EarthBound

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
EarthBound
Desenvolvedora Ape
HAL Laboratory
Publicadora(s) Nintendo
Diretor Shigesato Itoi
Produtor Shigesato Itoi
Satoru Iwata
Designer Akihiko Miura
Escritor(es) Shigesato Itoi
Compositor(es) Keiichi Suzuki
Hirokazu Tanaka
Hiroshi Kanazu
Artista Kouichi Ooyama
Plataforma(s) Super Nintendo Entertainment System
Série Mother
Data(s) de lançamento
  • JP 27 de agosto de 1994
  • AN 5 de junho de 1995
Gênero(s) RPG eletrônico
Modos de jogo Um jogador
Último
Último
Mother
Mother 3
Próximo
Próximo

EarthBound, originalmente lançado como Mother 2: Gyiyg no Gyakushū (MOTHER2 ギーグの逆襲 Mazā Tsū: Gīgu no Gyakushū), no Japão, é um jogo de RPG co-desenvolvido pela Ape, Inc e HAL Laboratory e publicado pela Nintendo para o console Super Nintendo. Ele foi projetado por Shigesato Itoi, que também desenvolveu o seu antecessor, Mother, exclusivo no Japão. O jogo foi lançado no Japão em 27 de agosto de 1994, e na América do Norte em 5 de junho de 1995 como um título independente. Apesar de sua péssima venda nos EUA, o jogo foi elogiado pelos jogadores por suas representações humorísticas da cultura americana e paródia no gênero de RPG, tornando-se um clássico cult.

Uma sequela do jogo para o Nintendo 64DD, intitulada EarthBound 64, estava sendo desenvolvida, mas acabou sendo cancelada sendo mais tarde refeita para o Game Boy Advance sobre o nome de Mother 3. O jogo possui uma ligação entre seu antecessor e seu sucessor, pois ambos apresentam personagens que estão presentes em ambos tal como Giygas e Pokey/Porky.

História[editar | editar código-fonte]

Em EarthBound você não vai encontrar espadas, dragões e nada parecido. Mas vai se deparar com hippies alucinados, criaturas espaciais como o gentil Mr. Saturn que tem um lacinho amarrado na cabeça e tem sua propria cidade que só eles conhecem, durante a aventura é melhor estar pronto para referências aos costumes suburbanos e idéias que lá no fundo toda pessoa tem mas parece ser absurda, como a do vizinho malvado.

A trama se passa na cidade de Onett, no ano de 199X. Ness, um garoto normal que, depois de um meteoro cair quase do lado de sua casa, conhece nas redondezas do meteoro Buzz Buzz, um inseto de vários anos no futuro que o mandou para uma jornada para acabar com Giygas, o "destruidor cósmico de planetas". Nessa jornada, Ness terá que buscar por oito santuários as forças da Terra para ter força necessária para destruir Giygas.

EarthBound tem um escapismo que inclui uma trama contemporânea, personagens utilizando tacos de baseball, estilingues e yo-yos como armas, inimigos como cachorros, palhaços e estátuas, muitas piadas e referências a cultura pop e hippie e subtramas absurdas como procurar uma máquina que faz iogurte sabor truta. O jogo também tem muita metalinguagem, como pedir ao jogador o seu nome, personagens falando frases como "Eu queria entrar em contato com o povo da Ape" e placas como "Reunião para o planejamento de Mother 3|EarthBound 2".

Jogabilidade[editar | editar código-fonte]

O jogo possui as características básicas de um RPG: tem de se andar pelas cidades, pegar informações com as pessoas e placas, e comprar equipamento. Ao contrário da maioria dos jogos do gênero, em que se consegue dinheiro em batalhas, em EarthBound você retira dinheiro de um caixa eletrônico. A quantia no caixa eletrônico tem relação direta com a quantidade de batalhas ganhas. O dinheiro é depositado pelo pai de Ness, quando você liga para ele. Ele contraiu um empréstimo do pai de Pokey, vizinho de Ness e um dos vilões principais do jogo, que reclama da não-devolução do valor. As ligações para o pai de Ness também servem para salvar a posição no jogo (mas um fotógrafo que aparece em pontos importantes cria uma memória automática).

O sistema de batalhas é parecido com o da série Dragon Quest: selecionam-se ações como atacar, usar PSI, usar itens, e as ações suas e do inimigo ocorrem dependendo da velocidade do personagem. Após a batalha, se ganha experiência, que aumenta o nível dos personagens e em certos casos dos itens. Porém, mesmo com tantos elementos conhecidos, o jogo se destaca em fatores como personalidade e comportamento dos personagens.

Personagens[editar | editar código-fonte]

Ness[editar | editar código-fonte]

Veja o artigo principal: Ness (Earthbound)

Ness, o herói principal da história, ele é o único no jogo que é capaz de usar o PSI Rockin' (Com a exceção do Ness's Nightmare, um dos chefes do jogo, além do grande vilão, Giygas.). Como armas, ele usa tacos de Baseball, Yo-yos e estilingues. Além do apoio financeiro do pai, tem o incentivo de uma mãe amorosa, que confia de olhos fechados em seu potencial. O elo entre os dois é tão forte, que se ele ficar muito tempo sem ligar para casa, sente saudades, não se concentrando nas lutas direito. Se o problema não for resolvido rápido, ele também perde a motivação para lutar. Ness também é o único personagem que sorri na hora da foto, e faz o famoso Fuzzy Pickles (que é o sinal de paz e amor). Ness mora na cidade de Onett.

Paula[editar | editar código-fonte]

Paula é uma mestre em PSI. Ela se une a Ness depois de ser salva do Happy Happiest Cult (Seita Feliz-Mais-Que-Feliz ao pé da letra) em Twoson. Seus pais são donos da creche da cidade, chamada Polestar e, assim como a mãe de Ness, acreditam na missão da filha. Sua arma comum no jogo são frigideiras, mas também pode usar estilingues e yo-yos. Seus ataques não têm nenhum cunho defensivo, ou seja, que possa repelir ataques ou curar personagens. Apesar de ter sido salva de uma seita, é um caso atípico de personagem de videogame marcada pela fé, e isso se reflete no fato que entre as opções de batalha há a opção "Pray", que significa orar. Essas orações, no jogo, produzem efeitos variados, entre recuperação de HP, ataques repentinos aos inimigos e até ressurreição.

Jeff[editar | editar código-fonte]

Jeff se une a Paula e Ness depois de um chamado telepático feito por Paula, de Threed ao colégio interno onde ele mora, em Winters. É um esteorótipo de nerd, sendo especializado em tecnologia e usando óculos, apesar de seus óculos serem usados para curar sua miopia. É filho do grande gênio científico, Dr. Andonuts, que criou um disco voador para levar Jeff a seu destino e auxiliaria ainda mais os jovens em encontros posteriores. Não pode usar poderes PSI, mas em contrapartida têm um vasto arsenal de armas de fogo, e capacidade de transformar qualquer pedaço de lixo em algo útil pra batalha.

Poo[editar | editar código-fonte]

Poo é da mística terra de Dalaam. É um assíduo mestre das artes marciais, e não come alimentos do ocidente, como hambúrguer e pizza, não recuperando muito HP e PP comendo-os. Se une aos outros de um modo mais difícil, quando é contactado pelos seus amigos em Dalaam. Duas vezes, se afasta do grupo para aprender com o mestre Star as variações Alpha e Ômega de uma das técnicas mais fortes de todo o jogo: a PSI Starstorm.

Pokey[editar | editar código-fonte]

Um dos vilões da trama. O vizinho de Ness se revela um tanto maluco e malévolo. Depois de ser derrotado por Ness e seus amigos em EarthBound (Mother 2) ele desaparece no tempo e re-surge em "Nowhere Islands" (Ilhas de Lugar Nenhum) em Mother 3EarthBound 2.

PSI[editar | editar código-fonte]

PSI (habilidades paranormais) são os vários poderes especiais possuídos pelos personagens do jogo, ocupando papel semelhante ao que a magia desempenha em jogos de RPG mais tradicionais. Existem quatro diferentes tipos de PSI: Offense (ataque), Recover (recuperação), Assist (auxílio) e Other (poderes variados que não se encaixam em nenhuma das outras categorias). Cada habilidade tem um nível de poder representado por letras do alfabeto grego: Alpha α, Beta β, Gamma γ, Sigma Σ (Presente em apenas alguns PSI's) e Omega Ω.

Os principais PSI's são:

PSI Quem usa Categoria Descrição
PSI Rockin' Ness Offense Um ataque exclusivo para Ness, cujo nome pode ser alterado no início do jogo (nomeado com base na coisa favorita do personagem). Em seu último estágio, torna-se o mais forte do jogo, rivalizado apenas pelo Starstorm Ω, de Poo e o PK Love Ω de Lucas em Mother 3.
PSI Lifeup Ness, Poo Recover Um PSI usado para recuperar parcialmente, ou totalmente o HP dos personagens.
PSI Healing Ness, Poo Recover PSI Usado para curar doenças, e até mesmo ressuscitar personagens.
PSI Magnet Paula, Poo Recover O único PSI que não reduz os PP's do personagem, serve para "sugar" os PP's dos inimigos.
PSI Starstorm Poo Offense Um ataque exclusivo para Poo, um dos mais fortes do jogo, invoca uma chuva de estrelas cadentes (ou mais astronomicamente, meteoro) impossíveis de desviar. Atrás apenas do Rockin' Ω de Ness.
PSI Shield Ness, Paula, Poo Assist Um escudo psíquico para anular ataques PSI de inimigos. O nível Ω o transforma em PSI Counter.
PSI Fire Paula Offense Um ataque de fogo que ataca os inimigos em filas (rows): fila da frente, do meio (caso haja), ou de trás.
PSI Freeze Paula, Poo Offense Ataque de congelamento individual. O nível Ω rivaliza (até certo ponto) o PSI Starstorm Ω de Poo e o PSI Rockin' de Ness.
PSI Teleport Ness, Poo Other Um PSI que permite ir de uma cidade a outra em menos de 5 segundos, custando somente 2 PP's (Alpha) e 4PP (Beta). No primeiro caso, o teleporte só funciona se você tiver espaço para correr.
PSI Paralyze Ness Assist Um PSI paralizante, corta todas as ações do inimigo (exceto os PSI's)
PSI Thunder Paula, Poo Offense Um PSI Ofensivo, que dispara raios no inimigo. Dependendo do nível do ataque, ele lança 1 (α), 2 (β), 3 (γ) ou 4 (Ω) raios.


Jeff, por sua vez, não usa PSI's, mas se utiliza de armas de fogo, rojões e pode construir máquinas.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre a Nintendo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.