Imperador de Todas as Rússias

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Czar da Rússia)

Imperador de Todas as Rússias
Императоръ Всероссійскій

Imperial

Imperial Brasão de armas do Império Russo
Titular:
trono vacante
Estilo: Sua Majestade Imperial
Tipo de Monarquia Hereditária
Herdeiro aparente: Disputado entre Grã-Duquesa maria Vladimirovna e Príncipe Dimitri Romanov
Primeiro titular: Pedro, o Grande
Criação do Título: 1721

Imperador de Toda(s) a(s) Rússia(s), Imperatriz de Toda(s) a(s) Rússia(s) (em russo: Императоръ Всероссійскій, Императрица Всероссійская, Imperator Vserossiyskiy, Imperatritsa Vserossiyskaya) foi o título dos governantes do Império Russo de 1721 até 1917. Este título foi criado em conexão com a vitória na Grande Guerra do Norte e apareceu como a adaptação do título de Czar, sob o sistema de titularia da Europa. O prefixo "de Toda(s) a(s) Rússia(s)" foi uma variação da prévia versão "(Czar) de Toda Rus'".

Título[editar | editar código-fonte]

Regalia dos Monarcas Russos

No artigo 1 da Lei Fundamental do Império Russo declarou que "o Imperador de toda a Rússia é um monarca autocrático e irrestrito. A obedecer sua autoridade suprema, não só por medo, mas fora da consciência, bem como, o próprio Deus ordena". O artigo aponta para o fato de que a Rússia teve uma monarquia irrestrita. O título completo do Imperador no século XX (Art.37 de leis fundamentais):

Pela graça de Deus, nós, NN, Imperador e Autocrata de todas as Rússias, Moscou, Quieve, Vladimir, Novgorod; Czar de Cazã, czar de Astracã, Czar da Polônia, Czar da Sibéria, Czar de Quersoneso Taurino, Czar da Geórgia; Senhor de Pescóvia e Grão-príncipe de Esmolensco, Lituânia, Volínia, Podólia, Finlândia; Príncipe de Estônia, Livônia, Curlândia, Semigália, Samogícia, Białystok, Carélia, Tuéria, estreito de Iugor, Perma, Vetícia, Bolgar e outros; Senhor e Grão-príncipe de Novogárdia Inferior, Czernicóvia, Resânia, Polócia, Rostóvia, Iaroslávia, Bielozera, Udória, Salecardo, Condia, Vitebsco, Mistislau e todos os países do Norte, Mestre; e Senhor de Ibéria, Cártlia e Cabárdia terras e províncias armênias; Circassiano e Príncipes montanhoso e seu Senhor hereditário e proprietário; Senhor do Turquestão; Herdeiro norueguês; Duque de Eslésvico-Holsácia, Stormarn, Ditemársia e Oldemburgo e outros e outros e outros.


História[editar | editar código-fonte]

o uso do título de Imperador de Toda a Rússia foi iniciado por Pedro, o Grande. Após a vitória na Grande Guerra do Norte e assinalado no Tratado de Nystad, em Setembro de 1721 Senado e do Sínodo decidiram atribuir a Pedro o título do imperador da Rússia com a seguinte declaração: "à maneira de Senado romano para a nobre causa dos imperadores tais títulos publicamente lhes dado como um presente e em estátuas para as gerações eterna inscritas".

No dia 20 de outubro, depois de uma consulta do Senado junto com o Santo Sínodo aceitou a intenção, de sua Majestade, no testemunho de uma adequada gratidão pela sua alta graça e o paternalismo e o esforço dele para o bem-estar do Estado em todo o seu tempo glorioso de decisão e especialmente durante a passada guerra sueca, dignou-se a manifestar e o Estado de toda a Rússia em uma forte e boa sorte e seu povo submetido a tal fama por todo o mundo através de sua exclusiva decisão levou, como que para todos bastante conhecidos, com o nome de todo o povo russo para perguntar, tão graciosamente a aceitar, a exemplo dos outros, deles título: o Pai da Pátria, o Imperador de toda a Rússia , Pedro o grande...

Leis do Império Russo em geral. Vol.VI. No.3840


Em 2 de novembro de 1721 Pedro I aceitou o título. As Sete Províncias Unidas e o Reino da Prússia imediatamente reconheceram o novo título do czar russo, a Suécia em  1723, os Otomanos (Turquia) em 1739, Grã-Bretanha e Áustria em 1742, França e Espanha em 1745, e finalmente a Comunidade Polaco-Lituana em 1764. Desde então o Estado Russo passou a ser referido como Império Russo.

Em 16 de fevereiro de 1722 Pedro I emitiu o Decreto da Sucessão onde aboliu o antigo costume de passar o trono para os descendentes diretos na linha masculina, mas permitiu a nomeação de herdeiro por intermédio de qualquer pessoa decente na vontade do monarca.