Discussão:Passione/Arquivo/1

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Adicionar tópico
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Último comentário: 29 de agosto de 2011 de Maddox no tópico Exibição internacional

Classificação indicativa[editar código-fonte]

A classificação foi alterada de não recomendada para menores de 10 anos para NAO RECOMENDADA PARA MENORES DE 12 ANOS http://portal.mj.gov.br/main.asp?View={AA633D5A-4406-4988-9D0B-A524A24F8934}BeethovenBoeno (discussão)

Esse link comenta a classificação etária - para maiores de 10 anos - da produção. Todas as anteriores receberam classificação diferente, não?
Há algum outro comentário da imprensa sobre isso? Porque no link acima é preciso usar a caixa de busca pra verificar a informação de que de em 27 de abril a classificação foi alterada a pedido da Rede Globo.
Flávio, o Maddox (msg!contrib) 17h05min de 27 de maio de 2010 (UTC)

Sugestões[editar código-fonte]

No Commons, há toda uma categoria de imagens acerca da Toscana que poderiam ser utilizadas.

Ilustrar Teresina e Tatuapé também são boas idéias, mas, para melhorar o leiaute do artigo é preciso ampliar a introdução para que esta fique em tamanho suficiente pra que a infobox não interfira nas seções e nas imagens.

Flávio, o Maddox (msg!contrib) 20h19min de 17 de maio de 2010 (UTC)

O lançamento da novela foi em São Paulo.
No mais, achei um link sobre a mudança de visual do Rodrigo Lombardi. Ouvi comentários de que seria pra distanciar do Raj de "Caminho das Índias". Alguém confirma?
Outro ponto importante é acerca dos rumores envolvendo o personagem do Marcelo Antony. Será um homossexual ou não? Seção segredos familiares.
Flávio, o Maddox (msg!contrib) 15h35min de 18 de maio de 2010 (UTC)
Ainda sobre o personagem de Marcelo Antony, foram levantadas suspeitas de que seria um pedófilo. Seção segredos familiares.
Flávio, o Maddox (msg!contrib) 17h18min de 7 de junho de 2010 (UTC)
Crítica ao primeiro capítulo e a "construção" da fictícia Laurenza-in-Chianti.
Flávio, o Maddox (msg!contrib) 22h12min de 9 de julho de 2010 (UTC)
Mais links: outra crítica ao primeiro capítulo, críticas positivas ao núcleo humorístico pelo Patrícia Kogut e pelo Flávio Ricco, comentários acerca da Dieckmann, do uso da USP como cenário e um infográfico do cenário.
Encontrei também uma página de comentários do autor e ainda: comentários sobre o uso do italiano, sobre a cidade cenográfica, comentários do Tony Ramos, comparando com Caminho das Índias e uma notícia reforçando a ideia de que se trata de uma grande homenagem à Itália e seu cinema.
Flávio, o Maddox (msg!contrib) 06h41min de 19 de julho de 2010 (UTC)
Do Jorge Brasil: sobre o segredo de Gerson, sobre a atuação do Gianecchini e sobre a estreia.
Do próprio Giane: uma resposta às críticas.
Do UOL: sobre a audiência, a repetição de temas, sobre a narrativa, sobre o fato de ser exibida em alta definição, sobre a atuação de Bianca Bin e Cauã Reymond, sobre a atuação da Aracy Balabanian, sobre a audiência baixa em oposição aos constantes acessos ao site, sobre os temas controvertidos abordados, sobre a interpretação de Ximenes e Gianecchini, sobre a Leandra Leal, sobre a estreia e sobre as justificativas pra "maldade" de Clara e Fred, sobre o cenário e sobre a intenção de produzir uma trama mais realista.
Fico em dúvida quanto ao uso desse link, que inclui um podcast do UOL, contendo uma entrevista do autor Sílvio de Abreu. De forma similar, esse link inclui da mesma forma uma entrevista com o Tony Ramos.
Flávio, o Maddox (msg!contrib) 20h58min de 27 de julho de 2010 (UTC)
Uma opinião negativa sobre a atuação do Cagliasso. E, para não estabelecer peso indevido, outra, positiva.
Flávio, o Maddox (msg!contrib) 21h39min de 20 de agosto de 2010 (UTC)

Do Daniel Castro: Procedimentos para esconder a identidade do vítima que será assassinada no capítulo 100 e entrevista com o autor, aonde o jornalista chega a dizer que No futuro, Passione poderá ser reconhecida como uma novela que ajudou a mudar a concepção de heróis, tornando-os mais humanos e modernos.

Da Fabíola Reipert: A existência da meta de 40 pontos de audiência e supostos estrelismos da atriz Mayana Moura.

No mais, foi lançada uma linha de roupas inspirada na telenovela e um livro sobre a região da Toscana.

Flávio, o Maddox (msg!contrib) 21h08min de 9 de setembro de 2010 (UTC)

Professor insatisfeito com a abordagem às drogas, e, em contraponto, críticas favoravéis. Ambos os textos publicado no blog do Maurício Stycer no UOL.
Flávio, o Maddox (msg!contrib) 18h30min de 16 de setembro de 2010 (UTC)
A crítica passa a ver uma melhora na atuação do Gianecchini, mas criticou os rumos de seu personagem, elogiou Larissa Maciel, o impacto da Jéssica na carreira da Gabriela Duarte e sobre a audiência na reta final.
Sobre o segredo do Gerson: Mauricio Stycer e o próprio Silvio de Abreu.
Flávio, o Maddox (msg!contrib) 20h55min de 2 de dezembro de 2010 (UTC)

Elenco[editar código-fonte]

Só uma pergunta: por que o elenco da novela está numa página própria, e não no artigo, como os demais? Puffy Fan2009 diga... 15h36min de 18 de maio de 2010 (UTC)

A Michelly me fez a mesma pergunta, questionando porque essa página não é igual à de outras telenovelas. Eu poderia ser sucinto e responder que os artigos das 'outras telenovelas" não representam bons artigos na wikipédia, e não devem servir de parâmetro, mas reproduzo o que respondi:

Tecnicamente, eu não estou inventando regras, mas tentando segui-las. Sei que há um "senso comum" que todo mundo segue em telenovelas, quanto à organização do artigo. Mas não acredito que essa fórmula esteja funcionando. Me escute um momento, que eu vou justificar tudo que mudei no artigo:

  1. O livro de estilo da wikipédia estabelece que a seção introdutória deve fornecer uma visão ampla do artigo.
  2. Também no livro de estilo está WP:CITE, portanto, não dá pra falar sobre o elenco, sobre o enredo ou sobre a audiência sem citar aonde aquela informação pode ser verificada.
  3. Viver a Vida apenas foi a novela das oito anterior, mas não antecede a trama de Passione. Não é como foi em Caminhos do Coração. Ver o próprio livro de estilo das telenovelas.
  4. O livro de estilo de telenovelas, entretanto, erra ao dizer que o elenco deve ser ordenado em tabelas. À uma, porque vai contra a idéia de um bom verbete por gerar uma extensão exagerada. À duas, porque discorrer sobre esse assunto em forma de lista impede a contextualização do assunto, com o oferecimento, ao leitor, de um artigo acessível até pra quem não entende.
    1. Quanto ao anterior, leia, em inglês essa página.
    2. Wikipedia:Anexo estabelece a criação de subpáginas, dispondo sobre assuntos bastante específicos e/ou extensos. É o caso do elenco da telenovela, cuja extensão e peculiaridade, assim como organização em lista, faz com que deva ser encaminhado para tal espaço, tal qual se faz com tabelas, como as que compõem o elenco de apoio e as listas de episódios de séries.
  5. A quantidade de dados exageradamente inseridos na infobox, em especial quanto ao elenco, estava prejudicando a organização do artigo. O que foi removido de lá foi convertido em prosa e incorporado ao texto, para, novamente, melhor contextualizar o tema.
  6. A predefinição {{DJCTQ - 10‎}} também colabora pra piorar o ordenamento do artigo, por isso iniciei um debate acerca de sua modificação.
  7. Tudo,absolutamente tudo no artigo deve seguir a política de verificabilidade. Pra isso, devemos buscar referenciar tudo que é adicionado. Se não puder ser confirmado, não pode ser acrescido ao texto.

Nesse ponto, pergunto-te: nunca te perguntaste porque um artigo sobre uma telenovela conseguiu o figurar como destaque na página principal? Será que a falha não está na falta de profissionalismo (ou melhor, falta de wikipedismo) com que esses artigos estão sendo tratados?

Não me entenda mal, eu não quero prejudicar ninguém. Pelo contrário! Reconheço o impressionante esforço que tens feito por aqui. Mas, à exemplo de A Vida Alheia, um dos poucos artigos à alcançar "qualidade 4" dentro do escopo da teledramaturgia, gostaria de lhe fazer uma proposta: que, nesse artigo, consigamos todos criar um ambiente colaborativo que faça com que o artigo se torne um exemplo à ser seguido pelas demais telenovelas.

Um abraço!

Flávio, o Maddox (msg!contrib) 17h41min de 18 de maio de 2010 (UTC)

Agora, é triste que nenhum dos editores se manifestou quanto ao texto do verbete, ou quanto aos questionamentos que fiz acima.

Flávio, o Maddox (msg!contrib) 20h16min de 18 de maio de 2010 (UTC)


Esse quesito "abertura" já gerou muita discussão aqui. Ainda não vi o artigo de A Vida Alheia, mas a minha opinião é que o elenco deve ser mantido tal como está na maioria dos artigos de novelas, pois quando se deixa como você está colocando, muita gente ainda vai querer voltar para o atual, bagunçando o artigo. Quanto as fontes, a única que poderia ser aceita é o YouTube, onde há um canal só de novelas, que inclui as aberturas. É apenas meu ponto de vista. Puffy Fan2009 diga... 15h46min de 20 de maio de 2010 (UTC)
Mas amigo, o fato de ter gente que "vai querer voltar para o atual" não faz dele o certo.
E o próprio autor admite que nem todos os personagens são realmente importantes. É quase quatro dúzias de nomes numa lista (e listas devem estar em anexos) que não esclarece nada sobre os personagens, sobre o que eles representam na trama, servindo apenas como "seção de curiosidades", e a wikipédia não incentiva seções de curiosidades.
Dá uma olhada no artigo da wiki.en sobre Lost e me diz o que achaste do mesmo.
Um abraço!
Flávio, o Maddox (msg!contrib) 14h56min de 26 de maio de 2010 (UTC)

Preenchimento da infobox[editar código-fonte]

Gostaria de levantar os seguintes pontos:

  • Há alguma fonte que possa ser incluída no artigo para estabelecer a questão da exibição em HD e em SD?
  • A questão da música: Removi o nome do cantor com o único intuito de diminuir o espaço ocupado pelo campo, uma vez que a seção "Música" já destina-se à prestar maiores esclarecimentos, mas entendo que seja necessário estabelecer isso na infobox. Seguindo a política de fontes também.
  • A telenovela mal estreou no Brasil, como pode já estar sendo exibida na SIC em Portugal? Por não ter conseguido encontrar fontes que verificassem essa informação, a removi.

As outras informações contidas na infobox, quanto à direção, autoria e elenco, não precisam ser referenciadas, pois o texto introdutório já supre essa demanda. Me posiciono da seguinte forma: Informações exclusivas da infobox devem ser referenciadas na infobox. O que os demais colaboradores acham?

Flávio, o Maddox (msg!contrib) 13h21min de 20 de maio de 2010 (UTC)

parceria sic/globo permite exibição imediata da novela em portugal. a novela estreou dia 31 de maio na sic: fonte:http://sic.sapo.pt/online/entretenimento/passione comentário não assinado de 188.81.8.250 (discussão • contrib) (data/hora não informada)
Fonte fornecida, informação adicionada.
Obrigado pela colaboração!
Flávio, o Maddox (msg!contrib) 16h46min de 4 de junho de 2010 (UTC)

Enredo[editar código-fonte]

O Lucas Celso D​ C​ E​ F, em sua última edição, adicionou bastante coisa. Se, por um lado, isso é um reflexo da trama dinâmica e da rápida desatualização dessa seção, por outro, faz-se necessário observar as políticas da wikipédia, como observância à verificabilidade, citação das fontes e, mais importante, uso de um texto adequado.

Tudo que é opinativo deve ser removido, mas certos trechos puderam ser aproveitados. Mais ainda: trechos que eu removi ainda podem servir de base para uma versão futura do texto. Vejamos:

Clara é abandonada por Fred, após ele conseguir dar o grande golpe e se aliar a Saulo para conseguir a presidência. Ela volta a se prostituir, como fazia na adolescência, e é num desses programas que ela se envolve com Danilo e fica louca de desejo. Ela promete vingança contra Fred e volta a Itália, pagando a passagem com dinheiro da prostituição. Lá, se passa por boa moça, e passa a se vestir e ter hábitos cotidianos como a falecida esposa de Totó. Ele se encanta perdidamente e ainda mais, por ela ser tão parecida com sua finada esposa. Gemma sabe que tipo de mulher Clara é, só pelo olhar, e faz um inferno para separar os dois, mais ela é tão esperta e ordinária que Totó está totalmente dominado por ela e brigando direto com a irmã. Clara planeja casar com Totó, matá-lo e voltar dona de toda a fortuna dos Gouveia! Só que no Brasil a polícia a está procurando, já que descobriu-se que foi ela quem roubou as joias de Bete.

Danilo usa drogas, e é atleta. Sem querer, ao fazer o exame de anti-doping, um colega dele troca o resultado positivo pelo de Sinval, seu irmão, que fica desesperado, já que nunca usou drogas e o resultado confirmou o uso. Apesar de tudo, Danilo não consegue esquecer a tentadora e fascinante Clara.

(...) Berilo é casado e tem um filho pequeno com Jéssica, filha do milionário Olavo da Silva e enteada da perua Clô. Ela é muito mimada e quer que o marido lhe dê atenção exclusiva. Mas Berilo é casado também com a ingênua Agostina, e também tem um filho com ela, Dino. Ela vem ao Brasil atrás de Berilo, o encontra e ele passa a ter duas famílias! Enganando Agostina, ele diz que a casa onde mora com Jéssica é a casa de seu patrão! Ela e Agnello ficam morando com Candê e Agostina o encontra num apartamento alugado para eles passarem algumas noites juntos. Dino ficou a Itália, mais Agostina quer buscá-lo.

Outro segredo é descoberto: Olavo é o pai de Totó! Ele pediu para Bete fazer um aborto na juventude, e ela ficou com raiva dele, sumiu no mundo, conheceu um homem bom e se casou, ficou rica e teve a criança, e nunca mais o viu. 55 anos depois ela descobre que ele pode ser seu vizinho! Ela revela tudo a ele, que fica até assustado e revela tudo a esposa, que quer morar no bairro rico que Bete mora.

A princípio ele não a reconhece, pois quando solteira, ela se chamava Elizabete Monteiro e como ele teve muitas mulheres, não lembraria de mais uma.

Outro segredo é sobre as relações de Candê, Felícia e Fátima. Fátima pensa ser filha de Candê, mas na verdade é neta! Felícia é uma moça muito tímida e recatada, mais, aos 14 anos engravidou de um namorado e desesperada, pediu para a mãe assumir a criança como se fosse dela com o marido, pai de Felícia. Assim, Fátima cresceu acreditando que Candê é sua mãe, Felícia, sua irmã e seu falecido avô, seu pai. Até seu irmão Fred sabe, mais nunca revelou, pois é um segredo familiar. Felícia quer revelar a verdade, mais Candê não a deixa falar nada, para tristeza e depressão de Felícia. Possivelmente, o pai de Fátima seria Gerson, por isso ele tem pânico em ter filhos com Diana, pois abandonou Felícia grávida.

Fátima se envolveu com Danilo e, com apenas 17 anos, engravidou, porém, desesperada, cometeu um aborto e quase morreu, pois pegou uma severa infecção no útero e ficou em coma. Até hoje ela persegue Danilo, já que o ama, mais ele nunca quis saber nem dela nem do filho que ia ter e esse é um segredo da vida de Fátima, apesar de sua "mãe" e "irmã" saberem. Se Gerson for seu pai, ela engravidou do próprio primo! Sinval é apaixonado por ela, mais ela nem lhe dá atenção.

(...) O segredo de Clara também foi descoberto: Assim como a meia-irmã, ela também foi explorada sexualmente pela avó, a ambiciosa Valentina, e por isso, faz o mau a quem passar pelo seu caminho e quer conseguir tudo na vida para libertar a meia-irmã do sofrimento que passa. Clara briga muito com a avó, e a chantageia, já que a pensão dela é ilegal.

O que pode ser aproveitado? Quais fontes serviriam para atestar a verificabilidade dessas informações? Que redação recomenda-se?

Flávio, o Maddox (msg!contrib) 19h38min de 6 de julho de 2010 (UTC)

Marquei os trechos pros quais achei fontes, e inclui na seção Enredo, assim como aqueles que já tinham sido tratados na seção. O que não é relevante ficou de fora.
Flávio, o Maddox (msg!contrib) 01h21min de 12 de julho de 2010 (UTC)
Na minha opinião dificilmente se aproveita qualquer coisa daí. Coisas como "Outro segredo é descoberto: Olavo é o pai de Totó!", inclusive com a exclamação bizarra, nada têm de enciclopédico. RafaAzevedo disc 15h28min de 12 de julho de 2010 (UTC)

Concordo com o RafaAzevedo. A wikipédia (Como o nome já diz), é uma enciclopédia, e não um guia para novelas. Roger360 (discussão) 15h55min de 12 de julho de 2010 (UTC)

Produtos derivados[editar código-fonte]

Pelo que entendi nos critérios de notoriedade um produto só poderia ter artigo próprio se suficientemente distinto da marca que lhe origina.

No caso da linha de sapatos que a Globo pretende lançar? Não cabe nessa página, mas não faço idéia de como abordar isso.

Flávio, o Maddox (msg!contrib) 19h48min de 18 de julho de 2010 (UTC)

Reitero o pedido de opinião, fornecendo um link da Globo Marcas, divisão de produtos derivados da emissora.
Flávio, o Maddox (msg!contrib) 22h44min de 21 de julho de 2010 (UTC)

Maddox, os critérios de notoriedade nos ensinam outra coisa: não basta algo existir para ter verbete na Wikipedia -- é preciso ter relevância. Em que essa linha de calçados (mera estratégia comercial em que se pega uma linha de produtos já existente e se imprime o logotipo da novela -- tudo visando lucro rápido) agregaria ao projeto? Se estivéssemos falando de uma linha de calçados famosa, como a Air Jordan, que rompeu paradigmas, seria uma coisa. Nesse caso, uma mera citação no verbete seria mais do que suficiente ("A novela Passione lançou uma série de produtos licenciados com seu nome, que abrangem calçados, bijuterias, livros etc.). Se houvesse um verbete especificamente sobre a linha de calçados, eu votaria por sua eliminação. --tony :: jeff ¿ 20h07min de 23 de julho de 2010 (UTC)

Concordo plenamente com o Tony. RafaAzevedo disc 14h32min de 24 de julho de 2010 (UTC)
Concordo com os demais. Acho irrelevante para se ter um verbete próprio. RmSilva msg 00h22min de 9 de agosto de 2010 (UTC)

Audiência[editar código-fonte]

Um usuário anônimo acrescentou uma nova seção. A removi, e trago aqui pra discussão.

Passione estreou com 37 pontos no Ibope com picos de 40 pontos. Essa audiência foi inferior a estréia de sua antecessora, Viver a Vida, que marcou 46 pontos, mas no quarto capítulo já despencou para 29 pontos. Aos poucos, Passione foi decaindo na audiência, chegando a marcar os impressionantes 24 pontos no dia 29/05, quando empatou com a novela das 6, Escrito nas Estrelas, que é um dos maiores sucessos do horário das 18h da Rede Globo. As médias mensais de Passione não são boas. Por enquanto, a maior audiência foi no primeiro capítulo, onde marcou pico de 40 pontos, mas ainda esta baixo do recomendado, que é 45 pontos, no mínimo. Outra surpresa para o autor Silvio de Abreu é que as grandes revelações da trama não elevaram a audiência. No sábado 14/08, quando Bete (Fernanda Montenegro) reencontrou com seu filho Totó (Tony Ramos), a novela marcou média de 30 pontos. Na segunda-feira 16/08, a novela exibiu cenas em que Totó desmascarou Fred (Reynaldo Gianecchini) e rasgou a procuração que dava direito ao vilão de cuidar dos seus negócios. A audiência subiu para 37 pontos. O mesmo índice foi registrado no capítulo da terça-feira 17/08, quando Clara (Mariana Ximenes) revelou para Totó que era cúmplice de Fred. Na segunda-feira 23/08 foi ao ar uma das cenas mais esperadas de Passione: o reencontro de Clara e Bete. Movido por fortes emoções, o capítulo registrou apenas 35 pontos de média. A audiência continuou baixa no capítulo da terça-feira 24/08, quando Stella (Maitê Proença) revelou para sua filha Lorena (Tammy di Calafiori) que teve um caso com Agnello (Daniel Oliveira). No capítulo que foi ao ar na esta quarta-feira 25/08, a trama marcou média prévia de 34 pontos com pico de 38. A trama foi marcada pela descoberta de Clô (Irene Ravache) sobre a segunda esposa de Berilo (Bruno Gagliasso). As baixas audiência nos capítulos que ocorreram grandes revelações e momentos aguardados pelo público deve-se ao fato que nesses dias foram exibidos o Horário Político, que marca baixos índices no Ibope, fazendo o a audiência de Passione afundar. Outro fato é que Passione sucede Viver a Vida, que amargou os piores índices de uma novela das 21h da história da Rede Globo. Com isso, é difícil recuperar o Ibope antigo do horário, depois de um enorme fracasso. Mesmo com médias que vão de 30 a 36 pontos, a Globo acredita que a trama pode subir e se tornar um grande sucesso. Para dizer isso, a Globo usou antigas experiência que começaram mal e terminaram como grandes marcas da teledramaturgia brasileira. É o caso de A Favorita. Escrita pelo novato João Emanuel Carneiro, a trama começou com os mesmos índices de Passione, mas aos poucos cresceu, subiu para 40 pontos, 45 pontos e finalizou com mais de 50 pontos. Outro caso foi Caminho das Índias. Escrita por Glória Perez, a trama também começou com os mesmos índices de Passione e em alguns meses subiu para 40 pontos, 45 pontos e a última semana fechou com 55 pontos de média. Mesmo com péssimas audiência, Passione sempre é líder absoluta de audiência. A esperança é que até janeiro, quando a trama acaba, já quebre a barreira dos 40 pontos e não se torne um fracasso como Viver a Vida, que se tornou a pior novela das 8 da história da Globo em termos de audiência.

Olha, marquei o que eu achei que meramente expressava um ponto-de-vista, através de pesquisa inédita. Não acho necessário haver uma seção pra tratar exclusivamente de índices de audiência. Os índices dos capítulos apontados, se referenciados, podem ser adicionados. Ademais, os decepcionantes índices da telenovela anterior já são tratados pelo artigo em sua versão atual.

Flávio, o Maddox (msg!contrib) 22h15min de 29 de agosto de 2010 (UTC)

Uma vez que a inclusão de comentários sobre audiência são uma constante, e não ora é incluída uma nova seção por usuários anônimos para tratar disso, ajustei o texto para refletir essa necessidade. Agora há uma seção própria para tratar do tema.
Flávio, o Maddox (msg!contrib) 19h18min de 3 de outubro de 2010 (UTC)

Imagens utilizadas[editar código-fonte]

Em atenção à esta edição, em que o ficheiro de uso restrito Ficheiro:Eugenio gouveia morre.jpg foi adicionado para ilustrar uma cena da telenovela, aos comentários presentes nesta votação, por meio do qual uma imagem de uso restrito presente no artigo Uma Rosa com Amor (2010) teve sua eliminação proposta, e a política de uso restrito, gostaria de discutir a ilustração deste artigo.

A versão de 2 de outubro de 2010 apresenta oito imagens

  1. Na infobox - e, consequentemente, na introdução - é utilizado o logotipo da telenovela.
  2. Na seção "Produção" há uma fotografia do bairro de Tatuapé, com a legenda identificando-o como um dos principais cenários da produção
  3. Na seção "Exibição", que trata tando da vinheta de abertura quanto da classificação etária e dos testes com telespectadores há uma foto da atriz Maitê Proença, em atenção à controvérsia que sua personagem teria levantado, e feito com a classificação indicativa da telenovela fosse alterada.
  4. Na seção "Enredo" há uma imagem de uso restrito, um screenshot utilizado para demonstrar uma cena crucial para o entendimento do enredo: o morte do personagem "Eugênio" e o momento em que ele revela à Bete Gouveia o segredo sobre seu filho.
  5. Ainda na seção "Enredo" há uma foto da atriz Fernanda Montenegro, para demonstrar que a personagem por ela interpreta é "o eixo da história", nas palavras do autor.
  6. Na seção "Elenco" há uma foto do ator Tony Ramos, membro do elenco e intérprete do personagem Totó.
  7. Há ainda uma segunda foto, também de um ator e não de um personagem, com Rodrigo Lombardi.
  8. Na seção "Repercussão" há uma foto da atriz Mariana Ximenes, para demonstrar que sua interpretação foi recebida de forma muito positiva pela crítica.


Flávio, o Maddox (msg!contrib) 20h24min de 3 de outubro de 2010 (UTC)

Recorde de acessos[editar código-fonte]

Em 11 de outubro, dia em que foi exibido o assassinato do personagem Saulo, essa página chegou a ter 1 900 acessos. No dia seguinte, foi catapultada pra 2 900, e desde então não houve um dia em que não fossem registrados menos que 1 000 acessos. Se pararmos pra considerar que, mesmo com esses números, a página permanece com um índice consideravelmente baixo da vandalismos, há muito o que se comemorar.

Fonte.

Flávio, o Maddox (msg!contrib) 21h30min de 28 de outubro de 2010 (UTC)

Audiências[editar código-fonte]

Não sei se é relevante para o artigo, mas dado que esta telenovela também é exibida em Portugal poder-se-ia acrescentar a audiência em Portugal (pode-se encontrar informação relativa a isso aqui) Joãof (discussão) 15h02min de 12 de novembro de 2010 (UTC)

Avaliação em retrospecto[editar código-fonte]

ClicRBS e Correio 24 Horas.

Flávio, o Maddox (msg!contrib) 03h33min de 3 de fevereiro de 2011 (UTC)

Totò e não Totó[editar código-fonte]

Até onde sei, o acento agudo não é usado no idioma italiano, e sim o grave. Creio que o correto seria grafar Totò. Um exemplo é um jogador italiano que tem esse apelido (eis aqui, inclusive, o verbete dele na wiki italiana). Por mais que existam inúmeras fontes fundamentando o agudo, elas caíram nesse equívoco... é preferível manter como está ou colocar a forma correta?

(o mesmo, por sinal, se aplicaria ao Victor Valentim; uma grafia espanhola mais correta seria Víctor Valentín, por menos que seja atestado nas fontes. Mas isso seria assunto para a discussão de outro verbete).

Exibição internacional[editar código-fonte]

Antes de incluir qualquer informação, tenha em mente que todo o conteúdo deve ser verificável. Sem fontes nada poderia ser incluído.

Flávio, o Maddox (msg!contrib) 01h41min de 29 de agosto de 2011 (UTC)