Kirby's Avalanche

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Kirby's Avalanche, conhecido na Europa como Kirby's Ghost Trap, é um jogo de puzzle co-desenvolvido por HAL Laboratory e Compile. Foi lançado pela Nintendo em 1 de fevereiro de 1995 na Europa e em 25 de abril de 1995 na América do Norte para Super Nintendo Entertainment System. Esse é o lançamento ocidental de Super Puyo Puyo e o quarto jogo de Kirby lançado para SNES.

Jogabilidade[editar | editar código-fonte]

No jogo, assim como em todos os jogos da série Puyo Puyo, duplas de bolhas coloridas caem da parte superior da tela. Você precisa rotacionar e mover as duplas de bolhas antes que elas toquem na parte inferior da tela ou em alguma pilha de bolhas. As bolhas de cores iguais podem se tocar por cima, por baixo, pela esquerda e pela direita. Desde que quatro ou mais bolhas da mesma cor se toquem, elas desaparecerão, e as bolhas que estiverem sobre elas cairão para preencherem o espaço deixado. Se o jogador conseguir formar um combo, ou seja, explodir vários grupos de bolhas, pedras cairão na tela do outro jogador, destruindo-lhe e atrapalhando. O número de pedras que caem depende tanto do número de bolhas estouradas quanto do número de combos. As pedras só desaparecerão se o jogador conseguir explodir um grupo de bolhas que estiverem em contato direto com as pedras.

Enredo[editar | editar código-fonte]

NOTA: O enredo do jogo em Super Puyo Puyo permanece inalterado na versão para Arcade. O enredo contado abaixo é o enredo da versão ocidental do jogo.

King Dedede desafia Kirby e outros membros de Dream Land para uma competição em Dream Fountain. Kirby, aceitando o desafio, decide batalhar do seu jeito através da floresta e de Dream Fountain para vencer a competição de King Dedede.

Diferenças entre as versões[editar | editar código-fonte]

Enquanto o essencial da jogabilidade permanece o mesmo, a versão ocidental e a versão japonesa têm gráficos muito diferentes. Como o enredo em Super Puyo Puyo é mais focado nas aventuras de Arle e Carbuncle como em Madou Monogatari e na versão de Puyo Puyo para Mega Drive, a versão ocidental os substituiu por personagens da série Kirby para um maior reconhecimento com o público ocidental. Por ser um jogo lançado no fim do ciclo de vida do SNES, o jogo tem cores brilhantes e gráficos avançados para o seu tempo. O som consiste em faixas remixadas de Kirby's Adventure e Kirby's Dream Course, com apenas uma faixa original da série Puyo Puyo. Assim que o jogo se inicializa, "Kirby's Avalanche!" pode ser ouvido. As duas versões possuem cenas entre cada rodada, com a diferença que Kirby é mostrado intimidando os seus oponentes na versão ocidental. Isso difere muito de outros jogos da série Kirby, em que Kirby raramente fala e é geralmente muito mais amigável, assim como Arle e Carbuncle eram na versão japonesa.

Relançamento[editar | editar código-fonte]

Na Europa e Austrália, o jogo foi relançado no Virtual Console do Wii em 27 de julho de 2007, e, na América do Norte, em 24 de setembro de 2007. O jogo custa 800 Wii Points. O jogo está idêntico ao seu lançamento original, com a exceção de uma pequena mudança: originalmente, o código que é dado após completar o Competition Mode tinha de ser ativado pelo controle 2 e agora pode ser ativado tanto pelo controle 1 quanto pelo controle 2.

Referências[editar | editar código-fonte]

Kirby's Avalanche

Ícone de esboço Este artigo sobre jogos eletrônicos é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.