Estação Progress

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Prédio central da Estação Progress no verão de 2007

A Progress (em russo: Прогресс) (em português: Progresso) é uma estação de pesquisa russa (outrora soviética) na Antártica. É localizada no oásis antártico das Colinas Larsemann no litoral da Baía Prydz.

A estação foi fundada pela 33a. Expedição Antártica Soviética[1] em 1 de abril de 1988 e foi movida para outro lugar em 26 de fevereiro de 1989.[2] Em 2000, o trabalho foi temporariamente pausado mas reabriu em 2003.

Um campo de aviação está localizado próximo à estação para conexão aérea com outras estações. De 1998 - 2001 o trabalho foi feito movendo-se os aparelhos de transporte da Estação Mirny para a Progress.

Em 2004 o trabalho começou em uma instalação que opera o ano todo na estação. Em 4 de outubro de 2008, um incêndio atingiu o canteiro de obras resultando na morte de um operário e em dois feridos. O incêndio resultou na perda total da nova estrutura, tanto quanto danificou as comunicações da estação e o equipamento científico.[3]

Referências

  1. «Filatelia Ártica-Antártica Kapustin» (em russo). Ivki.ru 
  2. «Estação Progress». site AARI (em russo). South.aari.ru 
  3. Sudhir Khandelwal. «FIRE ACCIDENT AT PROGRESS, THE RUSSIAN ANTARCTIC STATION». Himalayanadventurer.blogspot.com. Consultado em 18 de outubro de 2008 

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Commons
Commons
O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre Estação Progress

Ícone de esboço Este artigo sobre a Rússia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia da Antártida é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.