Crocodilo-persa

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Como ler uma caixa taxonómicaCrocodylus palustris
Mugger Chitwan-2.jpg

Estado de conservação
Status iucn3.1 VU pt.svg
Vulnerável (IUCN 3.1) [1]
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Reptilia
Ordem: Crocodylia
Família: Crocodylidae
Género: Crocodylus
Espécie: C. palustris
Nome binomial
Crocodylus palustris
Lesson, 1831

O crocodilo-persa (Crocodylus palustris) ou crocodilo mugger, é uma espécie de crocodilo comum na península da Índia. É encontrado em todo o subcontinente indiano e nos países vizinhos. É um dos três crocodilianos encontrados na Índia, os outros são o gavial e o crocodilo de água salgada.

Características[editar | editar código-fonte]

crocodilo-persa(crocodilo mugger)

Tamanho e peso[editar | editar código-fonte]

Os machos podem ter até 4,50 metros de comprimento, mas normalmente possuem até 3,70 metros de comprimento e podem pesar de 250 kg à 300 kg; as fêmeas são menores, tem de 2,75 metros à 3,20 metros de comprimento e pesam cerca de 200 kg.

O maior já encontrado media 5,20 metros de comprimento e devia pesar mais de 500 kg.

Fisiologia[editar | editar código-fonte]

crânio do crocodilo-persa.

Crocodilos agressivos têm 19 dentes superiores de cada lado; um focinho que é 1⅓ a 1 ½ largo na base; uma cabeça áspera, mas sem arestas; sínfise mandibular estendendo-se até o nível do quarto ou quinto dente; quase em linha reta, ou encaminha curvas pré-maxilo-maxilar sutura, no palato, transversal,; e separando os ossos nasais pnemaxillaries acima. Quatro grandes nuchals formando um quadrado, com um menor em cada lado; dois pares de nuchals menores em uma série transversal atrás do occipital. Dorsal blindagem bem separada da nuca, dos escudos geralmente em 4, raramente, em 6, séries longitudinais, os de dois a mediana geralmente consideravelmente mais amplo do que o comprimento; 16 ou 17 séries transversal. Escamas na membros tombou. Dedos com membranas na base; dedos exteriores extensivamente alado. Uma orla serrilhada na borda exterior da perna. Adulto oliva escuro acima: jovem de oliva pálido, pontilhado e manchado com preto.

crocodilo-persa (crocodilo mugger)

Habitat[editar | editar código-fonte]

O crocodilo-persa é uma espécie de água doce, habitam lagos, rios e pântanos. Prefere águas mais rasas. Possui certa tolerância à água salgada, portanto ocasionalmente pode habitar lagos de água salgada. É também adaptado à vida terrestre. Compartilha o habitat, em alguma áreas, com o crocodilo gavial e o crocodilo de água salgada.

Distribuição[editar | editar código-fonte]

crocodilo-persa(crocodilo mugger) fotografado em 1907.

O crocodilo-persa pode ser encontrado na Índia, Bangladesh, Sri Lanka, no Paquistão, Nepal, no sul do Irã e provavelmente, em uma parte da Indochina e no sul Iraque. É o mais comum das três espécies de crocodilos da Índia.

Biologia e Comportamento[editar | editar código-fonte]

Velocidade[editar | editar código-fonte]

crocodilo-persa.

Em terra o crocodilo-persa pode atingir 13 km/h em uma curta distância. Na água eles são bem mais rápidos, podem atingir 12 km/h.

Alimentação[editar | editar código-fonte]

Sendo um animal carnívoro, o crocodilo-persa se alimenta naturalmente de peixes, serpentes, aves e mamíferos. Os mamíferos predados são geralmente macacos, chitais, lontras, ocasionalmente pode se alimentar de sambar, gado doméstico e até búfalos d'água. Pode também roubar caças de outros predadores, como dos leopardos.

crocodilo-persa em terra

Ocasionalmente podem utilizar de ferramentas para caçar, como iscas por exemplo. Equilibram gravetos e ramos sobre a cabeça para atrair pássaros que procuram materiais para construir ninhos, quando se aproximam o suficiente as aves são devoradas.

Vida terrestre[editar | editar código-fonte]

O crocodilo-persa é adaptado à vida terrestre, assim como seu primo o crocodilo-cubano, só que bem mais do que a maioria dos crocodiliano, sendo ecologicamente mais semelhante ao crocodilo do nilo. Tem grande mobilidade terrestre, podem migrar distâncias consideráveis em busca de um ambiente melhor. Podem perseguir presas por terra em curtas distâncias e são conhecidos por cavar tocas para utilizar como abrigo em tempos de seca.

Crocodilos vs Tigres[editar | editar código-fonte]

Por vezes esta espécie de crocodilo é predada por tigres, mas não é tão comum, em algumas ocasiões tigres roubam presas dos crocodilos. Estes dois predadores constantemente se encontram na natureza, o crocodilo evita o confronto sempre que pode pois não é páreo para a agilidade do felino em terra, os tigres também são ótimos nadadores. Na maioria das vezes, os tigres buscam outras presas mais acessíveis.

Referências

  1. Crocodile Specialist Group (1996). Crocodylus palustris (em Inglês). IUCN 2012. Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas da IUCN de 2012 Versão 2. Página visitada em 27 de fevereiro de 2013.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Wikispecies
O Wikispecies tem informações sobre: Crocodilo-persa
O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Crocodilo-persa
Ícone de esboço Este artigo sobre Répteis, integrado no Projeto Anfíbios e Répteis é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.