Lima Rebelo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de José Pires de Lima Rebelo)
Lima Rebelo
Nascimento 24 de setembro de 1887
Morte 15 de janeiro de 1940
Cidadania Brasil
Dr. José Pires de Lima Rebelo em foto do Livro de Formatura da 1a Turma de Concludentes do Ginásio e da Escola Normal de Parnaíba, de 1932, da qual foi o paraninfo.

José Pires de Lima Rebelo (Barras do Marataoan, Piauí, 24 de setembro de 1887 - Parnaíba, Piauí, 15 de janeiro de 1940) foi um advogado e professor em Parnaíba,[1] idealizador do Ginásio Parnaibano.

Primeiros estudos[editar | editar código-fonte]

Em oportunidade oferecida por seu tio Joaquim de Lima Pires Rebelo, no ano de 1899, Lima Rebelo[2] seguiu para a cidade do Rio de Janeiro, onde estudou no Colégio Pedro II, época em que também aprendeu a língua francesa. Ao final do curso, por indicação do tio General de Exército Firmino Pires Ferreira,[3] foi estudar na Escola Militar da Praia Vermelha. Como aluno desta escola, aderiu à revolta da vacina, sendo preso e deportado para o Rio Grande do Sul.

Professor e advogado[editar | editar código-fonte]

Ao retornar ao Rio de Janeiro, ingressou no curso de Ciências Jurídicas da Faculdade Nacional de Direito, concluindo-o em 1909, como aluno exemplar. Ao retornar a Parnaíba, além de professor, consagrou-se como um dos mais brilhantes advogados da história parnaibana, tendo atuado na área do Direito nos estados do Piauí, Ceará e Maranhão. Dominava os idiomas inglês, francês, alemão e latim, atuando também como tradutor. Escreveu em diversos periódicos e publicou algumas obras, entre as quais o "Relatório da Borracha", "A Carnahubeira e sua Cera",[4] "O Comércio do Rio Parnaíba", "Pró-Piauí" e "Porto de Amarração", além de um famoso discurso, "As vantagens da ingratidão", lido em sessão da Academia Piauiense de Letras. É o patrono da cadeira no. 1 da Academia Parnaibana de Letras.

Ginásio Parnaibano[editar | editar código-fonte]

Foi idealizador do Ginásio Parnaibano que, graças ao empenho e dedicação do então prefeito José Narcísio da Rocha Filho, foi fundado em 1927, sendo ambos seus fundadores. Foi também professor de Filosofia e paraninfo da primeira turma de concludentes do Ginásio Parnaibano, em 1932, para a qual fez um discurso inesquecível, registrado no Livro de Formatura. Em 1961, o Ginásio foi encampado pelo Governo Estadual, através da lei no. 1892, de 21 de novembro de 1959, e, na gestão do Governador Petrônio Portela, passou a denominar-se Colégio Estadual Lima Rebelo,[5][6] ganhando prédio próprio e um busto, em sua homenagem.

Referências