Festival Telefônica Sonidos

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Festival Telefônica Sonidos
Período de atividade 2010-2011.
Número de edições 2
Fundador(es) Day 1 Entertainment (Sony Music Brasil)
Local(is) São Paulo
 Brasil
Gênero(s) Rock
Pop
Jazz
MPB
Hip Hop
Rap
Reggaeton
Página oficial www.telefonicasonidos.com.br

O Festival Telefônica Sonidos[1] ou Telefônica Sonidos - Festival Mundo Latino[1] (ou ainda TelefônicaSonidos[1]) foi um evento musical realizado na cidade de São Paulo.

História[editar | editar código-fonte]

O Festival Telefônica Sonidos foi o primeiro grande evento de música latina idealizado por Alexandre Schiavo (ex-presidente da gravadora Sony Music Brasil 2005-2015) organizado pela Day 1 Entertainment,[2][3] subsidiária da Sony Music Brasil e patrocinado pela empresa de telefonia Telefónica[3] na cidade de São Paulo. O festival reúne expoentes da música brasileira e latina visando a integração e troca de experiências entre os dois universos musicais, além da aproximação da música e artistas latinos ao público brasileiro.

Foi realizado pela primeira vez entre os dias 21 e 25 de setembro de 2010, no Jockey Club de São Paulo e reuniu cerca de 15.000 pessoas.[3] O evento foi marcado pelo jazz latino e MPB no palco 1 (Jazz Latino) e rock, rap, reggaeton e pop no palco 2 (Pop Urban), com mais de dez apresentações.[4] As atrações dos dois palcos do festival se alternavam entre artistas brasileiros e latinos, além de momentos onde um artista brasileiro e um estrangeiro dividiam as atenções no mesmo palco.

O festival reuniu ícones da música brasileira com artistas de peso do cenário musical latino. No palco 1, Ana Carolina dividiu o palco com a italiana Chiara Civello; Maria Rita se apresentou com o aclamado músico cubano Pablo Milanés; Maria Gadú fez parceria com o argentino Pedro Aznar. Também se apresentaram neste palco Banda Mantiqueira com Gonzalo Rubalcaba, e Yamandu Costa com Alfredo Rodriguez. No palco 2, Nando Reis e Ana Cañas receberam o ídolo portenho Fito Páez; o Capital Inicial misturou o pop rock brasileiro com o espanhol na companhia do grupo El Canto Del Loco; o grupo porto-riquenho Calle 13 se apresentou sozinho e foi convidado a voltar em cena junto com o grupo Monobloco. Esse palco ainda recebeu o rapper Pitbull.[4][5]

A segunda edição do festival aconteceu entre 24 e 27 de agosto de 2011, também realizado no Jockey Club da cidade de São Paulo. No palco 1, o pianista cubano Chucho Valdés se apresentou ao lado do bandolinista brasileiro Hamilton de Holanda; Omar Sosa, também pianista cubano, recebeu o violoncelista e maestro brasileiro Jaques Morelenbaum; Tulipa Ruiz cantou em parceria com o cantor e guitarrista cubano Alex Cuba; e o tenor espanhol Pitingo cantou com Marina de La Riva. No palco 2, a banda cubana Juan Formell y Los Van Van recebeu Carlinhos Brown; a cantora mexicana Julieta Venegas recebeu Marisa Monte no show; e o grupo venezuelano Los Amigos Invisibles se apresentou com o brasileiro Seu Jorge. O último dia de show trouxe ainda no palco 2 o trio mexicano Camila, com participação especial da brasileira Wanessa[6]; o Jota Quest se apresentou com o duo argentino Illya Kuryaki & The Valderramas; e a dupla sertaneja Victor e Leo.[7]

Notas e Referências

  1. a b c Tanto os meios de comunicação quanto as fontes de informação consultadas vem utilizando as três nomenclaturas para se referir ao festival, porém, popularmente o festival tem se tornado conhecido pela alcunha Festival Telefônica Sonidos.
  2. Editorial (21 setembro 2010). In: Estadão. Festival reúne cantores brasileiros e latinos em SP. Acesso em: 07 julho 2011.
  3. a b c Telefônica Sonidos. Sobre o Festival [ligação inativa]. Acesso em: 09 julho 2011.
  4. a b Editorial. In: Guia da Semana. Telefônica Sonidos - Festival Mundo Latino. Acesso em: 07 julho 2011.
  5. Tôrres, Iuri (20 setembro 2010). In: Folha de S.Paulo. Com Pitbull e El Canto Del Loco, festival dá panorama das cenas latina e hispânica. Acesso em: 07 julho 2011.
  6. Press release (12 agosto 2011). In: Telefônica Sonidos. A vez do pop romântico[ligação inativa]. Acesso em: 28 agosto 2011.
  7. Redação (07 julho 2011). In: Uol Notícias. Julieta Venegas e Chucho Valdés são atrações do festival Telefônica Sonidos. Acesso em: 07 de julho 2011.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Festivais de Música é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.