock in Rio 2, ultrapassando 368 bandas de todo o Brasil. Já participou de vários especiais para a RBS e foi revelação do jornal Zero Hora, tendo recebido o troféu Açorianos de melhor banda gaúcha em 1993, 1998 e 1999. Outras Caras, o primeiro CD da banda, foi lançado em 1993[3] , e teve mais de vinte mil cópias vendidas. Em junho de 1995, a banda iniciou as gravações de seu segundo CD em São Paulo, no estúdio Art mix, produzido por Luiz Carlos Maluly e finalizado em Los Angeles, no estúdio Castle Oaks, sendo mixado por Benny Faccione. Em maio de 1996, seu novo CD A Lente Azul foi lançado pela Polygram, tendo como música de trabalho Os Segundos, que entrou para a trilha sonora do seriado Malhação, da Rede Globo. Desse mesmo CD, foi gravado o clipe da música Balanço, que em 1997 foi lançado na MTV. Em novembro de 1998, a banda lançou Spermatozoon, seu terceiro CD, e que representou uma retomada ao espírito inicial do grupo, uma volta às raízes, à simplificação. O CD foi gravado em Porto Alegre e mixado e masterizado em Nova Iorque.

Foi o primeiro CD do selo gaúcho Zoon Records, que além da Cidadão Quem também é selo de bandas como a Graforréia Xilarmônica. O CD teve como música de trabalho Um Dia, com clipe na MTV. Com mais de setecentos espetáculos em sua bagagem, a banda formada na virada da década de 1980, percorreu o Brasil, da Bahia ao Rio Grande do Sul, do Planeta Atlântida ao Rock in Rio, passando pelo Festival de Verão de Salvador. Em 7 de julho de 2004, no Theatro São Pedro de Porto Alegre, foram gravados o CD e o DVD da banda, em formato acústico e em duas sessões, com ingressos esgotados com 48 horas de antecedência da data do show. Este grande momento contou com as participações especiais de Humberto Gessinger (Engenheiros do Hawaii) e Mônica Tomasi. Este show em formato acústico foi uma releitura das principais músicas que fazem e fizeram sucesso na carreira da banda, como Carona, Os Segundos, A la Recherche, Pinhal e Ao Fim de Tudo, entre outras. A banda interrompeu suas atividades em 2008 quando o seu baixista Luciano Leindecker foi diagnosticado com mieloma múltiplo e teve de ser submetido a um transplante de medula óssea. [4] Enquanto isso, Duca se junta a Humberto Gessinger, que havia anunciado a interrupção temporária das atividades dos Engenheiros do Hawaii, em um projeto intitulado Pouca Vogal, reunindo músicas inéditas escritas por Duca e Humberto, como também grandes sucessos das duas bandas.

Após a morte de Luciano Leindecker(21/11/2014), Duca anunciou o fim das atividades da banda, havendo assim o cancelamento de todos os shows que estavam marcados, exeto um show em especial na cidade de Xanxere em Santa Catarina, onde por se tratar de um evento beneficiente, motivou Duca a fazer desse a despedida da Cidadão Quem, portanto dia 29 de Novembro de 2014 no parque da FEMI, em Xanxerê uma das maiores e melhores bandas de rock do Brasil, encerra suas atividades, em um show histórico e emocionante.

Integrantes[editar | editar código-fonte]

Formações[editar | editar código-fonte]

A banda é formada pelos irmãos Duca e Luciano Leindecker e conta com as participações de Claudio Mattos na bateria.

Duca Leindecker
Luciano Leindecker

Luciano nasceu em Porto Alegre, em 12 de março de 1973. Faleceu no dia 21 novembro de 2014, aos 41 anos, devido a complicações relacionadas a um câncer na medula óssea.

Claudio Mattos

Baterista, substituiu Paula após o disco Girassóis da Rússia (2002) e acompanhará os irmãos Leindecker na turnê comemorativa de 20 anos da Cidadão Quem.


Ex-integrantes[editar | editar código-fonte]

Cau Hafner

Cau Hafner nasceu em Porto Alegre, em 11 de julho de 1959. A banda sempre foi adepta dos esportes radicais, e foi praticando um desses esportes que Cau morreu, poucas horas antes de completar 40 anos. Seu último salto de pára-quedas foi em Montenegro, na tarde do dia 10 de julho de 1999. O pára-quedas não abriu e a queda foi fatal. Cau, que foi um dos pioneiros do rock gaúcho, como co-fundador do Taranatiriça, o qual também tinha na formação original Marcelo Truda, Valério Azevedo e Carlos Eduardo Miranda. O Taranatiriça é responsável por duas das músicas seminais do rock gaúcho: Rockinho e Reverber. Em 1990, juntou-se a Duca e Luciano para formar a Cidadão Quem. Era casado com Liana e tinha uma filha chamada Luíza. Ao lado de Nelson Sirotsky Dvoskin, Cau era sócio da gravadora Zoon Records.

Paula Nozzari

Com a morte de Cau Hafner, Paula Nozzari ficou no comando da bateria da Cidadão Quem. Ela começou a ter contato com a música aos seis anos, estudando piano. Aos dez, desistiu do aprendizado, dificultado pelo fato de não poder tocar em casa. Com quatorze, depois de dois anos de técnica vocal, começou a estudar bateria. Paula já tocou em bandas como DeFalla e Cozmic Blues, entre outros.

Eduardo Bisogno

Nascido em Lajeado, começou sua carreira artística nos teclados da soul band gaúcha The Hard Working Band, da qual foi um dos fundadores. Integrou a Video Hits e, depois, integrou a formação da Tom Bloch, banda do vocalista Pedro Veríssimo. Entre outros projetos paralelos, integrou a banda Vitória Sou, de Domingos Cray, e integra a formação da banda instrumental Kung Fu. Participou como músico convidado da gravação do DVD acústico da banda Papas da Língua.

Fernando Peters

Lançou seu próprio trabalho, o álbum "Carta De Navegação", em 2010.

Discografia[editar | editar código-fonte]

Álbuns de Estúdio:

Coletânea:

Ao Vivo:

Cronologia[editar | editar código-fonte]

  • 1990 - Nasce a banda Cidadão Quem, com a formação original de Cau Hafner (bateria), Duca Leindecker (vocal e guitarra) e Luciano Leindecker (baixo);
  • 1991 - A banda fica entre as finalistas do Rock'n Rio 2;
  • 1993 - É lançado o primeiro CD, Outras Caras, com mais de vinte mil cópias vendidas, pela Polygram;
  • 1996 - Em maio é lançado o segundo CD, A Lente Azul, pela Polygram;
  • 1997 - É gravado o clipe da música Balanço, lançado na MTV;
  • 1998 - É lançado o terceiro CD, Spermatozoon;
  • 1999 - O baterista da banda, Cau Hafner, morre num acidente de pára-quedas. A banda passa por uma fase de mudanças, e Paula Nozzari passa a ser a baterista.
  • 2000 - É lançado o quarto CD, Soma;
  • 2002 - É lançado o quinto CD, Girassóis da Rússia;
  • 2004 - Em 7 de julho são gravados o CD e primeiro DVD da banda, em formato acústico.
  • 2007 - É lançado o sétimo CD, Sete.
  • 2013 - É lançado o Single Nosso Próprio Mar, marcando a reunião comemorativa da Cidadão Quem.
  • 2014 - Começa a turnê comemorativa.
  • 2014 - Falece o baixista e fundador da banda, Luciano Leindecker após 8 anos de luta contra o câncer.

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]