AS-102: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
KLBot2 (discussão | contribs)
m Bot: A migrar 10 interwikis, agora providenciados por Wikidata em d:Q277726
Linha 1: Linha 1:
[[Ficheiro:Apollo program insignia.png|thumb|250px|Insígnia do Projeto Apollo]]
[[Ficheiro:Apollo program insignia.png|thumb|250px|Insígnia do Projeto Apollo]]
[[Ficheiro:Saturn SA7 launch.jpg|left|180px]]
[[Ficheiro:Saturn SA7 launch.jpg|left|180px]]
'''A-102''' foi o segundo lançamento do [[Saturno I]] (SA-7 - Saturn-Apollo 7) que carregou um modelo da [[nave espacial]] [[Apollo]] (BP-15), para o [[Projeto Apollo]] da [[NASA]] (agência espacial dos [[Estados Unidos|EUA]]). Lançado do [[Cabo Canaveral]] em [[18 de setembro]] de [[1964]], o vôo orbital teve duração de 3 dias e 15 horas. <br />
'''A-102''' foi o segundo lançamento do [[Saturno I]] (SA-7 - Saturn-Apollo 7) que carregou um modelo da [[nave espacial]] [[Apollo]] (BP-15), para o [[Projeto Apollo]] da [[NASA]] (agência espacial dos [[Estados Unidos|EUA]]). Lançado do [[Cabo Canaveral]] em [[18 de setembro]] de [[1964]], o voo orbital teve duração de 3 dias e 15 horas. <br />
O A-102 foi designado para repetir o vôo do [[A-101]], carregando novamente o modelo do [[Módulo de Comando e Serviço Apollo]]. A diferença desta vez foi que, pela primeira vez num vôo do [[foguete]] Saturno, um computador programável foi instalado, tornando possível que se fizessem reprogramações e correções durante o vôo. Nos lançamentos anteriores foram usadas apenas ''Caixas Pretas'' pré-programada a bordo. O Sistema de Controle de Reação (''Reaction Control System''), instalado para registrar lançamento, temperatura e vibrações, e o [[LES]] (''Launch Escape System'') foram usados nessa missão. <br />
O A-102 foi designado para repetir o voo do [[A-101]], carregando novamente o modelo do [[Módulo de Comando e Serviço Apollo]]. A diferença desta vez foi que, pela primeira vez num voo do [[foguete]] Saturno, um computador programável foi instalado, tornando possível que se fizessem reprogramações e correções durante o voo. Nos lançamentos anteriores foram usadas apenas ''Caixas Pretas'' pré-programada a bordo. O Sistema de Controle de Reação (''Reaction Control System''), instalado para registrar lançamento, temperatura e vibrações, e o [[LES]] (''Launch Escape System'') foram usados nessa missão.

O vôo cumpriu todos os objetivos. A [[nave]] continuou a transmitir a [[telemetria]] por cinco [[órbita]]s e foi seguido de perto até a reentrada, em sua 59ª [[órbita]], sobre o [[Oceano Índico]].
O voo cumpriu todos os objetivos. A [[nave]] continuou a transmitir a [[telemetria]] por cinco [[órbita]]s e foi seguido de perto até a reentrada, em sua 59.ª [[órbita]], sobre o [[Oceano Índico]].

O único problema da missão foi em recuperar as oito câmeras lançadas que caíram na área onde o [[ciclone tropical|furacão]] Gladys passou. Apenas duas das câmeras foram recuperadas dois meses depois.
O único problema da missão foi em recuperar as oito câmeras lançadas que caíram na área onde o [[ciclone tropical|furacão]] Gladys passou. Apenas duas das câmeras foram recuperadas dois meses depois.


Parte do [[Projeto Apollo]] da [[NASA]] que ocorreu entre [[1961]] e [[1972]], em plena corrida pel[[corrida espacial|a conquista da lua]].
Parte do [[Projeto Apollo]] da [[NASA]] que ocorreu entre [[1961]] e [[1972]], em plena corrida pela [[conquista da Lua]].


== Ver também ==
== Ver também ==
* [[Corrida espacial|A conquista da Lua]]
* [[Corrida espacial]]
* [[Exploração espacial]]
* [[Exploração espacial]]
* [[Nave Apollo]]
* [[Nave Apollo]]

Revisão das 08h36min de 27 de setembro de 2014

Insígnia do Projeto Apollo

A-102 foi o segundo lançamento do Saturno I (SA-7 - Saturn-Apollo 7) que carregou um modelo da nave espacial Apollo (BP-15), para o Projeto Apollo da NASA (agência espacial dos EUA). Lançado do Cabo Canaveral em 18 de setembro de 1964, o voo orbital teve duração de 3 dias e 15 horas.
O A-102 foi designado para repetir o voo do A-101, carregando novamente o modelo do Módulo de Comando e Serviço Apollo. A diferença desta vez foi que, pela primeira vez num voo do foguete Saturno, um computador programável foi instalado, tornando possível que se fizessem reprogramações e correções durante o voo. Nos lançamentos anteriores foram usadas apenas Caixas Pretas pré-programada a bordo. O Sistema de Controle de Reação (Reaction Control System), instalado para registrar lançamento, temperatura e vibrações, e o LES (Launch Escape System) foram usados nessa missão.

O voo cumpriu todos os objetivos. A nave continuou a transmitir a telemetria por cinco órbitas e foi seguido de perto até a reentrada, em sua 59.ª órbita, sobre o Oceano Índico.

O único problema da missão foi em recuperar as oito câmeras lançadas que caíram na área onde o furacão Gladys passou. Apenas duas das câmeras foram recuperadas dois meses depois.

Parte do Projeto Apollo da NASA que ocorreu entre 1961 e 1972, em plena corrida pela conquista da Lua.

Ver também