Heinrich Schliemann

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Heinrich Schliemann
Foto de sua autobiografia
(Selbstbiographie. Leipzig, Brockhaus, 1892)
Nome completo Heinrich Schliemann
Nascimento 6 de janeiro de 1822
Neubukow, Mecklemburgo-Schwerin
Morte 26 de dezembro de 1890 (68 anos)
Nápoles
Nacionalidade Alemão

Heinrich Schliemann (Neubukow, Mecklemburgo-Schwerin, 6 de janeiro de 1822Nápoles, 26 de dezembro de 1890) foi um arqueólogo clássico alemão, um defensor da realidade histórica dos topônimos mencionados nas obras de Homero e um importante descobridor de sítios arqueológicos micênicos, como Troia e a própria Micenas. Nos anos 1870, Schliemann viajou pela Anatólia e escavou o sítio arqueológico do Hisarlik, revelando várias cidades construídas em sucessão a cada outra. Uma das cidades descobertas por Schliemann, nomeada Troia VII, é frequentemente identificada com a Troia Homérica.

Infância e juventude[editar | editar código-fonte]

Filho de um pastor protestante alemão, Schliemann, desde criança, era fascinado pelas obras de Homero e tinha extrema fé de que Troia existira de fato. Estuda até seus quatorze anos, quando então começa a trabalhar como aprendiz em uma loja. Em 1841, embarcou para Hamburgo, mais tarde para a Venezuela, e retornou à Europa (Amsterdã).

Autodidatismo[editar | editar código-fonte]

Em 1846, com vinte e quatro anos de idade mudou-se para São Petersburgo, Rússia, onde trabalhou como correspondente e guarda-livros, levando seis semanas, por meio de seu próprio método, para aprender o russo.

Um ano depois fundava sua própria casa comercial, custando tempo e trabalho. Neste tempo aprendeu novos idiomas, passando a dominar então nove línguas além da sua língua natal, o alemão: inglês, francês, holandês, espanhol, português, italiano, russo, sueco e polaco.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • Ceram, C. W., tradução Távora, João. Deuses, Túmulos e Sábios (15.ª edição), São Paulo: Editora Melhoramentos, Abril de 1979.
  • Caçadores de Troia: Em busca de uma lenda (The Hunt for Troy). Dror Zahavi. Alemanha: Ocean Pictures, 2007. DVD (127 min.), NTSC, som, color, legendado.