Conector elétrico

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Conector P2, muito utilizado em fones de ouvido e microfones.

Um conector é um dispositivo que efetua a ligação entre um ou mais pontos aonde se necessita de comunicação de sinais(por exemplo, entre um computador e um periférico).[1]

Existem vários tipos diferentes de conectores. Os mais conhecidos são os RCA que são geralmente utilizados para fazer a ligação entre aparelhos de TV, videocassetes, DVD Players, e até mesmo placas de vídeo de computadores. Também existe conectores de cabos de rede de computador, conectores VGA (mais utilizados para conectar a placa de video de um computador à um monitor), conectores SVGA (também utilizados para conexão entre placas de vídeo de computadores e monitores, porém também pode conectar TV, projetores, DVD, etc).

Atualmente os conectores estão começando a serem substituídos graças a tecnologia wireless (interligação sem fio de equipamentos). Hoje podemos encontrar no mercado vários equipamentos com esta tecnologia, desde placas de rede, caixas de som, mouses, teclados, microfones, DVD, TV, videogames (console), etc.

Modelos de conectores[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Robert S. Mroczkowski. In: McGraw Hill. 'Electrical Connector Handbook Theory and Applications'. [S.l.: s.n.], 1998. Capítulo: 1. ISBN ISBN 0-07-0414101-7.
Ícone de esboço Este artigo sobre eletrônica é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.