Conector TRS

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde outubro de 2011).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.
TS (2,5 mm), TS (3,5 mm), TRS (3,5 mm) e TRS (1/4" ou 6,35 mm)

O Conector TRS é uma família de conectores utilizada para transmissão de sinais analógicos, principalmente de áudio. Tem o formato cilíndrico e normalmente possuem três contatos, dando origem ao nome TRS (do inglês Tip-Ring-Sleeve, lit. ponta-anel-capa).

Os conectores TRS possuem três contatos, sendo dois para o sinal e um para o aterramento do circuito. Entre estes, existem isolantes que evitam o contato entre partes. No entanto, também existem conectores com dois contatos, chamado de TS (Tip-Sleeve), e com quatro contatos, chamado de TRRS (Tip-Ring-Ring-Sleeve). Quando utilizado em dispositivos de áudio, o conector TS normalmente é utilizado para transmitir sinais mono enquanto que o TRS e o TRRS são utilizados para transmitir sinais estéreo.

O conector TRRS (com quatro contatos) por possuir um canal de transmissão adicional, pode ser utilizado para tanto para transmisão de áudio e vídeo, quanto para transmissão de dados de controle (alteração do volume, pausa, etc.) ou para recepção do microfone. Ele é comercializado tanto em seu formato original com 14" (6,35 mm) de diâmetro, como em suas versões miniatura, com 2,5 mm e 3,5 mm de diâmetro.

No Brasil, os conectores TS/TRS são conhecidos como P1 (TS ou TRS 2,5 mm), P2 (TS 3,5 mm), P3 (TRS 3,5 mm), P10 (TS 6,35 mm) e P20 (TRS 6,35mm).

Conector TRS de 1⁄4" (6,35 mm): 1. Terra 2. Canal Direito de áudio 3. Em mono é o positivo. Em estéreo é o canal esquerdo de áudio 4. Isolante.
Conector TRS de 14" (6,35 mm):
1. Terra
2. Canal Direito de áudio
3. Em mono é o positivo. Em estéreo é o canal esquerdo de áudio
4. Isolante.
Conectores TRS: plugue ou "macho" (esquerda) e  jaque ou "fêmea" (direita).
Conectores TRS: plugue ou "macho" (esquerda) e jaque ou "fêmea" (direita).
Plugue e jaque conectados.
Plugue e jaque conectados.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre eletrônica é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.