Hänsel und Gretel

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Ilustração de 1927 para o conto João e Maria

Hänsel und Gretel (João e Maria no Brasil e Hansel e Gretel em Portugal) é um conto de fadas de tradição oral e que foi coletado pelos irmãos Grimm.

Enredo[editar | editar código-fonte]

Gtk-paste.svg Aviso: Este artigo ou se(c)ção contém revelações sobre o enredo.

João e Maria é um conto que relata as aventura de dos irmãos (João e Maria), filhos de um pobre lenhador e que moravam na floresta com seu pai e sua esposa. Um dia, enquanto seu pai trabalhava, a madrasta de João e Maria estava fazendo uma torta. Ela saiu para colher amoras na floresta e pediu pra João e Maria cuidassem da casa enquanto ela estivesse ausente. Quando ela voltou da floresta encontrou a casa toda bagunçada e a torta que estava preparando no chão. Ela ficou muito brava com João e Maria e resolveu mandar eles mesmos irem colher amoras na floresta.

Floresta a dentro, as crianças iam jogando migalhas de pão no chão para que pudessem encontrar o caminho de casa pela trilha feita. Porém, quando resolvem voltar para casa percebem que as migalhas haviam sido comidas pelos pássaros da floresta e que estavam perdidos. Enquanto procuravam o caminho de volta pra casa, João acaba achando uma casa feita de doces no meio da floresta. Com muita fome depois de tanto tempo procurando o caminho de volta para casa, João chama Maria para que eles comessem as guloseimas da casa. Enquanto as crianças se deliciavam com os doces uma velha (bruxa) aparece de dentro da casa e os convida para entrar.

Lá dentro, a velha (bruxa) lhe da mais do que comer até não aguentarem mais. Porém toda a aparente gentileza da senhora não passada de um plano para comer as criancinhas. Ela prende João e Maria para que pudesse assá-los, porém, espertas, as crianças descobrem o plano da bruxa e a enganam, atirando-a para dentro do forno que a velha iria usar para cozinha-los. Livres da bruxa, João e Maria são encontrados pelo pai, cuja mulher havia morrido, e voltam para casa levando consigo o dinheiro que estava dentro da foice da bruxa, suficiente para o resto de suas vidas .

Conto de Fadas João e Maria[editar | editar código-fonte]

[editar | editar código-fonte]

Gtk-paste.svg Aviso: Terminam aqui as revelações sobre o enredo.

Análise[editar | editar código-fonte]

A história tal como a conhecemos dos Irmãos Grimm é uma versão esterilizada para a classe média do século XIX, mas a original era uma admoestação da dureza da vida na Idade Média. Devido à fome e à constante escassez de comida, o homicídio infantil era uma prática comum na Idade Média. Nesta história os irmãos são deixados no bosque para que morram ou desapareçam porque não podem ser alimentados.

Nas primeiras cópias da coleção dos Irmãos Grimm não havia madrasta; a mãe persuadiu o pai a abandonar os seus próprios filhos. Esta mudança, como na Branca de Neve, parece ser uma atenuação deliberada da violência contra as crianças, para as mães modernas que não suportariam ouvir sobre mães que ferissem os próprios filhos.

O facto de que a mãe ou madrasta tenha morrido quando as crianças matam a bruxa é porque a mãe ou madrasta e a bruxa são, de facto, a mesma mulher, ou pelo menos que a personalidade delas está fortemente ligada. Além de porem as crianças em perigo, têm a mesma preocupação pela comida: a mãe ou madrasta para evitar a fome e a bruxa com a casa feita de comida e o seu desejo de comer as crianças. Temos também outra versão que é a de que João e Maria que resolveram dar um passeio e não que a mãe os expulsou de casa, eles se perdem na floresta e aí que encontram a casa de Doces.

Outras mídias[editar | editar código-fonte]

João e Maria apareceram em 1954 em Looney Tunes.

Na série de TV, Once Upon A Time, João e Maria estão reunindo gravetos enquanto seu pai corta a madeira, mas seu pai desaparece. A Rainha Má captura as crianças e em troca deles voltarem a seu pai, ordena a eles que visitem a casa da bruxa cega (que vive em uma casa feita de doces) e recuperem uma mochila. A bruxa é lançada no forno e as crianças retornam com a mochila, que contem a maça envenenada. A Rainha má os oferece um lar, mas eles preferiram ficar com seu pai, então a rainha os expulsa. A rainha tem o seu pai, mas se recusa a libertá-lo. No mundo real, as crianças Nicholas e Ava são sem-teto após a morte de sua mãe, enquanto seu pai biológico é um mecânico em Storybrooke e fica relutante em ser pai.

Por ser uma história muito curta, foi pouco aproveitado como longa-metragem infantil. Em 1932, a Disney produziu uma adaptação do conto em um episódio da série de curtas-metragens Silly Symphonies chamada Babes in the Wood (Crianças na floresta), que mostrava João e Maria visitando a casa da bruxa dos doces. Nesta versão, porém, a bruxa transforma crianças em animais, e no final João e Maria libertam várias outras crianças da casa da vilã e usam as poções dela para petrificá-la. Em 2002 houve um filme homônimo à história que retratava João e Maria como personagens de uma história narrada. Outro curta-metragem inédito da Disney pôde ser visto no especial de halloween do programa House of Mouse, em que Mickey e Minnie são João e Maria.

Em 2007 A historia de joão e Maria é contada na serie de livros Dragões De Éter, de Raphael Draccon. Que aprofunda infinitamente os antigos contos e relata um versão da historia nunca antes vista ou sequer imaginada.

Em 2013 foi produzido Hansel and Gretel: Witch Hunters, um filme de ação e terror baseado no conto. Nesta versão mais adulta, João e Maria cresceram e se tornaram caçadores profissionais de bruxas. Ao longo do filme, os irmãos descobrem que a mãe deles na verdade era uma bruxa boa que os abandonou na floresta para protegê-los de uma bruxa malvada.

No livro de Monteiro Lobato Histórias de Tia Nastácia, Tia Nastácia conta a história de João e Maria na versão conhecida pelos brasileiros. Na história, após a bruxa ser queimada, suas cinzas viram três cachorros bravos que depois são adestrados por João e Maria, que também passam a morar na casa da bruxa. Além disso, Maria ainda envolve-se com um mal caráter que é estraçalhado pelos cães, e João, desta vez sem a companhia da irmã, parte com os cães para um reino distante e lá enfrenta um monstro de sete cabeças e casa-se com uma princesa. No livro é explicado que a história derivou-se do conto dos irmãos Grimm, com a adição de contos distintos do folclore.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Hänsel und Gretel
Wikisource
O Wikisource contém fontes primárias relacionadas com Hänsel und Gretel

O conto João e Maria