Hospital Governador Celso Ramos

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Hospital Celso Ramos)
 Nota: Se procura outros significados de Celso Ramos, veja Celso Ramos (desambiguação).
Hospital Governador Celso Ramos
Secretária de Estado da Saúde de Santa Catarina
Localização Rua Irmã Benwarda, Centro, Florianópolis, SC, Brasil
Fundação 8 de novembro de 1966 (57 anos)
Tipo Público
Rede hospitalar SUS
Leitos 225
Especialidades Diversas
editar

O Hospital Governador Celso Ramos[nota 1] é um hospital público localizado no Centro de Florianópolis.

Histórico[editar | editar código-fonte]

Foi inaugurado em 6 de novembro de 1966. O edifício do hospital é considerado parte da fase modernista dos edifícios institucionais da arquitetura catarinense. O hospital recebeu o nome de Celso Ramos, industrial e político catarinense.

Atualidade[editar | editar código-fonte]

Inicialmente em uma posição estratégica, atualmente o Hospital Celso Ramos está numa posição complicada para uma unidade de saúde de seu tamanho, cercada de prédios e avenidas movimentadas e operando no limite de sua capacidade. A Secretaria de Saúde estaria até mesmo planejando vender a unidade, para poder construir um novo e maior hospital em outra área, possivelmente no aterro da Baía Sul.[1][2]

Estrutura[editar | editar código-fonte]

O hospital tem a segunda maior emergência pública do estado. Além disso, é referência em ortopedia, neurologia e neurocirurgia, oncologia, clínica médica e cirúrgica. Possui 22 mil metros quadrados de área, 225 leitos em sua capacidade total, com 1.220 funcionários, dos quais 220 são médicos.[3][4] O hospital realiza mais de 10 mil atendimentos por mês, com internações, emergência e ambulatório. Uma média de 44 mil exames são realizados por mês.[5]

Notas

  1. O nome oficial com a palavra "Governador" é menos usado pela população visto que Governador Celso Ramos pode ser confundido com a cidade de mesmo nome na Grande Florianópolis.

Referências


Ícone de esboço Este artigo sobre um hospital ou uma instituição de saúde é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.