Handley Page Gugnunc

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
H.P.39
"Gugnunc"
Avião
Handley Page Gugnunc
Descrição
Tipo / Missão Aeronave experimental utilitária
País de origem  Reino Unido
Fabricante Handley Page Aircraft Company
Quantidade produzida 1
Primeiro voo em 1929 (95 anos)
Aposentado em 1934
Tripulação 2
Especificações
Dimensões
Comprimento 7,85 m (25,8 ft)
Envergadura 12,2 m (40,0 ft)
Área das asas 27,2  (293 ft²)
Alongamento 5.5
Peso(s)
Peso vazio 619 kg (1 360 lb)
Peso máx. de decolagem 989 kg (2 180 lb)
Propulsão
Motor(es) 1 x motor a pistão radial Armstrong Siddeley Mongoose I
Potência (por motor) 150 hp (112 kW)
Performance
Velocidade máxima 180 km/h (97,2 kn)
Velocidade de cruzeiro 156 km/h (84,2 kn)
Razão de subida 3,7 m/s

O Handley Page H.P.39 foi um biplano de madeira designado no final dos anos de 1920. A aeronave estava destinada para uma competição promovida por Daniel Guggenheim a Fundo para a Promoção da Aeronáutica e a Competição de aeronaves seguras Guggenheim.[1] O nome original de trabalho para a aeronave foi o Biplano de competição Guggenheim. O nome Gugnunc foi o primeiro não-oficial, vindo do cartoon de jornal Pip, Squeak and Wilfred (publicado no Daily Mirror e mais tarde em filmes mudos.[2]), que depois tornou-se oficial.

Construção e operação[editar | editar código-fonte]

Somente um exemplar foi construído, com a registração civil G-AACN, ele usava slots e flaps para obter a baixa velocidade necessária para a decolagem curta e aterrissagem em várias distancias para os prêmios de segurança.

A aeronave participou de competições em 1929. A maioria dos concorrentes não conseguiu entrar devido a problemas mecânicos ou a não satisfação das verificações de segurança dos organizadores. o Gugnunc obteve uma performance adequada, mas não recebeu nenhum prêmio. Enquanto estava lá, a equipe da HP percebeu que os concorrentes da Curtiss estavam usando uma versão sem licença do slot Handley Page. Nas batalhas legais seguintes, os advogados da Curtiss levantaram um julgamento do pós-guerra em que as aeronaves estrangeiras (e particularmente as aeronaves de Handley Page) foram proibidas de ser importadas nos Estados Unidos.[3]

No retorno para o Reino Unido, o avião continuou com voos experimentais, e foi finalmente comprado pelo Ministério do Ar, obteve a registração K1908, e foi alocado para o centro de pesquisa Royal Aircraft Establishment para a realização de testes. A aeronave foi removida em 1934 e preservada em um Museu de Ciências. Está atualmente em exposição no Science Museum de Wroughton, Wiltshire.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Aeronaves de comparável missão, configuração e era
Listas relacionadas

Referências

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]