Demon Kakka

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Demon Kakka
Seikima-II 20100704 Japan Expo 73.jpg
Japan Expo, 2010.
Informação geral
Nome completo Kogure (小暮?)
Nascimento 10 de Novembro de 1962 (52 anos)
Origem Shibuya, Tokyo
País  Japão
Gênero(s) Heavy metal, Rock
Ocupação(ões) Cantor, compositor, ator, autor, personalidade de televisão e rádio, diretor de animação e vídeo, jornalista, crítico [1]
Instrumento(s) Vocal
Período em atividade 1982 - presente
Gravadora(s) Fitzbeat/CBS Sony, Ki/oon, Ariola Japan, BMG Japan,
Avex Trax
Afiliação(ões) Seikima-II
Grand Illusion
Super Slump
Página oficial demon-kakka.jp/

Demon Kakka (デーモン閣下, Dēmon Kakka?) (nascido em 10 de Novembro de 1962), ou His Excellency Demon Kakka (H.E. Demon Kakka, Vossa Excelencia Demon Kakka), anteriormente conhecido como Demon Kogure (デーモン小暮, Dēmon Kogure?) e His Excellency Demon Kogure (デーモン小暮閣下, Dēmon Kogure Kakka?); é um músico japonês, jornalista, comediante, apresentador, ator, dublador e crítico de sumô. Sempre trajado a caráter como personagem, já foi citado por muitos como uma das melhores vozes da cena musical japonesa. É famoso por ser líder e vocalista da banda de Heavy Metal Seikima-II (聖飢魔II, Seikimatsu?). Como personagem, ele é um Akuma (demonio) mascarado no mundo humano, vice rei de Jigoku (Inferno) e fundador da religião Akumakyou.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Graduado pela Universidade de Waseda com licenciatura em ciências sociais[2] , Demon possui uma irmã mais velha, Yumiko Kogure; ex-apresentadora da emissora TBS (Tokyo Broadcasting System). Nunca foi divulgado pela mídia muita informação pessoal quanto ao cantor, bem como seu verdadeiro nome. Sabe-se de fato que seu sobrenome é Kogure, e é fã convicto de séries japonesas antigas (Tokuhatsu/Live Action) tais como Ultraman, Kamen Rider e filmes como Godzilla.
Morou em Nova Iorque entre 1967 a 1969 com o seu pai onde adquiriu grande fluência no Inglês.[3] Em um pequeno concurso, ganhou como o melhor imitador de rugido do Godzilla ainda na universidade onde algumas fotos deste evento circularam muitos anos após pela internet revelando sua verdadeira face, embora isto nunca foi comentado pelo próprio.
Naquela mesma época, Demon embarcava na banda Indie chamada Super Slump (スーパースランプ, sūpā suranpu?) formada em 1979 com alunos da mesma universidade frequentada por ele. Porém, o Super Slump nunca obteve grande sucesso mesmo tendo ainda durado até final da mesma década, mas Demon deixou a banda formada por Papala Kawai cedo quando resolveu participar do Seikima-II que estava sendo formado por seu colega Damian Hamada que frequentava o clube de canções folclóricas também em Waseda. Assim, Kogure era agora Demon Kogure.
Apresentou-se em público com uma mascara branca como maquiagem, seguido de um tom mais escuro abaixo das bochechas, cabelo sempre loiro e uma coloração azul ao redor dos olhos até o meio do nariz (cuja coloração passou a ser vermelho futuramente quando representa sua carreira solo). Seu estilo de vocal na banda sempre fora melódico com agudos.

Acidente[editar | editar código-fonte]

Em 1986, Demon Kogure estava se destacando cada vez mais com sua banda. Já eram incontáveis as aparições do mesmo na mídia e programas televisivos. Após o segundo disco do Seikima-II, no verão japonês do mesmo ano, ele apresentou-se em Okayama no festival de rock de Hiruzen. Entre a expectativa de muitos fãs e apreciadores jovens de rock que vieram ver a banda pela primeira vez, Demon iniciou sua apresentação escalando no topo, numa parte da instalação em arco que cobria todo o palco contendo os letreiros em japonês サマーミュージックフェスティバル (Samā myūjikku fesutibaru, Festival de Música de Verão?). Para surpresa de muitos, ele despencou sem preparo dali caindo de mal jeito e esbarrando contra uma das caixas de som. Levantou-se imediatamente recusando ajuda da produção e tentou prosseguir com o show naturalmente. Demon quebrou a perna com este incidente e ainda conseguiu prosseguir com pouco mais de 20 minutos da apresentação, mesmo que apoiado só com uma perna na frente de toda a multidão. Após sair do show, foi imediatamente hospitalizado tendo que remodelar seus ossos. Em seus shows seguintes ele apareceu em uma cadeira de rodas personalizada ao mesmo momento em que parecia um trono majestoso (incluindo na apresentação que rendeu um vhs, The Great Black Mass Tour de 1986 e no clipe Adamu no Ringo que viria como faixa do disco seguinte da banda).[4]

O demônio na mídia[editar | editar código-fonte]

Suas aparições são diversas. Uma lista seria extensa a numerar cada uma ou se quer referências de Demon em animes, video-games, séries de TV ou diversos outros meios de entretenimento. Definitivamente já era um ícone no país ganhando cada vez mais espaço. Entre estes eventos, alguns foram mais notáveis ou destacados.:

  • Em 1986, o cantor fez uma pequena apresentação no OVA Wanna-Be's ao apresentar uma luta livre de garotas sendo dublado por ele mesmo.[5]
  • Dublou Münchhausen II, um personagem de Urotsukidoji II: Legend of the Demon Womb.[6]
  • Apareceu também no próprio anime da banda Seikima-II, chamado de Human Society. [7]
  • Foi personagem protagonista de videogame para o console Famicom no game Seikima-II Akuma no Gyakushū! (聖飢魔II 悪魔の逆襲!? Seikima II: A ira do demônio!) produzido pela ISCO /CBS Sony. [8]
  • Em 1987 apresentou o programa de rádio All Night Nippon pela NBS (Nippon Broadcasting System), um dos mais famosos programas de rádio do país.[9]
  • Fez uma pequena aparição na série Bin Bin (びんびんシリーズ?). Uma reportagem de rádio exibido pela TV Fuji.
  • Dois anos seguinte, fez também outra pequena aparição, desta vez no filme Godzilla vs. Biollante.
  • Em meados do final daquela década, começou a fazer várias propagandas com a Fuji Film até metade dos anos 90.
  • Participou da cobertura da TBS das eleições ao senado em 1990.[10]
  • Em 1993 fez parte de uma peça de teatro junto com Toshi da banda X Japan e grande elenco, chamado Rock Opera Hamlet (ロックオペラ ハムレット, Rokkuopera Hamuretto?), na qual foi finalizada com uma das músicas do Seikima-II ao lado da própria banda.
  • Em 1994 foi o primeiro japonês a ser entrevistado no programa estadunidense Larry King Live.

Carreira solo[editar | editar código-fonte]

O cantor começou sua carreira solo oficialmente em Abril de 1990 quando lançou seu primeiro disco, Koshoku Yorozu Goe Otoko (好色萬声男?) sobre o nome de "Kogure Den-emon", pela CBS Sony. Este pseudônimo nunca foi muito usado entre seus fãs. De fato, cada álbum solo sofreu mudanças quanto a isto, e principalmente em gravadoras.
Seu segundo disco, Demon as Bad Man foi lançado em 1995 já pela Ki/oon Records com o nome artístico de "Demon Kogure"; um ano antes de seu ex-colega Damian Hamada lançar também um disco solo (outros integrantes da banda já haviam ingressado também nessa carreira, mas ainda seguiam na banda).
No final de 1999, o Seikima-II fez 3 shows consecutivos, sendo o último no réveillon de 2000 quando oficialmente a banda encerrou-se. As atividades do cantor foram concentradas desde então a sua carreira solo apenas, lançando em Outubro daquele mesmo ano o álbum Astrodynamics com o pseudônimo de "! [Exclamation]" pela gravadora Ariola Japan. Em 2002 lançou Symphonia já com o nome de "His Excellency Demon Kogure" pela BMG Japan, que, pela mesma também lançou no ano seguinte When The Future Loves The Past 〜未来が過去を愛するとき〜 (, Mirai ga Kako wo Aisuru toki?) com o mesmo nome artístico. Girl's Rock foi um disco cover de várias músicas que fizeram sucesso no Japão originalmente cantada por várias cantoras, regravadas pelo próprio Demon em 3 álbuns consecutivos: Girls' Rock, Girls' Rock √ Hakurai (cujo este possui uma faixa cover da música Lambada, famosa internacionalmente pelo grupo Kaoma sobre o estilo musical paraense, popular no Brasil há algumas décadas atrás) e Girls' Rock ~Tiara~. Rendeu também uma compilação chamada Girls' Rock Best. Todas pela gravadora Avex Trax, esta que na qual o cantor teve fixado ultimamente seus trabalhos.
Após a trilogia do Girls' Rock, o álbum Mythology foi produzido em 2012 com participações especiais em algumas canções, como a de Yuki Koyanagi (小柳 ゆき, Koyanagi Yuki?) na música A STORY OF THE AGES -shinwa youyuu-. Produziu e cantou a canção tema do filme "Kamen Rider × Kamen Rider Wizard & Fourze: Movie War Ultimatum" chamada de Forest of Rocks que na qual foi merecedora de um videoclipe posteriormente. No mesmo filme, Kakka participou também como dublador do personagem "Zatan". Em 2013, utilizou de sua atuação a reproduzir um personagem em clipes/comerciais para o jogo Demon Tribe pela SEGA para iOS.

Personalidade[editar | editar código-fonte]

Demon é visto como um personagem muito bem humorado e carismático mesmo que com sua voz rouca, querendo por fora aparentar ser assustador. Sempre leva a plateia de seus shows a risos o que cria facilmente grandes admiradores por todo lugar em que ele vá. Uma das coisas em que fãs foram atraídos ao Seikima-II é devido a fluência do idioma inglês do cantor em algumas músicas no inicio da banda, época em que cantores japoneses dificilmente dominavam uma boa pronuncia ao menos. Isto que é resultado do próprio ter estudado quando criança em Nova Iorque, lugar na qual ele formou várias amizades. Além disto, demonstrou em shows também ter grande noção em francês e espanhol.

Curiosidades[editar | editar código-fonte]

Além de se concentrar em sua carreira solo e se apresentar em alguns shows por entre o Japão, Demon também é um crítico de sumô respeitável e foi comentarista do Grand Sumo Tournament para o canal NHK, em 2008. Ele costuma dar palestras na Universidade de Waseda, local onde se graduou quando mais novo. Possui a Dentsu Company, a maior agência de propaganda do Japão; estudou direção de filmes em Los Angeles; é ator e também já compôs letra para musical (vide Rock Opera Hamlet). Já viajou para mais de 50 países, participou de propagandas como uma campanha para a Fujifilm de antidrogas do governo japonês e compôs a trilha sonora do jogo Growth or Devolution. [11]

Discografia[editar | editar código-fonte]

Álbuns[editar | editar código-fonte]

Data de lançamento Título Pseudônimo Gravadora
21/04/1990 好色萬声男 (Koshoku Yorozu Goe Otoko?) 小暮伝衛門 (Kogure Den-emon?) Fitzbeat/CBS Sony
21/09/1995 Demon as Bad Man Demon Kogure Ki/oon Records
25/11/2000 Astrodynamics  ! [Exclamation] Ariola Japan
14/02/2002 Symphonia His Excellency Demon Kogure BMG Japan
8/10/2003 When The Future Loves The Past〜未来が過去を愛するとき〜 (Mirai ga Kako wo Aisurutoki?) His Excellency Demon Kogure BMG Japan
24/01/2007 Girls' Rock Demon Kogure Avex Trax
30/01/2008 Girls' Rock √ Hakurai Demon Kogure Avex Trax
11/02/2009 Girls' Rock ~Tiara~ Demon Kogure Avex Trax
16/03/2012 Mythology Demon Kakka Avex Trax

Singles[editar | editar código-fonte]

Data de lançamento Título Pseudônimo Gravadora
21/08/1995 Love Romance Demon Kogure Ki/oonRecords
20/09/2000 Age of Zero!  ! [Exclamation] BMG Japan
14/01/2009 熱くなれ (Atsuku Nare?) Demon Kogure Avex Trax
12/12/2012 Forest of Rocks Demon Kakka Avex Trax

Compilações[editar | editar código-fonte]

Data de lançamento Título Pseudônimo Gravadora
8/06/2005 Le Monde de Demon 小暮伝衛門 (Kogure Den-emon?), ! [Exclamation], His Excellency Demon Kogure BMG Japan
20/102010 Girls' Rock Best Demon Kakka Avex Trax

VHS/DVD[editar | editar código-fonte]

Data de lançamento Título Gravadora
12/121993 His Excellency Demon Kogure Dinner Show: 宴会大王 (Enkai Daio?) Ki/oon Records
26/042006 Demon Kogure: "In The Naked Lens" BMG Japan
26/09/2007 Demon's Rock Show! Avex Trax
24/09/2008 √ Hakurai Culture Rock Show! Avex Trax
20/01/2010 Demon's Rock Expo ~The Live~ Avex Trax

Aparições especiais em outros albuns[editar | editar código-fonte]

Ano de lançamento Música Artista Álbun/CD single
1987 "Rolling Boys in Town" (refrão) 大江千里 (Ooe Senri?) 1234
1988 "恋のベンチシート (Koi no Benchi Shiito?) (refrão)" 小泉今日子 (Koizumi Kyouko?) ナツメロ (Natsumero?)
1991 "WE ARE THE 魚屋のおっさん'91 (We are the Sakanaya no Ossan'91?)" 嘉門達夫 (Kamon Tatsuo?) (Utage?)
1992 "Venus" 尾崎亜美 (Ami Ozaki?) Points-3
1993 "冥界~北斗晶〈全女〉へ捧ぐ (Meikai ~ Hokuto Akira (Zenjyo) He Sasagu?)" desconhecido 心のプロレス~輝ける美麗の格闘戦士達へ捧ぐ~

(Kokoro no Puroresu ~Kagayakeru Birei no Kakutou Senshi Tachi he Sasagu~ ?)

1995 "魔王 (Maou?)" 杉浦フィルハーモニーオーケストラ (Sugiura Philharmonia Orchestra?) ト音記号 (To on Kigou?)
1995 "悪魔 (Akuma?)" desconhecido オフ・オフ・マザーグース (Ofu.Ofu.Mazaaguusu?)
1996 "彼方からの手紙 (?)" 平松愛里 (Eri Hiramatsu?) Reborn
1996 "失楽園はふたたび (Shitsu Rakuen wa Futatabi?)" ダミアン浜田 (Damian Hamada?) 照魔鏡 (Shou ma Kyou?)
1999 "Man on the Silver Mountain" Vários Artistas Super Rock Summit Rainbow Eyes
2001 "Wisdom of Nature" 尾崎亜美 (Ami Ozaki?) Amii-Phonic
2002 " エフ・ユー・シー・ケー (efu-yuu-shii-kee?)" Vários Artistas Skill and a Shout It Lets Out
2006 "L←→R" Vários Artistas Death Note Tribute
2007 "Under My Martial Law" MCU A.K.A
2009 "ただ凍える挽歌〜The Theme Of FREEZA〜 (Tada Kogoeru Elegy ~The Theme Of Freeza~?)" Vários Artistas

Dragon Ball Kai Song Collection

2010 " ダーミー城の吸血悪魔(笑) (Damijou no Kyuketsu Akuma (Wara)?)" Damijaw 無力な自分が許せない (Muryoku na Jibun ga Yurusenai?)
2010 "Search For Light" Grand Illusion Brand New World
2010 "Time To Turn Over" Takashi O'Hashi Independent Souls Union
2011 "ただ凍える挽歌〜The Theme Of FREEZA〜 (Tada Kogoeru Elegy ~The Theme Of Freeza~?)" Vários Artistas

Dragon Ball Kai Complete Song Collection

2012 "Forest of Rocks" Vários Artistas

"仮面ライダー×仮面ライダー ウィザード&フォーゼ MOVIE大戦アルティメイタム ORIGINAL SOUNDTRACK (Kamen Rider × Kamen Rider Wizard & Fourze: Movie War Ultimatum ORIGINAL SOUNDTRACK?)"

Filmografia[editar | editar código-fonte]

Aparições em vídeo-games[editar | editar código-fonte]

Ano de lançamento Game Console Notas
1986 聖飢魔II - 悪魔の逆襲 (Seikima-II - Akuma no Gyakushuu?) Famicom e MSX2 É o personagem principal que precisa salvar membros de sua banda em 4 áreas distintas.
1989 DJ Boy Arcade Fez a voz do DJ na versão japonesa do jogo.
1993 悪魔の審判 (Akuma no Shinpan?) Pioneer LaserActive Apareceu neste jogo.
1996 G・O・D~目覚めよと呼ぶ声が聴こえ~ (AG.O.D ~Mezame yoto Yobu Koe ga Kikoe~?) Nintendo Super Famicom Compôs toda a trilha sonora para o jogo.
1996 桃太郎道中記 (Momotarou Douchuu Ki?) desconhecido Escreveu uma música para um dos personagens.
1998 G.O.D Pure Sony PlayStation Escreveu música para este jogo.
1998 SANKYO FEVER実践シミュレーション 3 (Sankyo Fever Jissen Shimyureeshon?) Sony PlayStation Dublou alguns personagens para este jogo.
2009 Trick x Logic season 1 Sony PSP Fez a voz de um dos personagens principais para este jogo.
2009 Trick x Logic season 2 Sony PSP Fez a voz de um dos personagens principais para este jogo.

Filmes/curta-metragem/OVA[editar | editar código-fonte]

Ano Título Personagem/Papel
1986 Wanna-Be's ele mesmo
1989 Godzilla vs. Biollante ele mesmo
1989 Batman Coringa (Jack Nicholson) (dublagem japonesa)
1990 Urotsukidoji II: Legend of the Demon Womb Münchhausen II
1992 Humane Society Ele mesmo
1997 桃太郎道中記 (Momotarō Dōchūki?) video-game
1998 Rudra Shags! video-game
2003 ジブンナリ (Jibun Nari ?) desconhecido
2008 コナ ニシテ フウ (Kona Nishite Fuu?) Ele mesmo. Também é roteirista e diretor deste curta-metragem
2012 Kamen Rider × Kamen Rider Wizard & Fourze: Movie War Ultimatum Zatan (voz)

Livros[editar | editar código-fonte]

Ano de lançamento Título Editora Notas
1987 我は求め訴えたり ( Ware ha Motome Uttaetari ?) NESCO
1988 10回クイズちがうね ( 10 Kai Quiz Chigaune ?) NBS Um livro com uma fita cassete
1988 デーモン小暮の試験に出るぬらりひょん 大学入試シリーズ ( Demon Kogure no Shiken ni deru Nurarihyon Daigaku Nyuushi Series?) NBS
1993 悪魔の人間学 ( Akuma no Ningen Gaku?) Madra
1994 デーモン・オーケンのハッスル巌流島 ( Demon Ohken no Hustle! Ganryu Jima?) NBS

Links Externos[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Demon Kakka

Referencias[editar | editar código-fonte]

  1. H.E. Demon Kakka's Official Website Demon-kogure.jp. Visitado em 2010-06-22.
  2. H.E. Demon Kakka's Official Website Demon-kogure.jp. Visitado em 2013-06-25.
  3. H.E. Demon Kakka's Official Website Demon-kogure.jp. Visitado em 2013-06-25.
  4. デーモン閣下 - Wikipedia (ライブでの負傷).
  5. Wanna-Be's (OAV) - Anime News Network.
  6. Urotsukidōji II: Legend of the Demon Womb (OAV) - Anime News Network.
  7. Seikima II Humane Society - Jinruiai ni Michita Shakai (OAV).
  8. Seikima II: Akuma no Gyakushuu - GameFaqs. "Seikima II: Akuma no Gyakushuu is an Action game, developed by ISCO and published by CBS Sony Group, which was released in Japan in 1986."
  9. From Earth With love."In April B.D. 12 (1987) Demon Kakka started his own radio show “All Night Nippon”, which lasted from 1AM to 3AM. It soon became an evidently popular and unique event."
  10. De acordo com o blog "Evento Nikei"
  11. De acordo com o blog "Evento Nikei".