Hiperostose

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
A hiperostose cranial comprime o encéfalo e pode causar dor de cabeça, náusea, sonolência, epilepsia, surdez e cegueira.

Hiperostose (do grego antigo hyper-, muito; ostheos osso) é um crescimento excessivo de um osso. É o sintoma de diversas doenças diferentes, que podem ser de origem genética ou adquirida. Ocorre em diversos animais, inclusive em humanos. Quando o crescimento do osso cresce para fora causando deformação, dor e debilidade é chamado de exostose. Quando o osso cresce para dentro causando o aumento da densidade do osso a redução da medula óssea é chamado de osteosclerose. O aumento da densidade óssea é chamado de osteopetrose e torna os ossos menos resistentes a traumas, porque reduz a elasticidade dos membros.[1]

Causas[editar | editar código-fonte]

O osso é um tecido celular vivo e vascularizado que normalmente está em constante remodelação. A remodelação óssea é feita pelas suas células osteoblastos e osteoclastos. Um desequilíbrio entre produção de mais osso e reciclagem de osso antigo pode causar a hiperostose.

É o principal sintoma de muitos distúrbios musculoesqueléticos diferentes[2]:

Referências

  1. Learn more about Hyperostosis
  2. Suri D, Dayal D, Singh M (July 2005). "Infantile cortical hyperostosis". Archives of Disease in Childhood. 90 (7): 711. doi:10.1136/adc.2004.065334. PMC 1720499. PMID 15970613.