Cláudio de Lorena

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Cláudio, Duque de Guise
Brasão de armas do Duque de Guise

Cláudio de Lorena , Cáudio I de Guise ou Cáudio I de Aumale (Claude de Lorraine, em francês - Château de Condé-sur-Moselle, 20 de outubro de 1496 – Château de Joinville, 12 de abril de 1550) foi o primeiro Duque de Guise, de 1528 até sua morte.

Filiação[editar | editar código-fonte]

Era o segundo filho de Renato II de Lorena, e foi educado na Corte francesa sob auspícios de Francisco I. Aos dezessete anos, Cláudio fez uma aliança com a Casa Real de França pelo seu casamento com Antonieta de Bourbon (1493–1583), filha de Francisco de Vendôme.

Cláudio se distinguiu durante a batalha de Marignano (1515), e rapidamente recuperou-se dos vinte e dois ferimentos que sofreu na batalha. Em 1521 lutou em Fuenterrabia, e a Luísa de Saboia descreveu a captura do local sitiado. Em 1523 foi feito governador da Champagne e da Burgúndia, depois de haver derrotado em Neufchâteau as tropas imperiais que haviam invadido aquela província. Em 1525 destruiu o exército dos camponeses anabatistas, que estavam infestando a Lorena na França até Lupstein, próximo a Saverne.

Com o retorno de Francisco I de seu cativeiro em 1528, Cláude foi feito Duque de Guise no Pariato da França, quando até aquele momento apenas príncipes da Casa Real haviam ostentado o título de duques pares de França. Os Guise, como cadetes da casa soberana de Lorena e descendentes da Casa de Anjou, reivindicaram precedência aos príncipes de Condé e de Conti.

Suas pretensões e ambições inspiraram a desconfiança em Francisco I, embora este recompensasse os préstimos de Guise através de significativos prêmios em terras e dinheiro. O Duque distinguiu-se novamente na campanha de Luxemburgo em 1542, mas nos anos que precederam sua morte foi obscurecido ante as fortunas crescentes de seus filhos.

Ancestrais[editar | editar código-fonte]

Ancestrais de Cláudio em três gerações
Cláudio, Duque de Guise Pai:
Renato II de Lorena
Avô paterno:
Frederico, Conde de Vaudémont
Bisavô paterno:
Antoine, Conde de Vaudémont
Bisavó paterna:
Marie d'Harcourt
Avó paterna:
Yolanda de Lorena
Bisavô paterno:
Renato I de Nápoles
Bisavó paterna:
Isabela de Lorena
Mãe:
Filipa de Lorena
Avô materno:
Adolfo de Egmond
Bisavô materno:
Arnoldo de Gelderland
Bisavó materna:
Catherine of Cleves
Avó materna:
Catarina de Bourbon
Bisavô materno:
Carlos I de Bourbon
Bisavó materna:
Agnes da Burgúndia

Filhos[editar | editar código-fonte]

Antecessor Cláudio I de Aumale
1526 - †1573
Sucessor
Cláudio é o primeiro da Casa de Aumale Armoiries duc d'Aumale.svg
Brasão dos duques de Aumale
(1550 - 1573)
Cláudio II de Aumale

Referências[editar | editar código-fonte]