João Crisóstomo de Amorim Pessoa
| Arcebispo | |
João Crisóstomo de Amorim Pessoa da Igreja Católica |
|
| Arcebispo de Braga | |
| título Primaz das Espanhas |
|
| Nascido em | |
| Data de nascimento | |
| Local de nascimento | |
| Ordenado sacerdote |
19 de setembro de 1838 |
| Consagrado bispo em |
26 de agosto de 1860 |
| Elevado arcebispo em |
22 de março de 1861 |
| Nomeado patriarca em |
|
| Funções exercidas |
|
| Falecimento | |
| Data de morte | |
| Local de morte | |
| Arcebispos católicos · Todas as arquidioceses dados em catholic-hierarchy.org |
|
| Projeto Catolicismo · uso desta caixa | |
Dom João Crisóstomo de Amorim Pessoa (14 de Outubro de 1810 — 22 de Dezembro de 1888) foi professor e arcebispo de Goa e Braga.
[editar] Biografia
João Crisóstomo de Amorim Pessoa, nasceu em 14 de Outubro de 1810 em Cantanhede, distrito de Coimbra, onde professou em 1827.
Doutorou-se em Teologia na Universidade de Coimbra, em 1850. Foi professor de Ciências Eclesiásticas no seminário de Coimbra e professor substituto da Faculdade de Teologia (1855).
Em 1860 foi apresentado bispo de Santiago de Cabo Verde, sendo ordenado em 26 de Agosto, pelo cardeal Manuel Bento Rodrigues da Silva. No ano seguinte, foi elevado a arcebispo de Goa, e confirmado em 1861. Fez a sua entrada nesta cidade em Janeiro de 1863. No Seminário de Rachol fundou uma rica biblioteca.
O governo concedeu-lhe, em 1868, autorização para regressar à metrópole.
Em 1877 fez a sua entrada solene em Braga, como Arcebispo da diocese. Desgostoso com a circunscrição diocesana de 1882, pela qual se reduzia a extensão da diocese de Braga em proveito da do Porto, resignou em Junho daquele ano, retirando-se para a sua quinta de São João Baptista de Cabanas, freguesia de Dume, Braga, onde morreu em 1888.
[editar] Ligações externas
- Catholic Hierarchy (em inglês)
- GCatholic (em inglês)
- D. João Crisóstomo de Amorim Pessoa (em português) Biblioteca Municipal de Cantanhede.
| Precedido por Patrício Xavier de Moura |
Bispo de Santiago de Cabo Verde 1860 — 1861 |
Sucedido por José Luis Alves Feijó, O.SS.T. |
| Precedido por José Maria da Silva Torres |
Arcebispo de Goa 1862 — 1874 |
Sucedido por Aires de Ornelas e Vasconcelos |
| Precedido por José Joaquim de Azevedo e Moura |
Arcebispo de Braga 1876 — 1883 |
Sucedido por António José de Freitas Honorato |