Hospitalidade

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde novembro de 2009).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.

Hospitalidade constitui a estrutura e a rede de serviços que visa atender a demanda turística e a demanda de lazer e de eventos, especialmente nos segmentos de hospedagem e gastronomia. Os principais estabelecimentos que atendem a esta demanda seriam os hotéis, as pousadas, os restaurantes e os centros de convenções.

O Brasil ainda carece de muitos investimentos para capacitar a mão-de-obra deste segmento. O SENAC e a universidade Anhembi morumbi têm sido uma das poucas iniciativas de formar e capacitar trabalhadores e profissionais para a Hospitalidade nos seus Centros de Formação Hoteleira nas cidades brasileiras de maior demanda turística. As grandes redes de hotéis são os lugares onde se consegue manter uma melhor padronização de serviços e manutenção dos programas de Qualidade, pois muitos deles já trazem consigo experiências vindas do exterior e também muitos deles são obrigados a atenderem padrões exigidos pelas franquias. Já os estabelecimentos de pequeno porte como pequenas pousadas e restaurantes, ainda vivem dando conta da sua atividade baseado em improviso e pela intuição somente. Não existe ainda uma cultura de atualização, de programas de qualidade e de treinamentos da brigada de trabalho.

Com a escolha do Brasil para sediar a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016, vem aí um grande desafio para reestruturar e profissionalizar ao máximo toda a estrutura de Hospitalidade no nosso país. O Governo Federal já está se movimentando nesse sentido, oferecendo gratuitamente cursos de inglês e espanhol a distância via internet para os profissionais de hotéis e restaurantes. Essa iniciativa tem o apoio da Fundação Roberto Marinho. Esperamos que mais iniciativas dessa magnitude venham ser implementadas para gerar mais qualidade e mais profissionalismo para este importante segmento da economia.


http://www.hospitalidadeglobal.com.br http://www.hospitalidade.org http://www.aloturista.org.br


Ícone de esboço Este artigo sobre Turismo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.