Intelectualismo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

De acordo com a teoria do conhecimento, o intelectualismo é a doutrina que procura a mediania entre o racionalismo e o empirismo, tendendo levemente para o último. Segundo ela, a consciência cognoscente lê na experiência os conceitos. Seu axioma fundamental é o seguinte: nihil est intellectu quod prius non fuerit in sensu ("nada está no intelecto que não tenha passado pelo sentido"). Seu fundador é Aristóteles, que teve por discípulo Santo Tomás de Aquino, que dá novo vigor à sua doutrina e juntamente com os demais escolásticos também postula o axioma supra-citado.

O conhecimento parte da experiência, contudo de sua interpretação dada pelo pensamento. As ideias são as formas essenciais das coisas. Representam o núcleo essencial e racional da coisa, núcleo que as propriedades empíricas encobrem como um véu. Partindo deste princípio metafísico, Aristóteles procura resolver o problema do conhecimento. Por meio dos sentidos, obtemos imagens sensíveis onde encontra-se incluída a essência geral, a ideia da coisa; só é preciso extraí-la. Isto tem lugar por obra de uma faculdade especial da razão humana, entendimento real ou ativo. Aristóteles diz dele que trabalha como luz: ilumina, torna de certo modo que transparentes as imagens sensíveis, de modo que ilumina no fundo delas a essência geral, a ideia da coisa. Está é recebida logo pelo entendimento virtual ou passivo, e assim se realiza o conhecimento.

Santo Tomás desenvolve-a com ligeira diferença. Segundo ele, cognitio intellectus nostri tota derivatur a sensu. Começamos recebendo das coisas concretas sensíveis (species sensibiles). O intellectus agens extrai delas as imagens essenciais gerais, as species intelligibiles. O intellectus possibilis recebe em si estas e julga assim sobre a coisa. Dos conceitos essencias assim formados, obtém-se logo, por meio de outras operações do pensamento, os conceitos supremos e mais gerais, como os que estão contidos nas leis lógicas do pensamento.

Artigos relacionados[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre filosofia / um filósofo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.