Guarani (moeda)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Este artigo ou se(c)ção cita uma ou mais fontes fiáveis e independentes, mas ela(s) não cobre(m) todo o texto (desde novembro de 2012).
Por favor, melhore este artigo providenciando mais fontes fiáveis e independentes e inserindo-as em notas de rodapé ou no corpo do texto, conforme o livro de estilo.
Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.

O guarani, de símbolo ₲, (em castelhano: guaraní; guaraníes; código ISO 4217 é PYG) é a moeda do Paraguai. Um guarani é dividido em 100 centavos. Todavia, como conseqüência da inflação, os centavos já não são mais usados no país.

A lei que criou o guarani foi aprovada em 5 de outubro de 1943, em substituição ao peso paraguaio. As primeiras notas foram impressas em 1944. A moeda foi nomeada em homenagem à uma das tribos indígenas paraguaias, os guaranis. Entre 1960 e 1982, o valor do guarani em relação ao dólar era de 126 PYG para cada 1 dólar. Atualmente, este valor é de aproximadamente 5,000 guarani para cada dólar, fazendo a nota mais alta, a de 100 mil guarani, valer aproximadamente 20 dólares.

O valor das moedas são de 50, 100, 500 e 1 mil guaranis, as notas são de 2 mil, 5 mil, 10 mil, 20 mil, 50 mil e 100 mil guaranis[1] .

Novo guarani[editar | editar código-fonte]

Com a intenção de readequar o meio circulante, aconteceu uma reforma monetária na qual a moeda que perdeu três zeros, com a denominação de novo guaraní (PYN). Criando subdivisões em centavos, retornando assim a um estado já revogado.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre numismática é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.