Egon Spengler

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou se(c)ção não cita fontes fiáveis e independentes (desde fevereiro de 2010). Por favor, adicione referências e insira-as no texto ou no rodapé, conforme o livro de estilo. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros, acadêmico)Yahoo!Bing.
Egon Spengler
Placeholder male superhero c.png

Dados da publicação
Publicado por Columbia Pictures
DIC Entertainment
88MPH Studios
Primeira aparição filme Ghostbusters
Criado por Harold Ramis
Dan Aykroyd
Terra natal Estados Unidos Ohio
Afiliações Caça-Fantasmas
Universidade de Columbia
Ocupação cientista, professor da Universidade de Columbia e caça-fantasma
Parceria Ray Stantz
Peter Venkman
Winston Zeddemore
Base de operações Nova York
Projecto Banda desenhada  · Portal da Banda desenhada

Egon Spengler, mais creditado como Dr. Egon Spengler, é um personagem fictício da franquia Ghostbusters. Egon é um cientista Ph.D presente nos filmes Ghostbusters e Ghostbusters II, nas séries animadas The Real Ghostbusters e Extreme Ghostbusters, em vários jogos de videogames da franquia e na série de história em quadrinhos Ghostbusters: Legion.

Ele é membro de um grupo de cientistas que resolvem abrir uma empresa especializada em atividades paranormais chamada Ghostbusters (Caça-fantasmas, em português). Nos filmes, foi interpretado pelo ator Harold Ramis.

Personagem[editar | editar código-fonte]

Alto, lacônico, desajeitado e usuário de óculos, Egon é membro de um grupo responsável por pesquisas paranormais. Viciado em ciência, ele é o criador dos equipamentos dos Caça-fantasmas ao lado do Dr. Ray Stantz, o que o faz ser o "cérebro" dos caça-fantasmas.

Egon é um sujeito frio e calculista. Geralmente, quando os outros membros do grupo não compreendem alguma situação ocorrida, recorrem a ele para uma explicação, mesmo que essa também não seja entendida em muitas vezes. Apesar de ser brilhante, não tem muita sociabilidade (como as demonstrações de interação entre ele e a personagem Janine Melnitz, que sempre o paquera). Quase sempre ele precisa da ajuda de Peter para falar pelo grupo.

Dubladores[editar | editar código-fonte]

Nas versões americanas em animação, assim como no novo jogo de videogame que será lançado, Egon é sempre dublado por Maurice LaMarche. Nas versões brasileiras, incluindo os dois filmes e a animação The Real Ghostbusters, o personagem é dublado por Jorge Barcellos, sendo os três nos estúdios da BKS.

Ghostbusters 1 e 2[editar | editar código-fonte]

Egon (Harold Ramis) é o mais sério e objetivo membro do time. Dentre seus passatempos, ele menciona que coleciona "esporos, bolores e fungos". No primeiro filme, ele mostra ter uma queda por bolos e doces. Ele também menciona que já tentou fazer uma auto-trepanação, mas foi impedido por Peter Venkman.

The Real Ghostbusters[editar | editar código-fonte]

O cabelo de Egon na animação é um diferente do visto nos filmes. No filme, ele usa topete e cabelos nas cores castanho escuro, enquanto na animação, seu cabelo tem um tom loiro e uma forma esquisita, que lembra um "rocambole". Seu macacão é de cor verde-azulado, porém em vários capítulos aparece com um tom mais próximo do cinza.

Durante a série, ele descobre que é descendente de magos. Nutre um certo romance com a secretária Janine Melnitz (assim como acontece nos filmes), porém sua maneira desajeitada frustra muitas vezes os planos de Janine. No episódio "Cry Uncle" (Chore, Tio), é mencionado que Egon cresceu em Ohio.

Assim como nos filmes, ele é o cérebro do time, tomando as decisões sempre baseado em lógica e na ciência.

Extreme Ghostbusters[editar | editar código-fonte]

Nessa nova série, Egon é o único remanescente dos antigos Ghostbusters. Seu cabelo continua loiro como na série animada anterior, porém mais comprido e amarrado em forma de "rabo-de-cavalo". Ele ainda vive no antigo edifício do corpo de bombeiros onde funciona o quartel general dos Caça-fantasmas, continuando com suas pesquisas sobre acontecimentos paranormais e dando aulas em uma universidade local. Quando começam a aparecer fantasmas na cidade novamente, Egon é forçado a recrutar quatro estudantes para auxiliá-lo como novos caça-fantasmas. Esses estudantes são Kylie Griffin, uma garota gênio e especialista em ocultismo. Eduardo Rivera, um latino cínico e relaxado, Garrett Miller, um jovem atleta de cadeira de rodas e Roland Jackson, um jovem gênio especialista em maquinaria. Seguindo o grupo ainda estão presentes Janine Melnitz, a ex-secretária dos caça-fantasmas que retorna ao antigo emprego e Geleia, o monstro de gosma verde, mascote do time.

Dessa vez Egon não participa mais da ação diretamente, funcionando como retaguarda do novo grupo, se comunicando com eles através de rádio.

Videogames[editar | editar código-fonte]

Nos vários jogos lançados sobre a franquia, sempre o personagem é baseado no personagem dos filmes, interpretado por Harold Ramis, com características semelhantes.

Ghostbusters: Legion[editar | editar código-fonte]

Na série em quadrinhos, o dr. Egon Spengler é o mesmo personagem do filme, especialista nos equipamentos do grupo e um dos principais a resolver o mistério da "Legião" da história do título.

Citações[editar | editar código-fonte]

  • Dr. Peter Venkman: "Egon, isso me lembra quando tentou abrir um buraco em sua própria cabeça. Se lembra disso?"

Dr. Egon Spengler: "E eu teria conseguido se não tivesse me impedido". (Ghostbusters de 1984)

  • "Eu sempre falo sério" (Ghostbusters de 1984)
  • Janine Melnitz: "Você tem algum hobbie?"

Dr. Egon Spengler: "Eu coleciono esporos, bolores e fungos" (Ghostbusters de 1984)

  • "Não cruzem os raios" (Ghostbusters de 1984)
  • "Me desculpe Venkman, eu estou aterrorizado demais para usar o raciocínio lógico" (Ghostbusters de 1984)
  • "Ray… eu gostaria de atirar no monstro, poderia me dar licença?" (Ghostbusters II de 1989)
  • "Precisamente" (The Real Ghostbusters)
  • "Fascinante" (The Real Ghostbusters)
  • "Cthulhu faz Gozer parecer uma garotinha assustada" (The Real Ghostbusters)