Luísa Diana de Orleães

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Luísa Diana de Orleães
Princesa de Conti
Luísa Diana de Orleães
Nascimento 27 de junho de 1716
  Palácio Real, Paris, França
Morte 26 de setembro de 1736 (20 anos)
  Castelo de Issy, França
Sepultado em Saint-André-des-Arcs, Paris
Marido Luís Francisco I, Príncipe de Conti
Descendência Luís Francisco José, Príncipe de Conti
Casa Orleães (por nascimento)
Bourbon (por casamento)
Pai Filipe II, Duque de Orleães
Mãe Francisca Maria de Bourbon
Brasão

Luísa Diana de Orleães (Paris, 27 de junho de 1716Issy-les-Moulineaux, 26 de setembro de 1736) foi a sexta e última filha de Filipe II, Duque de Orleães, Regente da França, e de sua esposa, Francisca Maria de Bourbon, uma filha legitimada do rei Luís XIV de França e de sua amante, Madame de Montespan. Ela nasceu durante a Regência de Filipe de Orleães, o Regente de Luís XV de França. Princesa de Conti por casamento, ela morreu no parto com a idade de vinte anos. Algumas fontes se referem a ela como "Louis Diane".

Biografia[editar | editar código-fonte]

Luísa Diana de Orleães nasceu no Palácio Real, a residência parisiense da Casa de Orleães, em 27 de junho de 1716 como a filha mais nova do duque e duquesa de Orleães. Sobre o assunto do nascimento de sua neta, Isabel Carlota do Palatinado (conhecida na corte simplesmente como Madame) disse:

"No momento em que concluí minha carta à princesa de Gales, eles me anunciaram que a madame de Orleães estava em trabalho de parto. Eram apenas onze horas quando minha carruagem estava pronta [no Château de Saint-Cloud ], e quinze para a uma entrei na ante-câmara e disseram em voz baixa: "Sua Alteza Real foi trazida com segurança para dormir há uma hora". Mas isso foi dito em um tom tão triste que não duvidei que madame de Orleães trouxesse ao mundo uma sétima filha, e que infelizmente foi isso que aconteceu."

Até o casamento, ela era conhecida como Mademoiselle de Chartres. O estilo de mademoiselle de Chartres tinha sido usado por sua irmã mais velha, Luísa Adelaide (1698-1743), que, na época do nascimento de Luísa Diana, ela era freira em Chelles. Também foi usada por sua tia Isabel Carlota de Orleães (1676-1744). Ela cresceu com a irmã mais nova, Luísa Isabel de Orleães, com uma educação no convento. Sua irmã mais tarde se tornaria a rainha da Espanha como esposa de Luís I da Espanha.

Gravura do casamento de Luís Francisco I e Luísa Diana em Versalhes, 1732.

Luísa Diana cresceu em uma época em que seu pai, conhecido como Filipe de Orleães ou simplesmente "o Regente", era o governante de fato da França, sendo ele encarregado dos assuntos de estado desde a morte do avô materno de Luísa Diana, Luís XIV. O Palácio Real era onde o regente mantinha sua corte e vivia abertamente com sua amante Marie Thérèse de Parabère. Sua mãe mais tarde adquiriu o Château de Bagnolet, onde moraria em silêncio, sem escândalos.

Como membro da atual Casa de Bourbon, ela era uma princesa de sangue. Como sua mãe, na época duquesa de Orleães, era ilegítima de nascimento, Luísa Diana, como seus irmãos, não era uma filha de frança.

Em sua juventude, foi dito que ela era uma criança muito sensível e que se tornaria uma das filhas mais bonitas do regente. Como ela era outra garota (1 em 7 no total), seu nascimento não foi realmente recebido com a alegria que conheceu seu irmão, Luís, Duque de Orleães. Com a morte de seu pai em 1723, em Versalhes, aos quarenta e nove anos, seu único irmão herdou o título de duque de Orleães e, em 1724, casou-se com Augusta de Baden-Baden (1704-1726).

Em dezembro de 1731, foi decidido que ela deveria se casar com seu primo distante Luís Francisco I, Príncipe de Conti. Seu casamento foi arranjado por sua mãe Francisca Maria de Bourbon, duquesa viúva de Orleães e sua prima em primeiro grau (e subsequente sogra) Luísa Isabel de Bourbon, viúva princesa de Conti.

Depois de ser batizada em 19 de janeiro de 1732 pelo cardeal Rohan (então o Grande Almoner da França), casou-se com o príncipe de Conti três dias depois, em 22 de janeiro. A cerimônia de casamento ocorreu no Palácio de Versalhes. Luísa Diana tinha então quinze anos. No casamento, sua prima, Isabel Alexandrina de Bourbon, teve a honra de manter o trem.

Após o casamento, tornou-se conhecida na corte como Sua Alteza Serena, a Princesa de Conti. Seu marido obteve o título de Conti em 1727 com a morte de seu pai, Luís Armando II, Príncipe de Conti. Em 1734, Luísa Diana deu à luz um filho, Luís Francisco José, Príncipe de Conti e, em 1736, um segundo filho que morreu ao nascer.

Luísa Diana morreu no parto em 26 de setembro de 1736 em Issy, nos arredores de Paris. Ela foi enterrada na igreja de Saint-André-des-Arcs. Na sua morte, devido ao envolvimento da rainha Maria Leszczyńska, a rainha enviou a prima de Luísa Diana, Maria Ana de Bourbon (Mademoiselle de Clermont) para representá-la em Issy.

Seu único filho sobrevivente, Luís Francisco José, foi o último príncipe de Conti.

Descendência[editar | editar código-fonte]

Títulos e estilos[editar | editar código-fonte]

  • 27 de junho de 1716 – 21 de janeiro de 1732: Sua Alteza Sereníssima, Mademoiselle de Chartres
  • 21 de janeiro de 1732 – 26 de setembro de 1736: Sua Alteza Sereníssima, a Princesa de Conti (Madame la princesse de Conti)


Ancestrais[editar | editar código-fonte]

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • Édouard de Barthélemy: Les filles du régent. La duchesse de Berry, l’abbesse de Chelles, la Princesse de Modène, la Reine d’Espagne, la Princesse de Conti, Mademoiselle de Beaujolais. Firmin-Didot, Paris 1874, S. 377–383 (Digitalisat)
  • Guy Raoul Jean Eugène Charles Emmanuel de Savoie-Carignan: Six great princesses. Holden & Hardingham, London 1913, S. 310–318 (Digitalisat)
  • Hugh Noel Williams: Unruly Daughters. A Romance of the House of Orléans. G. P. Putnam's sons, New York 1913, S. 360–362 (Digitalisat).
O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Luísa Diana de Orleães