Congresso Pan-Africano

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Text document with red question mark.svg
Este artigo ou secção contém uma ou mais fontes no fim do texto, mas nenhuma é citada no corpo do artigo, o que compromete a confiabilidade das informações. (desde abril de 2012)
Por favor, melhore este artigo introduzindo notas de rodapé citando as fontes, inserindo-as no corpo do texto quando necessário.

O Congresso Pan-Africano foi uma série de cinco eventos ocorridos em 1919 em Paris, 1921 em Londres, 1923 em Londres novamente, 1927 em Nova York, 1945 em Manchester, 1974 em Dar es Salaam e em 1994 em Kampala, na sequência da Conferência Pan-Africano de 1900 que tinham a intenção de abordar as questões enfrentadas pela África, devido à colonização da maior parte do continente pela Europa.

Placa comemorativa em Manchester

Primeiro Congresso Pan-Africano[editar | editar código-fonte]

Organizado em 1919 em Paris, França. Ele foi organizado pelo deputado senegalês Blaise Diagne.

O Congresso votou a emancipação gradual das colônias, a ampliação de direitos civis dos negros norte-americanos e conclamou os descendentes de africanos a retornarem à África.

Referências[editar | editar código-fonte]

  • BRAICK, Patrícia Ramos. Estudar História: das origens do homem à era digital. Volume do 9º ano. São Paulo: Editora Moderna, 2011, p. 221.