Iolanda da Bretanha

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Iolanda
Senhora de Fère-en-Tardenois, Chailly, Longjumeau, Pallet e Gometz-le-Châtel
Iolanda da Bretanha
Representação da condessa Iolanda no vitral da Catedral de Chartres.
Condessa de Penthièvre e Porhoët
Reinado 123610 de outubro de 1272
Senhora de Lusinhão
Condessa da Marcha
Reinado 1249 – de 1250
Condessa de Angolema
Reinado 12461250
 
Nascimento fim de 1218
  Dreux, França
Morte após 10 de outubro de 1272 (54 anos)
  Castelo de Bouteville, Carântono, França
Sepultado em Abadia de Nossa Senhora, Villeneuve-lez-Nantes, Bretanha, França (atualmente em Les Sorinières)
Cônjuge Hugo XI de Lusinhão
Descendência Hugo XIII de Lusinhão
Guido
Godofredo
Alice de Lusinhão, Condessa de Gloucester
Isabel
Maria, Condessa de Derby
Iolanda
Casa Dreux (por nascimento)
Lusinhão (por casamento)
Pai Pedro I, duque da Bretanha
Mãe Alice de Thouars, Duquesa da Bretanha
Brasão

Iolanda da Bretanha ou Iolanda de Dreux (em francês: Yolande; Dreux, fim de 1218 – Castelo de Bouteville, 10 de outubro de 1272)[1][2] foi suo jure condessa de Penthièvre e de Porhoët, no ducado da Bretanha. Após vários noivados fracassados, incluindo o primeiro com o rei Henrique III de Inglaterra, por fim casou-se com Hugo XI de Lusinhão, meio-irmão por parte de mãe do rei Henrique.

Família[editar | editar código-fonte]

Iolanda foi a única filha nascida de Pedro de Dreux e de sua primeira esposa, Alice de Thouars, Duquesa da Bretanha.

Os seus avós paternos foram o conde Roberto II de Dreux e Iolanda de Coucy, sua segunda esposa. Roberto II era filho de Roberto I de Dreux, cujos pais eram o rei Luís VI de França e Adelaide de Saboia. Os seus avós maternos foram Guido de Thouars e Constança, Duquesa da Bretanha, sua primeira esposa. Constança era a filha de Margarida de Huntingdon, filha do príncipe Henrique da Escócia, por sua vez filho do rei David I da Escócia, sendo a mãe de David I a princesa e santa Margarida de Wessex, filha do rei de Wessex, Eduardo, o Exilado.

Outra conexão de Iolanda com os reis ingleses vem por meio de seu tio e sua tia, Artur I, Duque da Bretanha e Leonor da Bretanha, (filhos do segundo casamento de Constança com Godofredo II da Bretanha, cujos pais eram Henrique II de Inglaterra e Leonor da Aquitânia). Artur possivelmente foi morto pelo tio João de Inglaterra, e Leonor foi feita prisioneira para não ameaçar o poder do mesmo devido à sua ascendência.

Seus irmãos integrais foram: João I, Duque da Bretanha e Artur. Por parte do segundo casamento do pai com Nicole, ela teve um meio-irmão, Oliver de Braine, senhor de Machecoul.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Iolanda recebeu os títulos de Senhora de Fère-en-Tardenois, de Chailly e de Longjumeau, além de condessa de Penthièvre como parte de seu dote, em 1236. O seu irmão, João I, também lhe concedeu o título de condessa de Porhoët. [1] Também foi senhora de Pallet, e a partir de 1250, Gometz-le-Châtel.

Selo da condessa Iolanda

Antes da data de 19 de outubro de 1226, ela foi prometida em casamento ao rei Henrique III da Inglaterra. O casamento, contudo, jamais ocorreu, pois a rainha regente da França, Branca de Castela, quis impedir que Henrique ganhasse terras e influências na França, portanto, forçou o pai de Iolanda a terminar o noivado. Diante disso, ela ficou noiva de João, conde de Anjou e Maine, filho de Branca e de Luís VIII de França, em março de 1227. Porém, eles não vieram a se casar, pois o noivo morreu aos 13 anos, em 1232.

Mais uma vez, em 1231, ela ficou noiva, desta vez de Teobaldo I de Navarra, mas não se casaram.

Finalmente, em janeiro de 1236, ela casou-se com Hugo XI de Lusinhão, filho de Hugo X de Lusinhão e de Isabel de Angolema, que foi rainha viúva da Inglaterra pelo seu primeiro casamento com o rei João.

Tumba de Iolanda e de sua mãe, Alice, na Abadia de Villeneuve.

Após a morte do seu marido em 6 de abril de 1250, durante a Batalha de Fariscur, parte da Sétima Cruzada, a condessa agiu como regente do filho, Hugo XII, de 1250 a 1256, governando o Condado da Marcha e de Angolema.

Iolanda veio a felecer em 10 de outubro de 1272, no Castelo de Bouteville, e foi sepultada na Abadia de Nossa Senhora, em Villeneuve-lez-Nantes,[3] local de enterro de outros membros da família dos duques da Bretanha.

Descendência[editar | editar código-fonte]

  • Hugo XIII de Lusinhão (c. 1235/1240 – após 25 de agosto de 1270), sucessor do pai. Foi casado com Joana de Fougerès, com quem teve seis filhos;
  • Guido (m. antes de 4 de junho de 1309), senhor de Cognac, d'Archiac, Couhé , Fère-en-Tardenois, Peyrat e de Frontenay. Não se casou e nem deixou descendência;
  • Godofredo (m. 1264);
  • Alice (m. 1290), foi a primeira esposa de Gilbeto Clare, 7.° Conde de Gloucester, com quem teve dois filhos;
  • Isabel (m. após 1314), foi casada duas vezes: a primeira com Godofredo VI de Rancon, senhor de Taillebourg, e depois com Maurício III de Montaigu, senhor de Belleville. Sem descendência;
  • Maria (1242 – após 11 de julho de 1266), foi a primeira esposa de Roberto de Ferrers, 6.° conde de Derby, mas não teve filhos;
  • Iolanda (1237/50 – 10 de novembro de 1305), esposa de Pedro, senhor de Préaux, mas não teve filhos.
O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Iolanda da Bretanha

Referências