Erich Kähler

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Erich Kähler
Erich Kähler
Erich Kähler em Hamburgo, 1990
Nascimento 16 de janeiro de 1906
Leipzig
Morte 31 de maio de 2000 (94 anos)
Wedel
Nacionalidade alemão
Cidadania Alemanha
Filho(a)(s) Helmuth Kähler
Alma mater Universidade de Leipzig
Ocupação matemático, professor universitário
Empregador(a) Universidade de Leipzig, Universidade de Hamburgo, Kriegsmarine, Universidade de Hamburgo, Universidade de Leipzig, Universidade Técnica de Berlim, Universidade de Hamburgo
Orientador(a)(es/s) Leon Lichtenstein[1]
Orientado(a)(s) Walter Thimm
Campo(s) matemática
Tese 1928: Über die Existenz von Gleichgewichtsfiguren, die sich aus gewissen Lösungen des n-Körperproblems ableiten
Obras destacadas variedade de Kähler, diferencial de Kähler, variedade Kähler quaterniônica, variedade hiper-Kähler, variedade de Kähler–Einstein, Cartan–Kähler theorem, variedade de Kähler especial, variedade quase Kähler, quociente de Kähler, quociente hiper-Kähler

Erich Kähler (Leipzig, 16 de janeiro de 190631 de maio de 2000) foi um matemático alemão, com destaque na geometria.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Kähler estudou na cidade natal. Em 1928 obteve seu Ph.D. na Universidade de Leipzig. Trabalhou como professor em Königsberg, Leipzig, Berlim e Hamburgo. Mais tarde também interessou-se por filosofia geral.

Como matemático ele é conhecido por um número de contribuições: o teorema de Cartan-Kähler; a ideia da variedade de Kähler para estruturas complexas e o diferencial de Kähler proporcionam uma teoria puramente algébrica e têm sido adotadas pela geometria algébrica. Em todos eles a teoria da forma diferencial tem importante papel, e Kähler foi um dos seus principais desenvolvedores, junto a Élie Cartan.

A variedade de Kähler, um tipo de variedade complexa, recebeu este nome em sua homenagem, da mesma forma que o K3 (junto a Kummer e Kodaira).

Seus primeiros trabalhos foram em mecânica celeste, e foi um dos precursores da teoria do esquema, embora suas ideias sobre este tema nunca tenham sido plenamente aceitas.

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]