Helena Ranaldi

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Helena Ranaldi
Helena Ranaldi
Nome completo Helena Ranaldi Nogueira
Nascimento 24 de maio de 1966 (57 anos)
São Paulo, SP
Ocupação Atriz e modelo
Cônjuge Ricardo Waddington (1994–2004)
Max Sette (2008–10)
Helena Ranaldi como Raquel em Mulheres Apaixonadas.

Helena Ranaldi Nogueira (São Paulo, 24 de maio de 1966) é uma atriz e modelo brasileira.

Primeiros anos

Nascida em São Paulo em 1966, aos dez anos a futura modelo e atriz já mostrava seu interesse artístico brincando de atriz no espelho da mãe. Mais tarde, começou a fazer trabalhos como modelo e alguns comerciais de televisão.

Carreira

A carreira de Helena Ranaldi tomou um rumo mais sério quando ela foi classificada entre as cinco finalistas do concurso Supermodel of the World — etapa brasileira, de 1989, promovido pela Class Modelos e pela Ford Models americana (o primeiro lugar desse mesmo ano ficou com a modelo Adriana de Oliveira). Com o dinheiro que ganhou, fez um curso de teatro. Já com 23 anos, mudou-se de São Paulo para o Rio de Janeiro, a fim de seguir carreira artística.

Em seu primeiro trabalho, no ano de 1990, interpretou Stefânia, na novela A História de Ana Raio e Zé Trovão, ainda pela antiga Rede Manchete. No ano seguinte, ainda faria outra novela na emissora, Amazônia, antes de transferir-se para a Rede Globo. Em 1992, já contratada pela Rede Globo, interpretou Nina em Despedida de Solteiro. Um ano depois, durante as gravações da telenovela Olho no Olho, conheceu o diretor Ricardo Waddington, com se casou. Dessa união nasceu o único filho da atriz, Pedro. Em 1996, chegou a apresentar o Fantástico ao lado de Pedro Bial, mas a experiência durou pouco tempo porque, em julho, recebeu o convite para atuar na telenovela Anjo de Mim, dirigida pelo então marido, despontando em um dos personagens centrais.

Em 2000, iniciou uma parceria de ótimos trabalhos com o autor Manoel Carlos, os quais foram: Laços de Família (2000), como a veterinária turrona Cíntia; Presença de Anita (2001), como Lúcia, esposa do escritor Nando, vivido por José Mayer, este que se apaixona pela ninfeta Anita, interpretada pela então estreante Mel Lisboa; e Mulheres Apaixonadas (2003), como a professora de Educação Física Raquel, que se envolve com um aluno do colégio em que trabalha, e também foge do ex-marido agressivo, autor de vários espancamentos sofridos por ela. Um dos destaques da trama, Raquel tinha como tema a música I'm With You, da cantora Avril Lavigne, ainda estreante na época.

Em 2002, foi a protagonista da novela Coração de Estudante, em que viveu a jovem advogada Clara e, em 2004, participou da minissérie Um Só Coração, como a judia Lídia, que vive um amor intenso e proibido com Frederico. Depois do sucesso da mocinha sofrida Raquel, teve por duas vezes seguidas passagens em produções globais sem muito destaque, e foram, Senhora do Destino, como a empresária Yara, cujo objetivo era ser mãe através de uma produção independente, porém acaba perdendo o emprego e se ve obrigada a recorrer ajuda ao pai da criança, o então Plínio, filho da protagonista Maria do Carmo, e Páginas da Vida, como Márcia, nessa última, sua personagem acabou perdendo o rumo, uma vez que Antônio Calloni, seu marido na novela, pediu para sair da mesma alegando cansaço por emendar trabalhos.

Em 2008, viveu a atormentada Dedina, primeira dama de Triunfo, cidade fictícia de A Favorita. No decorrer da novela, sua personagem acaba por se envolver com o operário Damião, de Malvino Salvador, melhor amigo do seu marido, o Prefeito Elias. O desenrolar da história desse triângulo amoroso colaborou diretamente para que a audiência da novela alavancasse. Nesse mesmo ano, após quase duas décadas de sucesso na TV e no teatro, estreou nos cinemas com o longa Bodas de Papel.

Helena Ranaldi curiosamente nunca interpretou uma vilã na TV, no máximo, mulheres desequilibradas, como Malena em Olho no Olho, Suzana em Quatro por Quatro e a maior de todas, Dedina, de A Favorita. Em 2010 a atriz estreia na série teen Malhação, onde interpreta a diretora do colégio Primeira Opção, Tereza, uma mulher culta, que tem uma relação familiar com os alunos.

Retornou ao horário nobre em 2012, quando interpretou a modelo Chiara Passarelli em Fina Estampa, que na trama descobre sofrer de uma doença terminal.[1] Em 2014, retorna parceria com o novelista Manoel Carlos, desta vez vivendo a pianista Verônica na novela Em Família.[2]

Em 2.015 participa na GNT da série As Canalhas onde faz uma professora que se envolve com um aluno. No mesmo ano faz uma participação especial e muito engraçada no programa CQC da Band onde relembrou a personagem Raquel de Mulheres Apaixonadas juntamente com Dan Stubach. Ainda em 2.015 dedicou-se ao teatro fazendo três peças seguidas ( Amores Perversos, A Fantástica Fábrica de Bonecas e Amores Urbanos).

Filmografia

Televisão

Ano Título Papel
1990 Ana Raio e Zé Trovão Stefânia
1991 Amazônia Andréa
1992 Despedida de Solteiro Nina Salgado
1993 Você Decide episódio: A Sangue Frio
Terça Nobre Especial Lucíola
Olho no Olho Malena
1994 Você Decide episódio: Copacabana
Quatro por Quatro Mércia / Suzana Sales
1995 Você Decide episódio: Paixão Bandida
Explode Coração Larissa
1996 Fantástico apresentadora
Anjo de Mim Joana
1998 Mulher Marília
1999 Andando nas Nuvens Lídia Libion
2000 Mundo VIP ela Mesma
Laços de Família Cíntia Martins
2001 Presença de Anita Lúcia Helena Reis
2002 Coração de Estudante Clara Gouveia
2003 Mulheres Apaixonadas Raquel de Almeida Trindade
2004 Um Só Coração Lídia Rosemberg
Senhora do Destino Yara Steiner
2005 Carga Pesada Vitória (episódio: Vem Dançar)
2006 Páginas da Vida Márcia Fragoso Martins de Andrade Pinheiro
2008 A Favorita Dedina Barreto
2010 Malhação (18ª temporada) Tereza Marins
2012 Fina Estampa Chiara Passareli
2014 Em Família Verônica Saldanha
2015 As Canalhas Amanda (3ª Temporada) [3]
CQC Ela mesma, participação especial

Cinema

  • 2008 - Bodas de Papel.... Nina

Teatro

  • 1989 – Ensaios do Grupo Macunaíma: Macunaíma, Boca de Ouro e Nova Velha Estória
  • 1994 – Entre Amigos
  • 1998 – Os Sete Gatinhos
  • 1999 – Arthur Bispo do Rosário - A Via Sacra dos Contrários
  • 2000 – Bonitinha mas Ordinária
  • 2007 – Preciosas Ridículas
  • 2009 – A Música Segunda
  • 2011 – O Caso Valquíria
  • 2014 – Amor Perverso
  • 2015 – A Fantástica Casa de Bonecas

2015 - Amores Urbanos

Vida pessoal

A atriz foi casada com o diretor da Rede Globo Ricardo Waddington, com quem viveu dez anos e teve um filho, Pedro.[4] O casal se separou em janeiro de 2004.[4] O casal tem uma boa relação e motivo alegado à imprensa foi o desgaste natural de qualquer longa relação.[4]

A atriz chegou a fazer faculdade de Educação Física, mas não chegou a se formar.

Referências

  1. «'Fina Estampa': ex-mulher de Juan volta e impede casamento». Terra Networks. 20 de dezembro de 2011. Consultado em 20 de dezembro de 2011 
  2. «Em Família: Helena Ranaldi vive paixão por Braga Nunes na trama» 
  3. Florença Mazza (13 de abril de 2015). «Helena Ranaldi será professora e transará com aluno em 'As canalhas'». O Globo. Patrícia Kogut. Consultado em 13 de abril de 2015 
  4. a b c Da redação (26 de abril de 2004). «A separação de Helena Ranaldi». Istoé Gente. Consultado em 20 de março de 2014 

Ligações externas

Outros projetos Wikimedia também contêm material sobre este tema:
Wikiquote Citações no Wikiquote
Commons Categoria no Commons
Ícone de esboço Este artigo sobre uma atriz é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.