Gaspacho

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Este artigo ou se(c)ção cita fontes fiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde julho de 2013). Por favor, adicione mais referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Um gaspacho à moda portuguesa, mas sem pão.
Gaspacho moderno espanhol (tipo puré).
Ingredientes típicos de um gaspacho.
Gaspacho estremenho.

Gaspacho ou caspacho é uma sopa fria à base de hortaliças, com destaque para o tomate, o pepino e o pimento, muito popular no sul de Portugal (Alentejo e Algarve), no sul de Espanha (nomeadamente, na Andaluzia, na Estremadura, em Múrcia, em Castela-La Mancha e na Comunidade Valenciana), bem como no México e outros países centro-americanos. É geralmente produzido e consumido no verão.

É um prato que permite o uso de diversos ingredientes criando variações que vão desde receitas picantes até algumas mais suaves.

Portugal[editar | editar código-fonte]

Em Portugal, o gaspacho é oriundo das regiões do Alentejo e do Algarve. Normalmente, não é integralmente triturado, sendo apenas efectuado o corte dos ingredientes em pedaços relativamente pequenos, aos quais se adiciona o pão (alentejano ou algarvio), em pedaços ligeiramente maiores, no final, antes do tempero com azeite, vinagre e sal a gosto. Para que fique mais frio, é comum serem adicionados cubos de gelo.

Espanha[editar | editar código-fonte]

As receitas espanholas, geralmente, são preparadas através da trituração integral de todos os ingredientes, ficando o preparado final com aspecto de um puré cremoso rosado. São conhecidas em Portugal pelo nome de "Gaspacho à andaluza".

Na Estremadura espanhola, existe uma versão denominada "gaspacho estremenho" ("gazpacho extremeño", em castelhano). Destaca-se das demais receitas espanholas por incluir pão triturado misturado com os restantes ingredientes. Pode incluir também ovo cozido picado, alho e cebola, para além de tomate e pimento.[1]

Record do Guiness[editar | editar código-fonte]

Em junho de 2013, foi confecionado no Terreiro do Paço, em Lisboa, o maior gaspacho do mundo com 5000 litros de gaspacho[2] .

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Referências